Retossigmoidectomia abdominal por câncer - Informações, especialistas e perguntas frequentes

A por câncer é uma cirurgia realizada para tratamento dos tumores no sigmóide e reto. Na retira-se o sigmóide e os linfonodos regionais e realiza-se a união do cólon esquerdo, também chamado cólon descendente, ao reto. A retossigmoidectomia abdominal por câncer pode ser realizada por acesso videolaparoscópico (sem incisão abdominal). A retossigmoidectomia é uma operação de ressecção anterior do reto para tumores com localização no reto superior e médio e para tumores de localização no reto inferior. Após a ressecção do reto acometido por câncer, a continuidade do trânsito intestinal é reestabelecida através da confecção de uma anastomose colorretal ou coloanal.

Especialistas - retossigmoidectomia abdominal por câncer

Sérgio Cunha

Sérgio Cunha

Cirurgião geral, Coloproctologista

Guará

Agendar uma visita
Paulo de Azeredo Passos Candelaria

Paulo de Azeredo Passos Candelaria

Coloproctologista, Cirurgião geral, Cirurgião do aparelho digestivo

São Paulo

Agendar uma visita
Joana Pessoa

Joana Pessoa

Coloproctologista

Salvador

Agendar uma visita
Mailson Alves lopes

Mailson Alves lopes

Cirurgião oncológico, Cirurgião geral

Brasília

Agendar uma visita
Rafael Neiva de Azevedo

Rafael Neiva de Azevedo

Cirurgião oncológico

Londrina

Agendar uma visita
Anne Rafaella Carneiro Roza

Anne Rafaella Carneiro Roza

Oncologista, Pediatra

Recife

Perguntas sobre Retossigmoidectomia abdominal por câncer

Nossos especialistas responderam a 154 perguntas sobre Retossigmoidectomia abdominal por câncer

Boa tarde, dor abdominal, vômitos, distensão abdominal, não são sintomas normais. Considerando que você fez uma cirurgia abdominal, você pode estar com um quadro de suboclusão intestinal. Procure…

Boa tarde querido(a) paciente.
Sim, após a reversão pode ser realizada uma lipo. O que possibilitará a recosntrução da cicatriz do seu procedimento anterior, tornando-a mais confortável.

Especialistas falam sobre Retossigmoidectomia abdominal por câncer

Cirurgia de retirada do cólon sigmóide e reto, preferencialmente realizada por vídeo. Nos casos de câncer, deve ser realizada juntamente com a retirada dos gânglios (ínguas) que acompanham o intestino - chamada linfadenectomia. No mínimo 12 gânglios devem ser removidos juntos para que se obtenha um bom resultado. É importante que seu cirurgião/equipe tenham experiência neste tipo de cirurgia, pois se realizada de maneira incompleta pode comprometer os resultados e chance de cura.

A retossigmoidectomia abdominal por câncer é uma cirurgia realizada para tratamento dos tumores no sigmóide e reto. Na retossigmoidectomia abdominal retira-se o sigmoide e os linfonodos regionais e realiza-se a união do cólon esquerdo, também chamado cólon descendente, ao reto. A retossigmoidectomia abdominal por câncer pode ser realizada por acesso videolaparoscópico (pequenas incisões). A retossigmoidectomia é uma operação de resseção do sigmoide e do reto para tumores com localização no sigmoide, reto superior e médio e no reto inferior.

Ronald Delgado

Cirurgião geral, Cirurgião oncológico, Oncologista

Salvador


A retossigmoidectomia consiste na retirada da porção final do intestino grosso intra-abdominal, com ou sem reconstrução do trânsito intestinal, que pode ser feita aberta ou por videolaparoscopia. Quando realizado eletivamente, a chance da necessidade de colostomia é muito baixa, o que aumenta nas cirurgias de urgência, conforme a condição clínica do paciente. A principal particularidade nos procedimentos realizados por câncer, é o cuidado que se tem na ligadura da artéria que irriga o cólon, pois ao redor dela, ficam os chamados “linfonodos”, que são locais onde potencialmente se encontram células tumorais e devem ser retirados para indicação de quimioterapia e melhor resultado oncológico.

Thais Yuka Takahashi

Coloproctologista

São Paulo

Agendar uma visita

Quais profissionais realizam Retossigmoidectomia abdominal por câncer?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.