O que é um scanner?

O scanner é um dispositivo que executa um tipo especial de raio-x, chamado de tomografia axial computadorizada (CT). Aqui, em vez de um único feixe através do corpo (como em uma radiografia normal), muitos feixes são enviados simultaneamente a partir de ângulos diferentes, que são analisados ??usando um computador para combinar as diferentes imagens da área que requer em uma única análise.

Como é que funciona um scanner?

Raios-X passam através do corpo, que absorvem a sua energia de forma diferente dependendo da densidade dos tecidos. Assim, tecidos menos densos (por exemplo, pulmões) parecem mais fortes, enquanto o tecido mais denso (como ossos) parecem mais fracos. O computador usa todas essas informações para calcular a densidade relativa dos tecidos que são explorados, oferecendo uma imagem bidimensional em preto e branco, de secções diferentes do corpo.

O que é o TAC?

A tomografia computadorizada fornece muito mais detalhes que o  raios-X e, portanto, fornece ao clínico muito mais informações sobre a anatomia interna do corpo, sem ter que recorrer a operações desagradáveis ou exploração. Com máquinas modernas a informação é processada para reproduzir imagens tridimensionais do corpo digitalizados, o que pode simular o que  iria encontrar um cirurgião durante a digitalização. Hoje, o TAC é fundamental para localizar tumores e planejamento do tratamento com quimioterapia, ou cirurgia.

Como você usa o scanner?

Originalmente, o scanner era projetado para a imagem do cérebro, mas hoje  a tecnologia é mais avançada e produz imagens de qualquer parte do corpo. Ele é especialmente útil para a detecção de hemorragia cerebral, aneurisma (inchaço da parede de uma artéria), lesões cerebrais, tumores e abscessos em qualquer parte do corpo, avaliar doenças pulmonares diferentes, descobrir lesões internas ou problemas viscerais (rim, fígado, baço), lesões de ossos e coluna vertebral. O scanner também é usado para guiar biópsias e outros procedimentos diagnósticos invasivos.

Como é a preparação para um scanner?

Dependendo da área a ser explorada, deve estar em jejum ou não (por exemplo, para um CT abdominal deve estar em jejum 6 horas antes do teste). Às vezes, um contraste pode ser administrada por via oral (para CT abdominal) ou por injeção em uma veia. Isso facilita a visualização dos órgãos, vasos sanguíneos ou, por exemplo, um tumor. Esta injeção pode ser um pouco chata e algumas pessoas se queixam de uma sensação de calor no braço.

Como é um CT?

Durante o teste o paciente está deitado em uma maca, de modo que a parte do corpo em questão está localizado dentro da circunferência do dispositivo. Este dispositivo se move para trás e para frente controlado pelo computador, assim você pode tirar fotos do corpo, sem tocar no paciente. A duração do teste depende do número de imagens e os ângulos obtidos. A varredura completa leva cerca de uma hora.

TAC Dói?

Raios-X não são dolorosas e, portanto, o TAC não fere. Algumas pessoas se sentem desconfortáveis ??deitados dentro de um túnel relativamente estreito, e as pessoas inquietas com claustrofobia podem ter sérios problemas durante o teste. Discutir com os técnicos de radiologia médica e se você acha que pode sofrer alguns problemas. Algumas pessoas ficam nervosas com o que é emitido pelo dispositivo durante a operação. Às vezes usando um sedativo suave pode ajudar a alcançar o relaxamento adequado.

É perigoso fazera  TAC?

Durante o CT, os raios-X são usados ??mais do que em radiografia comum de raios-X, os médicos não recomendam um scanner sem uma boa razão. No entanto, os níveis de radiação não são elevados. Alguns pacientes podem apresentar reações alérgicas ao corante do contraste é injetado na veia. Mais raramente, há uma lesão renal em pessoas que já têm insuficiência renal. É importante comunicar aos médicos ou técnicos, se você tem , alergias ou problemas renais antes de ter a injeção de contraste.

Como interpretar um CT?

O TAC fornece uma imagem muito mais clara do interior do corpo que um raio-x, de modo que se pode distinguir claramente os diferentes tecidos e órgãos, bem como áreas cheias de líquido. Além disso, serve também para detectar e estudar pequenos "pontos" nos pulmões, por isso agora estamos estudando o uso do teste CT pulmonar para o diagnóstico precoce de câncer de pulmão.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

O cerebelo é um órgão que fica por trás e abaixo do cérebro e se comunica com ele e com o tronco cerebral para coordenar os movimentos. Doenças que o afetem geram problemas com a coordenação…

A medida que envelhecemos, nossos orgãos também envelhecem, e não seria diferente com o cérebro. Neste caso especificamente,existe uma diminuição mínima encefálica difusa, ou seja uma atrofia…

Significa que o exame está normal.
Parênquima cerebral = tecido cerebral
Coeficiente de atenuação = um parâmetro analisado no exame

Significa que NÃO HÁ coleções (coágulos, líquido) extra-axiais (fora do cérebro).

A Tomografia Computadorizada (referente à Tomografia de Crânio), normalmente é utilizada para detectar infartos no sistema nervoso central (AVCs isquêmicos), tumores, calcificações, hemorragias…