O que é?

Turbinectomia ou turbinoplastia é uma cirurgia realizada no nariz. Seu objetivo é melhorar a respiração do paciente. A técnica consiste na remoção de parte da estrutura dos cornetos nasais (ossos e cartilagens) da cavidade. Essas conchas podem ampliar-se e causar uma obstrução capaz de prejudicar a respiração. Os cornetos nasais são responsáveis pela filtração, umidificação e o aquecimento do ar que vai para os pulmões. Seu mau funcionamento causa, principalmente, a alérgica. Com sua remoção parcial ou total, os sintomas da doença são sensivelmente reduzidos. A turbinectomia remove parte ou a totalidade dessas conchas abrindo espaço para a circulação do ar e facilitando a respiração. Como é considerada uma cirurgia exploratória, o médico terá que tomar algumas decisões, sem o conhecimento do paciente, durante a realização do procedimento. A cirurgia pode ser feita com anestesia local ou geral e dura aproximadamente meia hora. O paciente deve ficar internado por um ou dois dias após a realização do procedimento. Às vezes há necessidade de colocar um tampão dentro do nariz para evitar sangramento. Esse tampão é removido em até três dias após a realização da operação. O nariz tem três conchas. Uma vez removidas, as conchas nasais não voltam a crescer. Se forem removidas em excesso, há possibilidades de que os pacientes sofram dores de cabeça, secura, e desenvolvam até um quadro de depressão.

Qual é a causa?

Dois são os fatores principais que podem modificar a estrutura dos cornetos nasais causando obstruções: infecções e traumas.

Quais os sintomas?

O principal sintoma da obstrução é a dificuldade para respirar. Essa situação conduz a outros problemas: , dor de cabeça, cansaço, dificuldade para dormir, roncos e nariz entupido.

Como fazer o diagnóstico?

Um exame físico é suficiente para detectar o problema.

Qual o tratamento?

Inicialmente é recomendada a utilização de medicamentos para controlar os sintomas controlando a situação. Só mesmo quando esses remédios não oferecem resultados significativos e os sintomas tornam-se crônicos é que a cirurgia se torna uma opção.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Muito difícil responder sem te examinar, provavelmente pela sua descrição deve ser algum problema na região de válvula nasal... Que pode ou não ser corrigido junto com a Septoplastia e Turbinectomia...

Dr. Gustavo Pasqual
Cirurgião plástico
Natal
A parte funcional do nariz vai muito além dos cornetos e septo nasal, ela envolve também a válvula interna, válvula externa e estrutura do nariz. As vezes operar os cornetos não resolve.

Prof. Dr Oscimar Sofia
Cirurgião cranio-maxilo-facial, Otorrino
São Paulo
Se tiver deformidade estética importante que determine a obstrução nasal, está indicado procedimento chamado rinosseptoplastia funcional, ou seja, plática nasal para melhorar a respiração.

Dra. Claudia Eckley
Otorrino
São Paulo
A cauterização dos cornetos só funciona quando o aumento se dá por edema (inchaço) da mucosa. Quando há aumento também do componente ósseo dos cornetos, é necessária a cirurgia convencional para…

Dr. Fabricio Pandini
Otorrino
Jundiaí
Sim, é completamente plausível a realização dos dois procedimentos na mesma internação e intervenção cirúrgica.

Dr. Lucas Rodrigues Carenzi
Otorrino
Ribeirão Preto
Podem sim. Principalmente se as causas alérgicas não forem bem tratadas.

Sim, ainda é normal. Se as crostas estiverem lhe incomodando, você deve discutir com seu médico assistente tal situação e, caso ele concorde, intensificar a lavagem nasal de forma copiosa (lavar…

O ideal é contactar o otorrinolaringologista responsável pelo procedimento para uma reavaliação.
Sempre oriento lavagem nasal copiosa com solução fisiológica (3 a 4 vezes ao dia) no período…

Dr. Celso Vidolin
Médico acupunturista, Otorrino
Curitiba
O tempo de cicatrização varia de indivíduo para indivíduo. A quantidade de mucosa retirada também pode interferir. Mas, de um modo geral a cicatrização se completa com a parada de formação de…