Teste para alergia respiratória - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Especialistas - teste para alergia respiratória

Cláudia Nogueira

Cláudia Nogueira

Alergista, Pediatra

Rio de Janeiro

Agendar uma visita
Hermínio de Paula Ramos

Hermínio de Paula Ramos

Alergista pediátrico, Pediatra, Alergista

Brasília

Agendar uma visita
Alvaro Cruz

Alvaro Cruz

Alergista, Pneumologista

Salvador

Agendar uma visita
Rochele Boarini

Rochele Boarini

Alergista, Pediatra

Carapicuíba

Agendar uma visita
Vanessa Mick

Vanessa Mick

Pneumologista pediátrico, Pediatra

Maringá

Agendar uma visita

Perguntas sobre Teste para alergia respiratória

Nossos especialistas responderam a 23 perguntas sobre Teste para alergia respiratória

Os exames para alergia realizados no sangue e no braço devem ser indicados de acordo com o tipo de reação alérgica que você apresenta e os alérgenos suspeitos. Há casos em que eles podem ser…

Vale a pena passar em consulta para avaliar a possibilidade de ser asma. Existem muitas causas para tosse noturna, sendo a asma uma das mais comuns. Precisa de diagnóstico médico.

Especialistas falam sobre Teste para alergia respiratória

É o teste padrão que solicito e realizamos no Centro de Rinite do Hospital IPO. Com ele, podemos descobrir qual é o agente causador da rinite alérgica. É pesquisado desde alergia a ácaros (poeira doméstica, pó), fungos (bolor, mofo), gramíneas (pó, grama, mato), animais (cão e cachorro), insetos (barata, mosquito) e alimentos (leite, crustáceos, ovos e trigo). É realizado aqui com um dois a três carimbos o qual não provoca dor, e o resultado sai por volta de 20 minutos. Não precisa de sedação para realizar. Para realizar o exame o paciente não pode estar utilizando anti-alérgico por no prazo aproximado de 7 dias antes do exame. Pode ser feito em crianças pequenas como também adultos.

Os testes para investigação de alergia respiratória (rinite,asma,bronquite,conjuntivite) são realizados através do Prick test ( exame realizado no antebraço do paciente a fim de investigar o agente causador dessas alergias: ácaros,poeira,pêlos de animais ,fungos). E é através desse teste que avaliamos a necessidade da realização do tratamento com vacinas de alergia (imunoterapia), tratamento esse que pode mudar a qualidade de vida do paciente e diminuir a necessidade do uso frequente de remédios.

Pilar Blanco

Alergista, Pediatra, Alergista pediátrico

São Paulo

Agendar uma visita

Teste de puntura com inalantes. Importante para fechar o diagnóstico de alergia respiratória e importante para identificação dos alérgenos.

Alberto Gannam

Alergista, Dermatologista

Campanha


Os testes para alergia respiratória são aplicações, no antebraço, de gotas contendo proteínas derivadas daquilo que se quer testar (por exemplo: ácaros, fungos do ar, epitélio de cão, etc). Após estas aplicações, usa-se uma lanceta para que se ponha o material de cada gota em contato com a porção mais superficial da pele. Normalmente, caso o teste seja positivo, surgirá uma reação em poucos minutos: vermelhidão, coceira, elevação da pele no local da gota. O diagnóstico é feito correlacionando-se o resultado do teste com a história clínica do paciente.

Henrique Eisenberg

Alergista

Rio de Janeiro


Os testes cutâneos para alergia respiratória, englobam os inalantes da poeira doméstica (ácaros em sua maioria), fungos do ar, epitélios de animais (gato e cachorro), barata e pólens. Existem algumas condições que inviabilizam o teste: * Uso de anti-histamínicos (devem ser suspensos 5 dias antes do teste - período mínimo que pode variar de acordo com o tipo de anti - histamínico); * Uso de antidepressivos; * Uso de beta-bloqueadores; * Presença de lesões de pele extensas (ex: Dermatite atópica, urticária); * Dermografismo.

Camila De Almeida Ventura

Alergista

Niterói


Exame para diagnosticar a que o paciente tem alergia. Saber o melhor tratamento para controlar as crises de rinite, sinusite, asma .

Karla Vianna De Souza

Generalista

Rio de Janeiro


Para determinar se um alérgeno é causa dos sintomas das doenças como rinite alérgica, conjuntivite alérgica, dermatite atópica ou Asma o médico pode efetuar um teste cutâneo por puntura (Prick Test). O Prick Test consiste numa leve perfuração na pele do antebraço, através de uma gota do alérgeno. Esta aplicação pode resultar, após alguns minutos, no desenvolvimento de uma reação parecida com uma picada de mosquito, ou seja, o local da aplicação fica vermelho, incha e aparece uma elevação mais clara no centro, chamada de pápula. Se isto ocorrer, significa que você pode ser alérgico ao alérgeno aplicado no local.

Daniela Munhoes

Alergista, Pediatra

São Caetano do Sul


Os testes cutâneos alérgicos (prick test) são realizados nas pessoas que tem sinais ou sintomas que podem indicar algum tipo de alergia respiratória, que esteja contribuindo para as crises de asma ou rinite, por exemplo. São colocadas substâncias na pele, no antebraço do paciente, e depois realizada uma leve pressão com puntores. Depois de 10 a 15 minutos é feita a leitura, que consiste em medir o tamanho das reações, em forma de pequenas placas vermelhas que coçam. Os antígenos mais utilizados para o teste alérgico são: ácaros, fungos,polens, epitélio de cão, epitélio de gato, barata. São os que mais encontramos em nosso meio e que têm uma grande importância nas alergias respiratórias.

Davisson Tavares

Homeopata, Alergista

Rio de Janeiro

Agendar uma visita

Quais profissionais realizam Teste para alergia respiratória?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.