Meu pai nunca me quiz, fui criado pela minha mãe e avós, tios etc, hoje tenho 20 anos faço faculdade

21 respostas
Meu pai nunca me quiz, fui criado pela minha mãe e avós, tios etc, hoje tenho 20 anos faço faculdade e moro sozinho, encontrei o endereço do meu pai , mas quero uma ajuda para escrever um e-mail pedindo para nos encontrar-nos e quero o conhecer, como posso aborda-ló??
Olá! Esse momento deve estar sendo muito especial e difícil... com variados sentimentos como a ansiedade, nervosismo, medo, preocupação e muitos pensamentos contendo os famosos "e se...??? - "E se não responder?"; "E se ele não gostar de mim..."; "E se não quiser me ver?"... É importante controlar esses pensamentos, mantendo-os no momento presente, buscando evidências concretas que comprovem o que está pensando (geralmente são medos e preocupações de coisas que não tem evidencias que irão acontecer, fatos que na maioria das vezes não acontecem), dizendo para si mesmo que não consegue responder a essas questões por estarem no futuro e que somente terá as respostas se viver a situação. Não existe uma "receita", uma maneira correta de como abordá-lo... seja sincero, escreva sobre o seu desejo de encontrá-lo, de conhecê-lo... Arrisque! O que de pior pode acontecer? Conseguiria lidar com isso? Se esses medos e preocupações começarem a causar danos, prejuízos em sua vida, procure ajuda!

Olá! Esse é um momento importante e delicado você que está vivendo. Acredito que para além da maneira como você vai abordá-lo, seria importante pensar no que significa para você estar em contato com ele. Quais são suas expectativas? Porque o desejo de procurá-lo nesse momento? O que você pretende com esse encontro? Você se sente preparado para uma possível rejeição? Caso isso aconteça, você tem pessoas em quem você confia para poder conversar, desabafar?
Uma vez que você se sentir seguro para lidar com o que quer que venha a acontecer, você saberá a maneira como gostaria de abordá-lo e o que gostaria de dizer nesse email.

Te desejo muito boa sorte nesse processo. E indico a psicoterapia como ferramenta para te ajudar a se preparar para esse momento.

Estou à disposição.
Um forte abraço, Taíla.
Boa tarde,

Proceda sem pressa e observando bem seus afetos e emoções antes, durante e depois deste processo, do email e, quiçá, do encontro.
Buscar um interlocutor que te ajude a articular e elaborar esse emaranhado de dúvidas e sensações pode fazer com que esse processo seja muito mais enriquecedor para o seu crescimento pessoal, independente do resultado deste contato.
Procure por um psicólogo(a) com quem se identifique para te acompanhar nessa jornada.
Olá, creio que você está buscando um encontro singular por ser este um momento especial. Precisará de tempo para elaborar os pensamentos diante do que sente. Tempo para elaborar o que pensa ser necessário dizer a seu pai ou... não espere muito, se não tiver muitas palavras a dizer, e nesse caso, apenas sinta o momento, seja você, seja espontâneo, dando a ele a oportunidade de saber quem é você. Imagino que não sabe quantas oportunidades terá em fazer um novo encontro. Saiba que estar ansioso diante de um momento como esse é plenamente natural diante de dúvidas, insegurança, receios, etc. Então vamos à sua pergunta 'O que dizer?' - Abra o coração para dizer o que sente e pensa, faça as perguntas que considera importante para você sempre de forma assertiva. Mas lembre - independente do que dizer, o momento se tornará único nos detalhes (gestos, olhares, atitudes, observação atenta, concentração no momento presente, cautela nas palavras e gentilezas) é todo o conjunto que poderá tornar o momento especial e marcante para ambos. Dar o seu melhor no momento é fazer o que gostaria que fizesse a você, se estivesse no lugar dele (numa conduta empática). Você pode fazer o melhor que puder, se não o julgar, se estiver agindo de forma cordial e respeitosa. Mas antes de tudo isso, não crie expectativas que não possam ser revogadas para que não caminhe na direção de um estado de frustração. Tudo bem?! E cuide de sua mente e coração antes de enviar o e-mail e de partir ao encontro. Espero ter ajudado! Fico à disposição! Abração!
Como aqui alguns já comentaram o modo como irá aborda-lo é o menos relevante e sim entender todo esse processo de como houve essa rejeição e podendo abrir várias hipoteses que confirmem ou mudem essa versão,o que você espera do encontro,como seria se ele se negasse,o que muda em sua vida ter ou não ter esse contato com essa figura.Seria interessante você fazer um acompanhamento psicológico antes,durante e depois dessa tentativa de contato com seu pai.
Boa Noite !
Seu desejo é genuino, é sincero e envolve muitas emoções !
A melhor forma de aborda-lo é a forma verdadeira, ou seja, dizendo que quer encontra-lo e que vem buscando este momento.
O que ele vai sentir não tem como prever. Entretanto , o que voce irá sentir que é o essencial para este momento, pois voce esta realizando uma vontade sua, com expectativas suas.
Viva este momento, e após voces verá como elaborar este encontro, e se caso tiver dificuldades procure um profissional para pode auxilia-lo.
Olá! A abordagem com seu pai pode ser feita de maneira simples e autêntica, respeitando aquilo que você pensa e sente por si mesmo e por ele. Quando o coração dita as palavras tudo está em perfeita ordem. Um abraço.
Olá! Que momento difícil! Porém nenhuma resposta pronta! Acredito que traga bastante apreensão a decisão que tu tomou de reencontrar teu pai. Para sustentar a imprevisibilidade da situação seria importante tu conversar com alguém. Pode ser um analista, ou seja, num processo de análise construir a tua forma de aborda-lo e também ir elaborando tudo que isto representa!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 150
Quando for aborda-lo neste e-mail, é importante ter em vista que falha de comunicação são bem comuns, gerando desentimentos e ansiedades, quando o outro tem diversas interpretações e deduções contrárias ao que tinhas intenção. E então, tendo isso em mente, ao elaborar o e-mail, deixe bem claro sua motivação e intenção. -- Sugiro seguir o modelo da CNV em que a comunicação deve conter quatro componentes: Observação, sentimentos, necessidade e pedido. 1º Observação: relatar o fato em si (ex: você tê-lo identificado como pai; ser o filho dele); 2º Sentimentos: relatar como se sente diante do fato (ex: ansioso, curioso, alegre); 3º Necessidade: relatar de formar clara e sincera qual o desejo diante do fato e de seu sentimento (ex: gostaria de conhece-lo; tirar dúvidas) e; 4º Pedido: esclarecer o que gostaria de fato (ex: se encontrarem para conversar). ----- Depois de escrever não envie, releia no dia seguinte antes de enviar, peça para alguém ler e ti dar um "feedback" do que é interpretado, compreendido no e-mail, para verificar se esta claro seus sentimentos e intenções. --- Espero que essas dicas tenham lhe sido uteis. Abraço.
Olá, seria interessante procurar a ajuda especializada de um psicólogo, para te ajudar nesse momento, tão importante, com suas demandas afetivas, em uma consulta terapêutico. Cuide-se. Grande abraço
Olá!
Um misto de sentimentos podem passar pela sua cabeça (sentimentos positivos e negativos). A melhor forma de abordá-lo é sendo sincero sobre seus sentimentos, dúvidas, questionamentos...
Mas só você saberá a melhor forma de iniciar esse contato com ele.
Espero ter ajudado.
Um abraço.
Olá! Diante de um momento tão crítico em sua vida, a única possibilidade certeira é que tenha bem claro quais são suas expectativas com relação a esse e-mail. Isso posto, no início de uma comunicação como essa, em que ambos não se conhecem, o melhor seria ser o mais sincero possível sobre seus desejos. O que você realmente gostaria, para assim, diminuir ao máximo as possibilidades de ruídos na comunicação. Espero que você fique bem. Abraços!!!
Boa noite! Logo de início você trouxe a fala: "-Meu pai nunca me quis". E agora? E se... Precisa estar preparado emocionalmente para os possíveis enfrentamentos com essa busca por seu pai. Não existe uma forma de escrita melhor do que a sinceridade e espontaneidade nas palavras, mas acima de tudo, é necessário estar pronto para o positivo e o negativo desse encontro. Procure manter o equilíbrio de suas expectativas. E se precisar, não receie em pedir ajuda. Um abraço.
Um momento bem sensível para você, entender todos os sentimentos que lhe afligem é muito importante, não tome decisões precipitadas para que não venha se frustrar, um profissional psicólogo poderá te ajudar.
Essa decisão deve estar sendo muito dificil. Se eu pudesse te aconselhar eu diria para você ser o mais assertivo possível. Organize seus pensamentos e idéias, não fale sobre o passado ou questione a atitude dele. Fale de você; de sua vontade de conhece-lo e de seus sentimentos, seja honesto e aguarde a resposta dele. Talvez ele não responda, mas o não você já tem, ele nunca participou de sua vida, se ele disser não as coisas continuam como sempre foram. Faça a sua parte, só podemos fazer a nossa parte. Se ele não quiser te encontrar ou falar com você quem está perdendo de verdade? Como já disseram esteja preparado para a negativa. Talvez isso te deixe triste e frustrado e isso é natural; mas isso não quer dizer nada sobre você e sim sobre ele. Boa sorte. Espero que tudo fique bem.
Olá! Esse processo pode ser doloroso, se não estiver emocionalmente preparado. Busque por um bom Psicólogo Cognitivo Comportamental e Hipnoterapeuta.
Olá!
Primeiramente te sugiro que escreva este e-mail sem pressa, externalizando o que realmente for te ajudar ou trazer algum alívio ao longos desses anos. Caso se sinta à vontade, proponha um encontro presencial. Lembre-se também que todo tipo de resposta pode vir.
Acredito que caiba um acompanhamento psicológico posteriormente para lidar com essa lacuna na sua vida que ressurge agora trazendo novidades, sobre você e sobre essa relação. Fico à disposição, abraço!
Olá. É realmente uma questão bastante difícil que você traz. Não há como saber exatamente o que levou a esse abandono paterno ou como ele responderia a esse contato, mas de algum jeito parece ser algo importante para você fazer.
Acredito que também seja importante olhar para o que você procura quando pensa que quer abordá-lo e quais são as expectativas que tem com esse contato. Infelizmente não há como saber como o outro irá reagir a algo, então se perguntar se você sente que consegue lidar com o que pode acontecer. De qualquer modo, não acredito que exista uma maneira “certa” de abordá-lo, mas talvez a sinceridade do por que está fazendo isso possa fazer sentido para você.
Espero que possa ter ajudado de alguma maneira e desejo o melhor a você. Abraços.
Olá, não existe uma receita de bolo para esse momento, mas espero que encontre formas saudáveis, compreendendo que suas expectativas não são sinônimos do que ele pode oferecer.
Pode ser uma situação muito satisfatória ou dolorosa, tudo depende de como for a resposta dele e como isso impactou você.
Atente-se a isso, e em sinais de sofrimento, busque ajuda para lidar com possíveis frustrações.
Olá, claro que essa não é uma questão fácil pois implica na vontade dele também. Afinal o que aconteceu para que vocês não tenham estado juntos durante este tempo? Provavelmente há uma série de fatores que contribuíram para que isso acontecesse. Nessa situação há mágoa, dor, sofrimento, silêncio... Seu desejo em conhecê-lo ainda é forte ao ponte de ter passado algum tempo à procura dele. Seja prudente e não crie muita expectativa na possibilidade desse encontro pois você não sabe qual seria a reação dele, porém, você te esse direito e não deve apagar essa vontade. Assim como você o encontrou somando evidências de onde ir buscá-lo, tenha calma agora para chegar. Você já o encontrou e agora é ir com calma. Mas ele deve ter algumas coisas para falar sobre esse fato; coisas que você poderá concordar ou não.
Olá. Penso que a melhor forma de entender como abordá-lo é entender o que você quer com esse contato. Converse com pessoas de sua confiança, explore seus sentimentos e, caso sinta que pode ser útil, uma sessão com psicólogo pode te ajudar a ter mais clareza. Abraço