Tratamento cirurgico da varicocele - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Especialistas - tratamento cirurgico da varicocele

Encontre um especialista na sua cidade:

Perguntas sobre Tratamento cirurgico da varicocele

Nossos especialistas responderam a 152 perguntas sobre Tratamento cirurgico da varicocele

Olá
Se o paciente apresentava varicocele com alteração de espermograma após a sua correção a possibilidade de melhora aumenta consideravelmente
Att
Dr. Alexandre
2 respostas


Olá
Para saber se a varicocele influencia a fertilidade marque uma consulta com especialista para uma avaliação e exames necessários
Att
Dr Alexandre
2 respostas


Boa tarde. Varicocele em crianças ainda é um tema pouco compreendido. Existem algumas vertentes de se operar quando há diferença do volume testicular entre os lados.
Porém, ainda e muito…
1 respostas

Especialistas falam sobre Tratamento Cirurgico Da Varicocele

Varicocele é uma dilatação das veias dos testículos, mais comum do lado esquerdo, geralmente o aparecimento desta dilatação acontece no início da adolescência.Dentre as causas conhecidas, a varicocele é a mais comum associada a infertilidade masculina.Mesmo assim, a maioria dos homens que possuem varicocele conseguirão ser pai, cerca de 30% dos portadores de varicocele é que terão dificuldade para engravidar suas parceiras.O tratamento da varicocele se faz através de cirurgia, com uso de microscópio, com uma incisão pequena abaixo da região inguinal, geralmente o paciente recebe alta no mesmo.

Dalmo De Barros E Silva

Urologista

São Paulo


A varicocele são varizes ao nível da bolsa escrotal que causam infertilidade masculina evidenciada no exame de espermograma. esta varicocele também pode ocasionar a diminuição do volume do testículo, principalmente a esquerda, logo, nestes 2 casos deve ser operada. A cirurgia é realizada por corte ao nível da virilha e dura cerca de 40 minutos, mas devendo ter repouso no pós-operatório durante cerca de 15 dias para evitar hidrocele ou inchaço testicular. Cerca de 4 meses após a cirurgia realizamos um espermograma de controle para avaliar a resposta da cirurgia.

Ronaldo Sergio Sampaio Dantas

Cirurgião geral, Urologista

Lauro de Freitas

Agendar uma visita

A varicocele é uma condição muito frequente na população masculina, estando presente em até 30% dos homens. Caracteriza-se por dilatação e tortuosidade das veias do cordão espermático, que drenam o sangue do testículo. Estudos comprovam que alguns pacientes podem ter dificuldade na fertilidade devido à varicocele, com piora na quantidade e/ou qualidade do sêmen. Nos pacientes que têm indicação cirúrgica, a técnica microcirúrgica subinguinal supera as outras, por menor índice de complicações, menor recidiva, menor taxa de lesão de artéria testicular e melhores resultados quanto à qualidade do sêmen após a operação.

Varicocele é a dilatação e tortuosidade do plexo pampiniforme, que é uma rede de veias responsável pela drenagem venosa testicular. Essa dilatação se dá devido a uma deficiência nesse processo de drenagem, levando a um represamento sanguíneo e aumento da temperatura testicular, podendo levar a infertilidade.

Eduardo Augusto Corrêa Barros

Urologista

São Paulo


A Varicocele é uma doença que atinge 40% dos homens com infertilidade conjugal e corresponde à dilatação das veias de drenagem do testículo, causada pelo refluxo de sangue nessas veias, provocando alteração na qualidade dos espermatozóides, levando à infertilidade. Varicocele é uma das causas de dor testicular crônica. O tratamento é cirúrgico, com o objetivo de melhorar a produção e qualidade dos espermatozóides e/ou correção da dor. Operamos tanto pela técnica convencional quanto pela Microcirúrgica, considerada o padrão-ouro para preservação dos demais elementos do cordão espermático (artéria, nervo e ducto deferente), minimizando as complicações.

O tratamento visa reverter e/ou prevenir novos danos aos testículos. A opção que oferece os melhores resultados é a cirurgia com o uso do microscópio cirúrgico. Nela, o cirurgião faz uma incisão de aproximadamente 2 cm na região da virilha e isola a estrutura por onde passam as veias, artérias, nervos e vasos linfáticos do testículo. Com o uso do microscópio cirúrgico (que amplia a visão em até 25 vezes) e de um aparelho chamado microssonar doppler, as artérias, nervos e vasos linfáticos são preservados. As veias são todas meticulosamente identificadas, amarradas com fio, e cortadas uma a uma. O sangue vai fluir por veias normais, com válvulas funcionantes, resolvendo o problema.

A varicocele é caracterizada pela dilatação das veias de drenagem dos testículos. É causada pelo refluxo de sangue nessas veias e pode ser chamada também de varizes testiculares ou escrotais. A varicocele provoca mudanças funcionais no testículo, que determinam alteração na qualidade dos espermatozoides, levando à infertilidade, em variados graus. O tratamento da varicocele é cirúrgico, existindo diferentes abordagens, sendo a melhor delas a que se utiliza do microscópio cirúrgico, por apresentar melhores taxas de resultados na infertilidade e menores taxas de complicações.

Caracterizada pela dilatação das veias que drenam o sangue dos testículos, a varicocele é a principal causa reversível de infertilidade masculina, já que está associada a alterações na produção e qualidade dos espermatozóides. Entretanto, é preciso ressaltar que nem todo o homem que apresenta varicocele se tornará infértil ou terá alteração no espermograma. Por isso, os homens que sofrem deste distúrbio devem realizar acompanhamento com espermograma e exame físico, não necessitando de tratamento específico até que haja piora do quadro. Quando necessário, o tratamento da varicocele é cirúrgico, consistindo na ligadura das suas veias.

Quais profissionais realizam Tratamento cirurgico da varicocele?

Pesquisas relacionadas


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.