O que é uma ressonância magnética?

A ressonância magnética (MRI) é relativamente nova (ela começou a ser usada no início da década 80) para obter imagens úteis para o diagnóstico da doença. É baseado no uso de ímãs e ondas de rádio, então não há exposição aos raios X ou outras formas de radiação nociva.

Como é  um aparelho de ressonância magnética?

O paciente encontra-se dentro de um grande ímã cilíndrico, que se aplicam a seu corpo através de ondas de rádio, que são 10.000 a 30.000 vezes mais forte do campo magnético da Terra. Isto produz mudanças na posição dos núcleos dos átomos no corpo, que, por sua vez, faz com que pareçam as ondas de rádio. O dispositivo capta estes sinais e um computador os transforma em imagens. Estas imagens dependem da localização e da força dos sinais.

Nosso corpo é composto principalmente de água e, portanto, contém átomos de hidrogênio abundante. De fato, os átomos de hidrogênio são aqueles usados ??para criar imagens de RM da maneira descrita acima.

Recentemente

Existem exames de ressonância magnética abertos que não exigem entrar no "túnel" e que, obviamente, não irá produzir aquele sentimento irritante de claustrofobia. Mas hoje ele ainda está disponível em alguns poucos centros médicos.

O que você pode fazer com um aparelho de ressonância magnética?

Usando um aparelho de ressonância magnética pode se ver a maioria das imagens dos tecidos corporais. Tecidos com uma proporção menor de átomos de hidrogênio, tais como ossos, aparecem escuros, enquanto que quando eles têm muitos átomos de hidrogênio, como a gordura, são representados muito mais claros. Se você alterar a freqüência de ondas de rádio, podem ser destacadas sobre os diferentes tipos de tecidos.

A ressonância magnética é capaz de obter imagens nítidas de partes do corpo que estão rodeados por osso, pois é uma técnica útil para estudar o cérebro e a medula espinhal.

Por outro lado, a ressonância magnética fornece imagens bastante detalhadas, tornando-o a melhor técnica para a localização de tumores cerebrais (benignos ou malignos). Você também pode facilmente detectar a extensão para outros tumores cerebrais (metástases).

Logicamente, também é uma técnica útil para demonstrar a existência de outras lesões neurológicas, tais como ou enfarte do miocárdio () ou cerebral e áreas cerebrais anormais em outras doenças como a .

Outra aplicação da ressonância magnética é o estudo de doenças cardiovasculares. Por exemplo, pode facilmente detectar malformações congênitas (existentes no momento do nascimento) ou alterações na estrutura do coração devido a um ataque cardíaco.

É cada vez mais comum também  examinar o uso lesões nas articulações das diferentes partes do corpo, e  alguns órgãos, como fígado, rins e baço.

Qual é a diferença entre ressonância magnética e tomografia computadorizada (TC) ou scanner?

Com ressonância magnética, você pode fotografar de praticamente qualquer ângulo, enquanto a tomografia computadorizada (CT) as imagens são obtidas em fatias horizontais do corpo.

RM também produz imagens mais detalhadas de órgãos e as diferenças entre os tecidos normais e anormais são geralmente mais leves que o TAC. Por outro lado, não utiliza radiação ionizante (que pode ser perigoso), como você faz máquinas de raio X

Onde é feira uma ressonância magnética?

A ressonância magnética poderia ser feito em um regime ambulatorial, ou seja, você pode ir para casa após o teste. No entanto, é importante manter-se perfeitamente imóvel durante o exame e, em alguns casos, como crianças, você pode precisar  fazer a administração da anestesia.

Devido a exposição a campos magnéticos intensos durante o procedimento, é preciso a remoção de todas as jóias e outros objetos de metal. Você também deve informar a equipe médica se tem um dispositivo eletrônico, tal como poderia ser o marca-passos ou aparelhos auditivos, e qualquer material metálico de sutura após a cirurgia. Provavelmente muitos produtos de metal usados ??em operações ortopédicas, como hip ou  parafusos, não representam um grande problema.

MRI É perigoso?

Até agora não se conhecem riscos significativos ou efeitos colaterais associados com MRI. Durante o exame o paciente não percebe qualquer desconforto. Além disso, não utiliza radiação, o teste pode ser repetido quantas vezes forem necessárias, sem qualquer problema. Há um pequeno risco teórico para o feto durante as primeiras 12 semanas de gravidez, não devem ser submetidos a ressonância magnética  mulheres grávidas durante esse período de tempo.

Em algumas pessoas podem produzir uma sensação de claustrofobia durante o teste por permanecer fechado em um cilindro. Se você teme a reação deve aplicar-se a administração de medicação sedativa. Também pode ser desagradável o ruído emitido pela máquina durante a operação.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Olá, pode sim. O contraste utilizado na Ressonância é diferente do utilizado na Tomografia e não tem divergência clínica.

Olá, a quantidade de contraste injetada no bebê é muito baixa, não se preocupe pois o risco é mínimo. Na maior parte das vezes só contraindicamos a injeção de contraste da ressonância magnética…

Olá! Sou neurofisiologista e faço exames de eletroencefalograma com mapeamento cerebral em São Paulo. Se for um exame de rotina com mapeamento cerebral cobramos 550 reais em minha clínica, mas…

Parece que você está lidando com uma situação complexa envolvendo sintomas persistentes após uma histerectomia parcial e achados preocupantes na ressonância magnética. Vamos abordar cada aspecto…

Olá. Sim, é necessário pois para a realização de ressonância magnética nessa idade, é necessária realização de sedação. Nesses casos, ter se alimentado em horário próximo ao exame confere à criança…

Sim, objetos não metálicos podem entrar na sala de ressonância sem problemas. Só se certifique que o material não possui nada de metálico realmente, pois entrar na sala com metal pode causar…

Olá. As moléculas de água são ativadas pelo ímã da ressonância. Por isto, cabelos molhados/úmidos ou corpo úmido podem sofrer um aquecimento maior e causar queimaduras. Por isto, o ideal é não…

Olá. Implantes dentários costumam ser seguros em sua maioria (exceto os magnéticos, que são bem incomuns de serem utilizados) e não contraindicam a realização da ressonância. Como o seu exame…

Não. A ressonância é um exame não invasivo e por isso não está relacionado a nenhum sintoma físico.

Bom dia,

Estudos mostram que 85% das lesões meniscais evoluem bem com o tratamento conservador que inclui Uso de medicação, fisioterapia, alongamento e retornos periódicos ao médico…