Dra. Flávia Doná

Fisioterapeuta mais

São Paulo 2 endereços

Aceita apenas pacientes particulares

Número de registro: 37647-F

2 opiniões

Experiência

Especialista em Fisioterapia Neurofuncional , tem experiência clínica na área de Fisioterapia em Otoneurologia e Neurologia. Tem formação nos métodos Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva (PNF) e no Conceito Bobath pelo IBITA.
Atua, nos seguintes temas: Fisioterapia Vestibular (Reabilitação Vestibular), Biomecânica da Marcha, Distúrbios do Movimento, Doença de Parkisnon, Envelhecimento e Reabilitação dos Distúrbios do Equilíbrio Corporal. Realiza os seguintes exames em seu consultório: Avaliação Funcional do Equilíbrio Corporal e do Andar.
Membro da Vestibular Disorders Association (VEDA) e Associação Brasileira de Fisioterapia Neurofuncional (ABRAFIN).
Coordenadora do Grupo de Estudo e Pesquisa em Transtornos do Movimento & Envelhecimento (GEPMOVE).
mais Sobre mim

Experiência em:

  • Reabilitação vestibular
  • Prevenção de quedas
  • Fisioterapia neurofuncional

Planos de saúde não aceitos

Este especialista só aceita pacientes particulares. Você pode pagar particular para marcar, ou encontrar outro especialista que aceite o seu plano de saúde.

Consultórios (2)

Ampliar o mapa abre num novo separador
Neuromovimento Centro de Fisioterapia

Avenida Rouxinol, 84, CJ 74. Moema., Indianópolis, São Paulo 04516-000

Disponibilidade

Este especialista não oferece agendamento online neste endereço

Ampliar o mapa abre num novo separador
Flavia Dona

Avenida Copacabana 325, Barueri 06472-001

Disponibilidade

Este especialista não oferece agendamento online neste endereço

Serviços e preços

  • Consulta Fisioterapia


Artigos

Reabilitação vestibular

A reabilitação vestibular, também denominada de fisioterapia vestibular, é constituída por exercícios específicos de olhos, cabeça e/ou corpo e/ou manobras terapêuticas. O sucesso da reabilitação vestibular tem sido observado em muitos pacientes, os quais referem redução ou remissão dos sintomas e melhora da qualidade de vida e da capacidade funcional. A reabilitação vestibular deve ser personalizada, e composta por exercícios que promovam estímulos sensório-motores para que haja a recuperação funcional por meio da neuroplasticidade no sistema nervoso central.


Doença de Parkinson

A fisioterapia tem o objetivo geral de melhorar e manter a funcionalidade e independência dos pacientes por maior tempo possível, assim como diminuir os riscos de complicações secundárias. As principais metas para o tratamento fisioterapêutico no paciente com doença de Parkinson incluem a melhora das transferências, da postura, do alcance e preensão, do equilíbrio corporal, da marcha e da capacidade física, e redução do risco de quedas. Sendo assim, o programa de fisioterapia deve incluir exercícios de transferência postural, marcha, equilíbrio corporal, mobilidade articular, força muscular, em diferentes contextos ambientais com utilização de pistas sensoriais e estratégias cognitivas.

Veja todos os artigos

2 opiniões

Todas as opiniões são importantes, por isso os especialistas não podem pagar para alterar ou excluir uma opinião. Saiba mais. Saber mais sobre pareceres
  • N

    A Dra. Flávia Dona é uma excelente profissional, muito atenciosa e competente.

     • Neuromovimento Centro de Fisioterapia Outro  • 

  • D

    A Dra. Flávia além de ser muito competente é uma excelente pessoa ( e professora). Tem todo meu respeito e indico a quem precisar de tratamento em quaisquer das áreas citadas por ela! Excelente!

     • Neuromovimento Centro de Fisioterapia Outro  • 

Ocorreu um erro, tente outra vez

Dúvidas respondidas

2 dúvidas de pacientes respondidas na Doctoralia

Pergunta sobre Doença de Parkinson

Minha sogra tem 94 anos e foi diagnosticada com Parkinson a 18 meses. toma regularmente a medicação e fez os exames necessários. Porque continua com a cabeça com tonturas? É reflexo da medicação, prolopa?

Após investigar e identificar a causa da tontura, a fisioterapia neurofuncional poderá contribuir para a redução dos sintomas e melhora do equilíbrio corporal.

Dra. Flávia Doná

Pergunta sobre Labirintite

Desde abril/2016 sinto tonturas não rotatórias associadas algumas vezes com dores de cabeça, déficit de atenção e pressão na cabeça. Procurei desde então clínicos e otorrino e nenhuma medicação tem efeito. Supõe-se que seja labirintite após teste vestibular. Devo buscar um neurologista?

Recomendo buscar uma avaliação com médicos neurologista e otorrinolaringologista especialista em Otoneurologia.
Dependendo do diagnóstico médico, a fisioterapia vestibular é um recurso recomendado para avaliação do equilíbrio corporal e reabilitação por meio de exercícios físicos-funcionais.
Abraço.

Dra. Flávia Doná

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.

Perguntas frequentes