O que é câncer de mama?

A mama é uma glândula composta do tecido mamário em si (que é composta de lobos) e um tecido chamado conjuntivo e apoio de gordura. Leite é produzido nos lobos do tecido mamário e dutos conduzidos até sua saída do mamilo.

Câncer de mama é um tumor maligno que se desenvolve no tecido mamário (embora possa haver tumores nos tecidos que suportam, mas não são verdadeiros cancros da mama). Se o tumor está contido nos lobos e dutos é chamado de "in situ" ou não-invasiva. Se as células do tumor saem dos ductos e lóbulos, o tumor será invasivo.

Tratamento do câncer de mama em estágio inicial

Nós podemos fazer um tratamento local, ou seja, a área onde o tumor está confinado, ou um tratamento sistêmico, ou seja, todo o corpo, tentando destruir quaisquer células que podem ter escapado para outras áreas. Tratamento local é cirúrgico e .

O ato cirúrgico

Este pode ser uma remoção do tumor com uma quantidade pequena de aparência normal do tecido circundante (mantendo assim quase toda a mama), ou ser obrigado a fazer a remoção completa da mama (mastectomia). Praticam uma ou outra intervenção dependendo de vários fatores, um dos mais comuns é o tamanho do tumor.

Se o nódulo é pequeno, ele pode ser removido sem tocar no tecido muito próximo, é o que é conhecido como tumorectomia ou cirurgia conservadora. Se o tumor é grande ou a mama é pequena, pode não ser possível manter o peito, porque vai ser necessário remover uma grande quantidade. Por esta razão, passamos a removê-lo completamente com uma mastectomia.

Uma vez removido o tumor e tecido circundante são examinados microscopicamente. Há casos em que o tecido circundante é anormal, por isso o paciente deve ser reoperado. Isto é o que é conhecido como o alargamento.

Os casos muitas vezes necessitando de uma mastectomia podem ser resumidos como segue:

  • O tumor é muito grande para ser removido completamente.
  • Há mais de um tumor na mama.
  • O tumor é localizado logo abaixo do mamilo.
  • O paciente foi operado anteriormente uma tumorectomia ou excisão ampla, eo tecido ao redor do câncer é anormal.

Adição ou remoção do tumor de mama,  também podem ser removidos da axila do mesmo lado do corpo, como essa área é geralmente a primeira afetada pela extensão do tumor para além da mama. O número de nóduloss que são removidos é muito diferente em cada paciente. Hoje, com técnicas de marcação radioativa, alguns grupos de cirurgiões removeram apenas o nó que está em estudo, chamado "linfonodo sentinela", que é previsto pelo estado em que se encontrar uns aos outros, e evitar a remoção de mais nós se não é afetada pelo tumor.

Em pacientes que fizeream mastectomia se fará a reconstrução de mama em . Alguns cirurgiões tentam no mesmo procedimento cirúrgico, e outro paciente à espera do fim dos tratamentos, se eles vão ser complementadas com qualquer outra cirurgia. Os resultados geralmente são satisfatórios e não há nenhuma evidência de que a reconstrução da mama torna mais provável que a recorrência do câncer de mama. Nem se tornará mais difícil de detectar um caso de recorrência do câncer.

Radioterapia

Estudos indicam que pacientes tratados com cirurgia conservadora devem receber radioterapia na mama afetada após a cirurgia. São normalmente aplicadas sessões diárias (de segunda a sexta-feira), por cerca de cinco semanas. Se o paciente recebeu a mastectomia, radioterapia geralmente é aplicada apenas em casos que são considerados em risco de recorrência do tumor. O efeito da radioterapia é parar de células malignas, o cirurgião não pode ver, e tem sido na área da lesão primária após a cirurgia. Efeitos colaterais que aparecem no peito são a pele mais vermelhas, a aparência inchada e perda de algumas camadas da pele, especialmente nas últimas sessões do tratamento. É importante que o paciente segue as instruções dos médicos e para o cuidado da pele nessa área.

Tratamentos de drogas

As drogas da quimioterapia  agem sobre as células tumorais que podem ter se espalhado pelo corpo. Em alguns pacientes, essa disseminação de células cancerosas não podem ser detectados por qualquer método de diagnóstico. Medicamentos pode destruir essas células ou mantê-los de crescer por um período longo ou curto período. A quimioterapia pode ser administrada antes ou após a cirurgia ou radioterapia. Nos casos em que aplicaram antes a sua intenção é geralmente para reduzir o tumor primário, para permitir um melhor tratamento cirúrgico ou radioterápico. Em adição à quimioterapia, existem outras drogas contra células tumorais: preparações hormonais. Estas preparações são baseadas na propriedade com alguns tumores crescem na presença de hormônios, de modo que através da administração da droga, o tumor pára de crescer.

Hormônios

Um número significativo de cancros da mama são sensíveis ao estrogênio. Isto significa que as células tumorais precisam de estrógeno (hormônios) para se manter vivas e crescer. A retirada de estrogênio do corpo ou sua inibição é um sistema eficaz para parar o crescimento destes tumores. No entanto, há tumores que são independentes desses hormônios no tratamento hormonal não é bem sucedido. Tumores também são sensíveis ao outro do sexo feminino progesterona, um hormônio importante,.

Tamoxifeno:

medicação hormonal mais utilizada para tumores sensíveis a estrógenos é Tamoxifen. É um antiestrogen (estrogênio age contra). Alguns efeitos colaterais de sua administração são rubor (vermelhidão da face), secura vaginal e corrimento vaginal. Mas o mais importante é que ele pode aumentar um pouco a incidência de câncer endometrial, embora devamos dizer que este risco é muito baixo e não impedir o seu uso generalizado. Muito poucas mulheres tiveram que interromper o tratamento com tamoxifen por causa de efeitos colaterais.

Inibidores de aromatase:

Outro tipo de drogas hormonais são chamados inibidores de aromatase, uma enzima importante na produção de estrogênio em mulheres após a menopausa. Inibidores de bloquear a enzima e evitar a produção de estrogênio. Alguns destes medicamentos são o letrozol, o anastrozol, exemestano. Seus efeitos colaterais incluem náusea, vermelhidão e falta de apetite. Ocasionalmente, os pacientes tem que interromper o tratamento por uma sensação de desconforto constante.

Ovários:

em mulheres que ainda não atingiram a menopausa, a principal fonte de estrogênio são os ovários. Assim, para interromper a produção desses hormônios podem ser usados ??medicamentos anti-hormonal, ou a remoção cirúrgica dos ovários. Tanto a cirurgia e os efeitos iniciais de drogas produzem uma aparência de sintomas da menopausa: mal-estar, ondas de calor, etc.

Quimioterápicos

Essas são drogas que agem contra a célula tumoral. Hoje é geralmente preferido, sendo mais eficaz, a administração de vários destes medicamentos em conjunto, melhor que uma. O problema  é que eles não são capazes de reconhecer com precisão as células do tumor, e destruir algumas células saudáveis, causando o aparecimento de sintomas secundários, incluindo a perda do cabelo, da pele (descamação) de unhas ou células do sangue, causando anemia e diminuição das defesas do corpo (leucócitos).

A administração da quimioterapia é geralmente através de um gotejamento intravenoso, às vezes sem internação (tratamento hospitalar ou dia). As sessões duram algumas horas ou ciclos, e geralmente são administrados a cada 21 dias (três semanas). Os efeitos colaterais dependem de cada droga administrada, mas em geral há  a perda de cabelo, doenças do sangue, náuseas, vômitos e uma sensação de cansaço. Há casos em que não aparece qualquer um destes sintomas e a quimioterapia é bem tolerada pelo paciente.

Um dos efeitos secundários que não são devidos a agentes quimioterápicos é o ganho de peso em alguns pacientes. Isso ocorre porque as drogas são administradas em conjunto com ou após a quimioterapia geralmente corticosteróides. Quimioterapia causar menopausa prematura, e as mulheres jovens que ainda estão menstruando, normalmente desaparece.

Tratamento do câncer de mama localmente avançado

Alguns casos podem ser tratados da mesma forma que o câncer precocemente, quando a intervenção cirúrgica possível. No entanto, a maioria dos pacientes geralmente requer uma quimioterapia anterior  e / ou radioterapia. Da mesma forma, o tratamento pode ser radiação, então a cirurgia e / ou quimioterapia. Este tratamento inicial é geralmente destinadas a reduzir o tamanho do tumor, para facilitar a posterior remoção. Terapia medicamentosa pode incluir tratamento hormonal em casos de tumores de crescimento lento sensíveis aos hormônios, ou quimioterapia em casos de tumores hormônio-sensível, ou de crescimento rápido.

Prognóstico de pacientes com câncer precoce

Existem vários fatores relacionados à sobrevivência de câncer de mama:

  • Tamanho do tumor: quanto menor, maior a chance de sobrevivência.
  • Espalhou-se para os linfonodos: quanto maior o número de linfonodos axilares envolvidos por tumor, pior o prognóstico. Da mesma forma, se houver nós mais distantes nas áreas axila contrária ou outras partes do corpo, de modo que o prognóstico é pior.
  • Tipo de tumor microscópico: há mais e menos agressivo.
  • Grau histológico, o melhor prognóstico são os de grau I e de pior prognóstico, os de grau III.
  • Se houver células cancerosas no sangue ou linfa vasos indica mau prognóstico.
  • Se o tumor está crescendo rapidamente pior prognóstico.
  • A existência de sensibilidade aos hormônios parece dar melhor prognóstico.

Prognóstico de pacientes com câncer localmente avançado

Esses pacientes têm um prognóstico pior do que aqueles com câncer precoce. A recorrência local (na mesma área inicial) da doença após o tratamento é um problema mesmo em pacientes que se submeteram a tratamento com medicamentos, cirurgia ou radioterapia. A previsão é de melhora em pacientes com boa resposta ao tratamento inicial. Em alguns casos, depois de receber a quimioterapia, o tratamento é tão eficaz que quando a cirurgia, e não é mais possível identificar as células cancerosas na mama ou nódulos linfáticos.

Prognóstico do câncer metastático

Metástase é a propagação do tumor para outras partes do corpo, fora e de seu lugar de origem. O prognóstico é muito pobre nesses pacientes, embora, dependendo da área afetada, o prolongamento da sobrevivência é altamente variável e pode ser anos, com cuidados paliativos.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

A depender da medicação utilizada o cabelo pode ficar mais ou menos sensível, podendo ter u resultado ruim durante a progressiva.


Pergunte ao seu médico se a medicação utilizada,…

Boa noite, cerveja sem álcool pode ser ingerida durante o tratamento com quimioterapia com moderação, lembrando que a base da sua hidratação deve ser água, sucos naturais e água de coco. Também…

Boa tarde! Álcool, em pequena quantidade, dois dias antes da Radioterapia, não deve interferir no tratamento. No entanto, beba com moderação e lembre-se que o álcool é um fator de risco importante…

Boa tarde! Não existe relação entre braquiterapia e uso de álcool. Se você já terminou seu tratamento, não há problema. Apenas beba com moderação. Um abraço.

Bom dia! A princípio pode sim, não há nenhuma interferência entre o procedimento e o tratamento. Um abraço.

Você quer dizer que já operou o câncer de mama e está fazendo quimioterapia adjuvante. Em geral, não recomendamos que pacientes que tiveram câncer voltem a ingerir bebidas alcoólicas.…

Olá
A princípio não teria nenhuma contra indicação
Att
Dr Alexandre

Boa tarde! Pode sim, sem problemas! Um abraço!

Vai alterar o seu metabolismo Acido-básico o que não eh desejavel