Urografia - Informações, especialistas e perguntas frequentes

O que é urografia?

Urografia é um exame de raios-x usado ??para estudar os rins e os tubos que esvaziam a urina (ureteres). Ele usa um corante especial de raios-X para descobrir densas diferenças entre os rins, ou qualquer outra anormalidade. Este teste também analisa o tamanho e a forma da bexiga. Muitas vezes é chamado urografia intravenosa ou IVU.

Quando você usa o IVU?

IVU radiografia é mais usado para os rins, e utilizado para estudar muitos problemas, entre os quais incluem:

  • Dor nos rins
  • Suspeita de pedras nos rins
  • Sangue na urina
  • Obstrução suspeita
  • Suspeita de anomalias congênitas.

Como é um IVU?

Muitas vezes é prescrito um laxante suave antes do teste para esvaziar o intestino, como se esconde útil total exame radiológico para o diagnóstico.

O paciente encontra-se na mesa de raios-x antes de administrar o contraste torna-se um raio-X dos rins e da bexiga área. Em seguida, o corante é injetado no braço ou nas costas da mão. O corante circula através do sangue para os rins, preencher o sistema de coleta de rim e passa através dos tubos principais (ureteres) até a bexiga.

Radiografias sucessivas são tomadas para seguir o curso do contraste (normalmente a cada 5 minutos, e depois a cada 20 minutos, e uma radiografia final depois de esvaziar a bexiga). Raios-x adicionais podem ser necessários para demonstrar claramente o ponto de obstrução. Às vezes, um dispositivo é colocado no abdômen inferior para a compressão, o que não é doloroso e pode obter imagens de boa qualidade dos rins.

Pielografia retrógrada é também um teste radiográfico do trato urinário. Ele complementa outros elementos de prova, visualização telescópica direta da bexiga (cistoscopia) é feito com anestesia geral. Nós introduzimos um pequeno tubo ou cateter, através do buraco que leva ao ureter e rim. É então injetado através do tubo que desenha as peças contraste do ureter e rim.

IVU É perigoso?

Há um pequeno risco em pacientes alérgicos ao contendo contraste. Estão em maior risco para pessoas com alergias, febre do feno ou . Nestes casos, provas alternativas sugere ou IVU feito após a administração (desde ontem), uma pequena dose de esteróides para suprimir a resposta alérgica.

Doentes diabéticos tratados com devem parar de tomá-lo 48 horas antes da IVU. É recomendável que mulheres grávidas não façam, a menos que  os benefícios potenciais  compensem os riscos para o feto. Todos os pacientes com doença grave do fígado, coração ou doença pulmonar devem receber instruções específicas de um especialista antes do teste. O risco de efeitos colaterais devido à radiação é muito pequeno. Moderna tecnologia de raios-X foi desenvolvido para obter imagens de alta qualidade usando doses muito baixas de radiação.

Especialistas - urografia

Perguntas sobre Urografia

Nossos especialistas responderam a 12 perguntas sobre Urografia

Ola
Nao tem problema em fazer a urografia menstruada...
sem restrições quanto ao preparo, mas geralmente o laboratório passa o preparo
Att
Dr Alexandre
2 respostas


A urografia excretora é uma radiografia de abdome que utiliza o contraste iodado para melhor avaliação das vias urinárias. Antes de usar o contraste você deve saber se já teve alguma reação alérgica…
1 respostas


A urografia excretora um exame muito útil para a avaliação das via urinárias altas (rins e ureter). Pode ser feica traves de rx seguenciais ou através de uma tomografia.
É possivel que…
1 respostas

Quais profissionais realizam Urografia?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.