Provas de função pulmonar - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Especialistas - provas de função pulmonar

Jorge Eduardo Pio

Jorge Eduardo Pio

Pneumologista

Rio de Janeiro

Agendar uma visita
Roberta Fittipaldi

Roberta Fittipaldi

Pneumologista

São Paulo

Agendar uma visita
Mônica Lapa

Mônica Lapa

Pneumologista

São Caetano do Sul

Agendar uma visita
Juliana Lucena

Juliana Lucena

Pneumologista

São Paulo

Agendar uma visita

Perguntas sobre Provas de função pulmonar

Nossos especialistas responderam a 4 perguntas sobre Provas de função pulmonar

O exame inicial de triagem e o ecocardiograma, realizado pelo cardiologista. A partir desse resultado prossegue a investigação.
2 respostas

É o principal método de avaliação da função pulmonar.
De fácil execução por técnicos treinados, sem maiores riscos para a sua realização. O único requisito necessário para a sua realização…
2 respostas

Se o paciente estiver em Curitiba, o Dr. Marcelo B. Leitão, Medicina de Esportes, faz o procedimento!
2 respostas

Especialistas falam sobre Provas de função pulmonar

Exame complementar de extrema importância no diagnóstico das doenças pulmonares. Realizado pelo médico pneumologista, através de manobras respiratórias orientadas, obtemos medidas para avaliar a capacidade respiratória do paciente e suas anormalidades. Serve tanto para diagnósticos quanto para acompanhamento de tratamento médico pneumológico.

George Amado

Pneumologista

Aracaju

Agendar uma visita

A prova de Função respiratória ou espirometria é um exame que tem como objetivo medir a quantidade e a velocidade com que o ar entra e sai de seus pulmões. Esses dados possibilitam a identificação de obstrução à passagem do ar ou de alguma doença restringindo os seus pulmões. Dessa forma, pode ser utilizado para o diagnóstico de doenças pulmonares, para avaliação de resposta ao tratamento instituído pelo seu médico e também para acompanhar a evolução de sua doença pulmonar ao longo do tempo.

A prova de função pulmonar ou espirometria, é um exame que mede a capacidade respiratória do paciente. Ela pode ser solicitada para a avaliação de pacientes com doenças pulmonares como asma e enfisema, como exames de pré-operatório de cirurgias do tórax, cardíacas ou abdominais, para a avaliação da capacidade respiratória em atletas, e para acompanhamento de tratamento em doenças pulmonares. Se trata de um exame simples, indolor, e não invasivo onde o paciente fará manobras repetidas e forçadas de inspiração e expiração, com ou sem o uso de medicação broncodilatadora.

Teste de Função Pulmonar ou Espirometria sem e com Broncodilatador avalia Doenças Pulmonares Obstrutivas e Restritivas. Utilizamos esta prova com incentivo (soprar velas) para melhor avaliação do teste na faixa etária pediátrica e para pacientes com dificuldade de realização do teste. Para avaliação adequada é necessário que se faça as duas provas sem e com broncodilatador.

Marta De Fatima Rodrigues Da Cunha Guidacci

Alergista, Pediatra

Brasília


Prova de função pulmonar ou espirometria é um exame do pulmão que mede a velocidade e a quantidade de ar que um indivíduo é capaz de colocar para dentro e para fora dos pulmões.O exame é realizado respirando-se pela boca através de um tubo conectado a um aparelho chamado espirômetro, que é capaz de registrar o volume e a velocidade do ar respirado.

Rodrigo De Castro Sousa

Médico clínico geral, Pneumologista

Brasília

Agendar uma visita

Quais profissionais realizam Provas de função pulmonar?

Pesquisas relacionadas


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.