Reconstrução ligamentar intra-articular do joelho (ligamentoplastia) - Informações, especialistas e perguntas frequentes

O que é?

A ligamentoplastia ou reconstrução ligamentar intra-articular do joelho é um procedimento cirúrgico que visa reconstituir os ligamentos da região. Há diferentes técnicas para a realização da ligamentoplastia. As principais são: - Reconstrução do ligamento cruzado anterior com o tendão rotuliano: usa-se o terço médio do tendão rotuliano. Apresenta bons resultados na melhoria da estabilidade, todavia, pode provocar dores na região da rótula e agravar patologias já existentes. . Reconstrução do ligamento cruzado anterior com os tendões isquio-tibiais: dois músculos da parte interna do joelho são utilizados para estabilizar o ligamento. É a opção mais popular. Há a possibilidade ainda da utilização de ligamentos artificiais, embora os resultados destes ainda não tenham apresentado resultados satisfatórios, ou mesmo enxertos de cadáveres. Eles podem ser fixados com a utilização de parafusos e pinos, por exemplo. O joelho possui dois ligamentos (cruzado anterior e cruzado posterior) responsáveis para lhe garantir estabilidade. Não é recomendada a cirurgia imediatamente após a lesão. Espera-se inicialmente a redução do processo inflamatória para, depois, realizar-se o procedimento. Geralmente o período de três semanas é suficiente. O processo de reabilitação após a ligamentoplastia leva aproximadamente seis meses. Ele é gradual com a liberação do paciente para realizar exercícios físicos após um mês da cirurgia.

Qual é a causa?

As lesões nos ligamentos ocorrem, na grande maioria das vezes, durante a prática esportiva.

Quais os sintomas?

A ruptura do ligamento provoca um barulho ou estalo no joelho impedindo que ele seja estendido ou flexionado. Há dor intensa. Horas depois da contusão, o local fica inflamado.

Como fazer o diagnóstico?

O exame físico é suficiente para detectar a ruptura do ligamento. Exames de imagens podem ser solicitados para confirmar o diagnóstico. Uma radiografia simples é capaz de mostrar a presença de lesões ósseas, mas a ressonância magnética é o exame mais pedido por apresentar a possibilidade de diagnosticar ainda lesões no menisco.

Qual o tratamento?

A idade sempre foi considerada um fator essencial na escolha do melhor tratamento para a ruptura dos ligamentos. A cirurgia era indicada para pacientes com até 40 anos. Após essa idade, optava-se por um tratamento mais conservador. Porém, com o aumento do número de pessoas acima 40 anos, inclusive alguns pacientes da terceira idade, com grande capacidade atlética, a cirurgia tornou-se a principal opção de tratamento. O tratamento conservador é considerado apenas para pessoas que pretendam modificar suas atividades esportivas evitando praticar modalidades que causem dores constantes na região.

Especialistas em reconstrução ligamentar intra-articular do joelho (ligamentoplastia)

Encontre um especialista em Reconstrução ligamentar intra-articular do joelho (Ligamentoplastia) na sua cidade:
Oliver Ulson

Oliver Ulson

Ortopedista - traumatologista

São Paulo

Agendar uma visita
Alfredo Rowinski

Alfredo Rowinski

Ortopedista - traumatologista

São Paulo

Agendar uma visita
Antonio Adnor Da Silva Filho

Antonio Adnor Da Silva Filho

Ortopedista - traumatologista

Franca

Agendar uma visita
Bruno Bellaguarda

Bruno Bellaguarda

Ortopedista - traumatologista

Manaus

Agendar uma visita
Claudio Henrique Ribeiro

Claudio Henrique Ribeiro

Ortopedista - traumatologista

Rio de Janeiro

Agendar uma visita
Andrier Farias de Andrade

Andrier Farias de Andrade

Ortopedista - traumatologista

João Pessoa

Agendar uma visita

Perguntas sobre Reconstrução ligamentar intra-articular do joelho (ligamentoplastia)

Nossos especialistas responderam a 89 perguntas sobre Reconstrução ligamentar intra-articular do joelho (ligamentoplastia)

Dr. Iberê Datti
Dr. Iberê Datti
Ortopedista - traumatologista
São Paulo
o protocolo de reabilitação varia conforme técnica adotada, lesões associadas e preferência do cirurgião. A princípio consideraria 1 ano como um prazo razoável para retorno ao esporte.
1 respostas

Dr. Luiz Antonio Maradei Freixêdas
Dr. Luiz Antonio Maradei Freixêdas
Especialista em dor, Ortopedista - traumatologista
Pindamonhangaba
confiar em seu médico, é a principal indicação para um tratamento dar certo
1 respostas

Olá!
Com meus pacientes costumo orientar fisioterapia já no dia seguinte à cirurgia, mantendo o uso de muletas por no máximo 2 semanas.
Siga as orientaçoes do seu médico e confie…
1 respostas

Especialistas falam sobre Reconstrução ligamentar intra-articular do joelho (Ligamentoplastia)

As lesões ligamentares do joelho normalmente são causadas por entorse ou trauma. A avaliação do paciente através da anamnese, exame físico e exames complementares, serão importantes para identificar possíveis ligamentos acometidos e direcionar o tratamento adequado.

Dr. Rafael Gualberto

Ortopedista - traumatologista

Duque de Caxias

Agendar uma visita

A cirurgia para reconstrução do ligamento cruzado anterior é padronizada no mundo todo . Hoje, a cirurgia é realizada de maneira artroscópica, pois é menos invasiva e realizada por pequenos cortes. A vantagem desta técnica menos invasiva incluem menos dores, menor tempo no hospital e também de recuperação. Atletas envolvidos em esportes de agilidade voltam à prática do esporte rapidamente com o devido acompanhamento, pós-cirúrgico que incluem, inicialmente repouso, fisioterapia, e musculação para o fortalecimento dos músculos ao redor do joelho. Em 95% dos casos cirúrgicos retomam suas atividades esportivas em seis a 9 meses.

Conrado Cavalcanti Nogueira

Ortopedista - traumatologista

Rio de Janeiro

Agendar uma visita

A reconstrução ligamentar do joelho geralmente compreende a reconstrução do ligamento cruzado anterior (LCA), do ligamento cruzado posterior (LCP) ou de ambos. São lesões muito comuns na prática esportiva. a reconstrução ligamentar passou por recente mudança conceitual e hoje realizamos a denominada "reconstrução biológica", usando conceitos anatômicos e de preservação do ligamento nativo. Em alguns casos também é importante a reconstrução do ligamento anterolateral do joelho (LAL), técnica recentemente desenvolvida.

Gustavo Constantino De Campos

Ortopedista - traumatologista

Campinas

Agendar uma visita

A rotura do ligamento cruzado anterior frequentemente demanda um procedimento cirúrgico como tratamento.A cirurgia baseia-se na reconstrução deste ligamento. O procedimento consite na recontrução do ligamento cruzado, pois na quase totalidade das vezes este ligamento não pode ser suturado (costurado). A reconstrução deste ligamento é realizada utilizando-se um enxerto, que pode ser obtido da própria perna a ser operado, da outra perna ou de um doador de órgãos.

Ulbiramar Correia

Médico do esporte, Ortopedista - traumatologista

Goiânia

Agendar uma visita

O ligamento cruzado anterior ( LCA ) é o principal ligamento do joelho. Quando o LCA está rompido o joelho fica frouxo e o paciente experimenta a sensação de falseio toda vez que força o joelho. No nosso meio a maioria dos pacientes rompe o LCA jogando futebol. O tratamento da lesão do LCA, com algumas poucas exceções, é cirúrgico. O ligamento precisa ser reconstruído para que o joelho fique estável, evitando assim lesões nos meniscos e artrose. O ideal é operar logo o joelho. Estudos mostraram que os melhores resultados das cirurgias do LCA são naqueles pacientes operados algumas semanas depois da lesão. A cirurgia pode ser feita por artroscopia ( cirurgia por vídeo ).

Adriano Karpstein

Médico do esporte, Ortopedista - traumatologista

Curitiba


A reconstrução ligamentar do joelho é o procedimento cirúrgico de escolha para o tratamento da lesão dos ligamentos cruzados do joelho, quando o paciente apresenta queixa de instabilidade. A cirurgia é feita por vídeo (artroscopia do joelho) através de pequenas incisões na região do joelho, porém é necessário a utilização de enxerto para reconstrução ligamentar, pois o ligamento original não apresenta condições para ser aproveitado. Os enxertos de escolha, geralmente são os autoenxertos(do próprio paciente), os tendões flexores (grácil e semitendineo) ou tendão patelar, que são fixados através de parafusos de interferência ou pequenas placas (endobutton) e parafusos de interferência.

Eduardo Ramalho De Moraes

Médico do esporte, Ortopedista - traumatologista

São Paulo

Agendar uma visita

O Ligamento Cruzado Anterior fica dentro do joelho ligando a parte interna do fêmur a parte superior da tíbia (vide figura abaixo). Sua função principal é estabilizar a tíbia quando esta tende a ir para frente. Estima-se que ocorrem cerca de 200.000 rupturas do LCA nos Estados Unidos a cada ano! A maioria dos casos ocorre durante um esporte, no nosso meio, o mais comum é o futebol. Com a lesão, ocorre dor, inchaço e pode-se ouvir um estalo forte. O médico pode identificar a lesão através do exame físico. Quando confirmada, atualmente se indica a reconstrução por via artroscópica. Na cirurgia, um novo ligamento é posicionada no interior do joelho, através de uma técnica rápida e segura.

João Bourbon De Albuquerque Ii

Ortopedista - traumatologista

Aracaju


A reconstrução ligamentar é um procedimento que visa fazer um novo ligamento para o paciente, uma vez que o seu ligamento nativo se encontra roto e o reparo já não é mais um opção. Pacientes com lesão ligamentar negligenciada, podem evoluir com instabilidade e posterior artrose do joelho (degeneração da cartilagem articular). Ligamentos como: cruzados anterior, cruzado posterior, colateral medial, canto póstero-lateral e patelo-femoral medial, são os principais alvos da reconstrução.

Luis Edmundo Oliveira Rodrigues

Ortopedista - traumatologista

Nova Iguaçu


Uma vez rompido o LCA, um dos principais sinais apresentados pelo paciente é o falseio do joelho, que pode se tornar constante e limitar a realização de atividades físicas bem como levar à insegurança no seu dia a dia em decorrência da instabilidade articular. Uma ruptura completa do LCA (de suas 2 bandas) tem indicação cirúrgica, na grande maioria dos casos. Procure sempre um especialista credenciado e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Joelho para seu tratamento.

Saulo Morais Rodrigues De Castro

Ortopedista - traumatologista

Brasília

Agendar uma visita

Lesões dos ligamentos cruzados (LCA ou LCP) que gerem instabilidade do joelho no paciente ativo devem ser tratadas na maioria dos casos com reconstrução ligamentar devido incapacidade de cicatrização dessas estruturas (salvo raros casos). Geralmente realizado utilizando como enxerto tendões do próprio joelho facilitando procedimento e minimizando riscos. Procedimento realizado através de vídeo.

Rafael Mançãno

Ortopedista - traumatologista

Rio de Janeiro

Agendar uma visita

Ligamentos são fortes tiras de tecido que conectam um osso ao outro. O Ligamento Cruzado Anterior (LCA) é um dos quatro grandes ligamentos no joelho. Ele está no centro da articulação do joelho, ligando o osso da coxa (fêmur) ao osso canela (tíbia). O LCA, junto com o ligamento cruzado posterior, ajuda a manter o joelho estável, não permitindo que o fêmur deslize ou rode sobre a tíbia. A lesão de LCA costuma ser uma lesão de esportes e resulta de uma rotação ou hiperextensão brusca do joelho, mas também pode ocorrer quando o fêmur é empurrado para trás e o pé está fixo no chão. O LCA rompido, na maioria das vezes, necessita de tratamento cirúrgico artroscópico para sua devida reconstrução.

Guilherme Barbosa Moreira

Médico do esporte, Ortopedista - traumatologista

Belo Horizonte

Agendar uma visita

A lesão do ligamento cruzado anterior (LCA) é uma das lesões ligamentares do joelho mais comuns. A reconstrução do LCA é uma das cirurgias mais frequentemente realizadas nos dias de hoje. O diagnóstico baseia-se na história e no exame clínico do joelho. A lesão é prevalente em indivíduos jovens e ativos, sobretudo durante a atividade física. As mulheres são mais afetadas que os homens. As lesões do LCA podem ocorrer por mecanismo indireto através de uma complexa interação de múltiplos factores de risco: ambientais, anatómicos, hormonais, neuro-musculares e familiares.

Thales Grôppo

Ortopedista - traumatologista

Juiz de Fora

Quais profissionais realizam Reconstrução ligamentar intra-articular do joelho (ligamentoplastia)?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.