Qual é o teste de tolerância à lactose?

O teste de tolerância à lactose éusado para saber como a lactose é degradada no intestino do açúcar do leite (lactose). A lactose é um dissacarídeo, ou seja, uma molécula que consiste na união de duas moléculas simples, chamados monossacarídeos, no caso da lactose, são a e galactose. O intestino  pode não absorver a lactose antes se ele não se dissocia em seus dois monossacarídeos.

Como é o teste de tolerância à lactose?

O paciente não deve comer ou beber qualquer coisa de 8 a 12 horas antes do teste. Então, tira-se uma de sangue através de uma punção no dedo para medir a concentração de açúcar (glicose).

Em seguida, o paciente bebe uma solução aquosa de lactose (geralmente 25 gramas), com um pouco de suco de limão. Se a lactose é degradada adequadamente no intestino do paciente, a concentração de glicose no sangue aumenta depois de uma hora, no máximo, após a ingestão da solução. Para testar se essa resposta é produzido, extraído de amostras mais sangue em intervalos regulares.

Se a concentração de glicose no sangue sobe, a lactose não é dividida em seus dois componentes básicos: glicose e galactose. Isto pode ser devido à falta de uma enzima (lactase), que é responsável pela quebra da molécula de lactose. Esta condição é chamada .

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Dr. Pedro Da Rocha Olsen
Especialista em clínica médica, Geriatra
Caxias Do Sul
Olá. Esse resultado é sugestivo de intolerância à lactose; sugiro conversar presencialmente com médico para avaliação e orientações.

Dr. Lucas Defanti
Gastroenterologista, Hepatologista, Especialista em clínica médica
Rio Das Ostras
Tudo aponta para que sim.

Dra. Érika Matos Ramos Assis
Endocrinologista, Médico clínico geral
Fortaleza
Olá, tudo bem? Pelo resultado obtido neste exame, não indica intolerância à lactose. Retorne ao seu médico para devido acompanhamento.

Dra. Nathalia Correia Krause Santos
Geneticista, Pediatra
Rio de Janeiro
Esse Genótipo é associado a intolerância. Vale ressaltar que vale associação com a clinica.

Dr. Paulo Lopes
Gastroenterologista
São Paulo
Mesmo tendo inúmeras atividades de Pós-Graduaçao no Exterior, respondo pelo senhor e pelos 4,1 milhoes de leitores que tenho aqui.
Claro que é apenas o seu médico que lhe pode dar uma resposta…

Dr. Leonardo Renna de Azevedo
Gastroenterologista, Hepatologista
Volta Redonda
O diagnóstico é a união do teste alterado juntamente com a clínica.
Esse resultado é considerado positivo para intolerancia à lactose.

Atenciosamente
Dr Leonardo Renna

Na verdade ele não PRECISA de leite nenhum, se ele já tem mais de 1 ano e não aceita a fórmula, use os outros alimentos. Vc também pode fazer com frutas, com essência de baunilha, com legumes,…

Dr. Cláudio Monteiro
Cardiologista, Médico clínico geral
Florianópolis
Olá! Seu Teste de Tolerância à Lactose é normal. Você não tem intolerância à Lactose. Atenciosamente, Dr. Cláudio Monteiro

Dra. Daniela Fiorin Cubas
Endocrinologista, Médico clínico geral
Curitiba
Lembrando que minha resposta não substitui a consulta médica. A Lactose é um açucar. A sua glicemia já estava alterada no jejum, acima de 126 já consideramos diabetes. Na curva somente comprovou…

Dr. Lucas Defanti
Gastroenterologista, Hepatologista, Especialista em clínica médica
Rio Das Ostras
Como há diversas perguntas a serem realizadas, características pessoais a serem checadas, exames para se averiguar, o primordial é que você possa ser atendida por um gastro/hepato de sua confiança.