Provas de função pulmonar - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Especialistas - provas de função pulmonar

Roberto Lacerda

Roberto Lacerda

Alergista, Pediatra

João Pessoa

Agendar uma visita
Daniela Tannus

Daniela Tannus

Pneumologista

Goiânia

Agendar uma visita
Aurelio Rochael Almeida

Aurelio Rochael Almeida

Médico do sono, Pneumologista

Campinas

Agendar uma visita
João Pereira da Silva Filho

João Pereira da Silva Filho

Pneumologista, Médico clínico geral, Especialista em clínica médica

São Paulo

Agendar uma visita
Anne Rafaella Carneiro Roza

Anne Rafaella Carneiro Roza

Oncologista, Pediatra

Recife

Perguntas sobre Provas de função pulmonar

Nossos especialistas responderam a 4 perguntas sobre Provas de função pulmonar

O exame inicial de triagem e o ecocardiograma, realizado pelo cardiologista. A partir desse resultado prossegue a investigação.

É o principal método de avaliação da função pulmonar.
De fácil execução por técnicos treinados, sem maiores riscos para a sua realização. O único requisito necessário para a sua realização…

Se o paciente estiver em Curitiba, o Dr. Marcelo B. Leitão, Medicina de Esportes, faz o procedimento!

Especialistas falam sobre Provas de função pulmonar

A prova de Função respiratória ou espirometria é um exame que tem como objetivo medir a quantidade e a velocidade com que o ar entra e sai de seus pulmões. Esses dados possibilitam a identificação de obstrução à passagem do ar ou de alguma doença restringindo os seus pulmões. Dessa forma, pode ser utilizado para o diagnóstico de doenças pulmonares, para avaliação de resposta ao tratamento instituído pelo seu médico e também para acompanhar a evolução de sua doença pulmonar ao longo do tempo.

A prova de função pulmonar ou espirometria, é um exame que mede a capacidade respiratória do paciente. Ela pode ser solicitada para a avaliação de pacientes com doenças pulmonares como asma e enfisema, como exames de pré-operatório de cirurgias do tórax, cardíacas ou abdominais, para a avaliação da capacidade respiratória em atletas, e para acompanhamento de tratamento em doenças pulmonares. Se trata de um exame simples, indolor, e não invasivo onde o paciente fará manobras repetidas e forçadas de inspiração e expiração, com ou sem o uso de medicação broncodilatadora.

Roberta Fittipaldi

Pneumologista

São Paulo


Teste de Função Pulmonar ou Espirometria sem e com Broncodilatador avalia Doenças Pulmonares Obstrutivas e Restritivas. Utilizamos esta prova com incentivo (soprar velas) para melhor avaliação do teste na faixa etária pediátrica e para pacientes com dificuldade de realização do teste. Para avaliação adequada é necessário que se faça as duas provas sem e com broncodilatador.

Marta De Fatima Rodrigues Da Cunha Guidacci

Alergista, Pediatra

Brasília


Prova de função pulmonar ou espirometria é um exame do pulmão que mede a velocidade e a quantidade de ar que um indivíduo é capaz de colocar para dentro e para fora dos pulmões.O exame é realizado respirando-se pela boca através de um tubo conectado a um aparelho chamado espirômetro, que é capaz de registrar o volume e a velocidade do ar respirado.

Rodrigo De Castro Sousa

Médico clínico geral, Pneumologista

Brasília

Quais profissionais realizam Provas de função pulmonar?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.