Videolaringoestroboscopia - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Especialistas em videolaringoestroboscopia

Encontre um especialista em Videolaringoestroboscopia na sua cidade:

Especialistas falam sobre Videolaringoestroboscopia

A Videolaringoestroboscopia é um exame ambulatorial indolor realizado com o paciente acordado, sentado, e sempre colaborando com o médico. O seu objetivo é a visualização da faringe e laringe, suas estruturas, a mucosa, a mobilidade, a ocorrência de lesões e outras alterações. Existem diversas indicações para a realização deste exame: rouquidão aguda ou crônica, dor na garganta, pigarro, tosse, tabagismo, profissionais da voz entre outras.

Dra Camila Conde Albernaz

Otorrino

Rio de Janeiro


A videolaringoestroboscopia é o exame considerado padrão-ouro para avaliar as pregas vocais. É indicado nos casos de rouquidão, afonia, alteração da fala, lesões nas cordas vocais, cansaço para falar, falhas na voz e em pessoas que usam muito a voz. O exame é indolor e rápido e pode ser feito em crianças e em adultos no próprio consultório. O aparelho que utilizo tem iluminação potente e permite a realização tanto com óptica rígida (acesso pela boca) quanto com flexível (acesso pelo nariz). Assim, podemos fazer esse exame em situações diferenciadas, como em pacientes que não conseguiram realizar com outros aparelhos, em crianças e durante o canto.

A vídeolaringoestroboscopia é um exame indicado para os pacientes que possuem queixas de rouquidão, que possuem algum tipo de lesão ( dano) prévio, da prega vocal, seja para acompanhamento, quer seja para diagnóstico, a estroboscopia é um excelente exame. Excelente para diferenciar a lesão da prega vocal e escolher o melhor tratamento, quer seja cirúrgico, quer seja com medicamentos ou exercícios. Se sua voz costuma ser "fraca" no final do dia, e some por qualquer coisa, pode ser que haja algum pequeno dano que só este excelente exame pode visualizar. Ela é indicada para qualquer tipo de paciente, e principalmente se usa a voz de forma profissional. Fazemos este exame na Otovoice.

Sabryna Farneze

Otorrino

Rio de Janeiro

Agendar uma visita

Também denominada estroboscopia laríngea, trata-se de um exame detalhado da laringe, que investiga a causa de alterações vocais, buscando possíveis patologias. Trata-se de um procedimento indolor, porém pacientes que apresentam muito reflexo ao toque na garganta podem necessitar de anestesia com spray.

Quais profissionais realizam Videolaringoestroboscopia?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.