Psicoeducação - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Especialistas - psicoeducação

Marcela Pohlmann

Marcela Pohlmann

Psiquiatra

Porto Alegre

Agendar uma visita
Stephanie Von Wurmb Helrighel

Stephanie Von Wurmb Helrighel

Psicólogo, Psicanalista

Porto Alegre

Agendar uma visita
Beatriz Sevilhano Casado

Beatriz Sevilhano Casado

Psicólogo

São Caetano do Sul

Agendar uma visita
Isa Sato

Isa Sato

Psiquiatra

São Paulo

Agendar uma visita

Especialistas falam sobre Psicoeducação

A Psicoeducação nada mais é do que ensinar ao paciente o que é o transtorno ou situação que ele está passando, para que assim ele possa se familiarizar melhor e ajudar o terapeuta a eliminar alguns sintomas, automaticamente obter sucesso no que busca. Isso é feito em todos os casos psicológicos, sejam com adultos ou crianças de maneira adaptada.

Karime Pinto Rocha Marconcini

Psicólogo

Vitória


Compreender os próprios sentimentos, emoçoes, reações físicas e comportamentais, não é uma tarefa fácil, muito menos quando instalado um processo de adoecimento psiquiátrico. Saber como lidar com as nuaces das ateraçoes físicas e comportamentais e a tarefa que cabe ao psiquiatra, profissional habilitado pra diagnosticar e oferecer o tratamento medicamentoso eficiente para o sofrimento em curso. Na grande maioria dos casos, a ajuda dos profissionais da psicologia é fundamental nessa melhor clinica. Entender que o adoecimento psiquiátrico e algo que pode vir a acontecer a qualquer um e enteder o curso de seu tratamento, são peças fundamentais para que a qualidade de vida possa ser retomada.

Raphael Luna

Psiquiatra

Belém


Objetivo: criar condições para que você aprenda a descrever de forma adequada aquilo que está vivendo. A psicoeducação pode ser feita de diversas formas. Algumas estratégias psicoeducativas são: a) explicação didática sobre o que você está vivendo; b) apresentação de textos didáticos sobre aquilo que está vivendo; c) indicação de filmes ou documentários relacionados à sua problemática; e d) Atividades de registro de situações específicas de seu dia a dia.

A psicoeducação é um instrumento utilizado pelo psicólogo cognitivo-comportamental para tornar o paciente capaz de avaliar seus pensamentos, sentimentos e comportamentos, o mais próximo possível do real, teste de realidade. Promovendo uma mudança cognitiva, modificando o pensamento e o sistema de crenças; sobre si mesmo, seu mundo e as outras pessoas.

Quais profissionais realizam Psicoeducação?

Pesquisas relacionadas


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.