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Ler mais07/02/2025
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Classificação geral
Dra.Tabata é simplesmente maravilhosa, atenciosamente,carinhosa, super acolhedora, estamos adorando passar nossa filha com ela, super recomendo!
A Tabata é uma excelente profissional, atenciosa, cuidadosa e comprometida.
Eu ameeeeei.. Foi a minha primeira consulta com um psicólogo e fiquei super a vontade ela é perfeita
Atendimento humanizado, explicações detalhadas, acolhedora , empatia e profissional, otimo acompanhamento para minha filha.Altamente recomendável!
Tabata tem nos ajudado tanto com nosso filho, como toda rotina familiar! Tem sido uma experiência muito boa como uma profissional que realmente sabe o que está fazendo.
João conta os dias para ver a Tia Tabata, só gratidão!
Que profissional ! Que amor pela profissão e pelos nossos pequenos. Lucca amou vc ! sei que está no começo mas já estamos confiantes no seu trabalho !!! Muito obrigada !!.
25 dúvidas de pacientes respondidas na Doctoralia
O Psicopedagogo também faz avaliação neurocognitiva?
A avaliação neurocognitiva é feita por um neuropsicólogo e trata-se de um mapeamento detalhado de toda cognição do sujeito, a partir dessa avaliação são realizados os encaminhamentos necessários para cada caso. Porém existem formas menos aprofundadas, mais direcionadas para aprendizagem e essa sim são feitas por psicopedagogas.
Minha filha completou 4 anos no fim de maio e está no Pré I na escola; ela entrou para a escola.este ano. Ensinaram as vogais, agora estão na consoante P, nos números estão no 15. Ela tem tido dificuldade em reconhecer e escrever as letras e os números. Se peço para ela contar sozinha, ela vai bem até o 11, já era assim antes mesmo de começar a escola. As vogais ela também já sabia antes, mas a "Leiturinha" e escrita na escola estão difíceis. Principalmente as consoantes. Estamos no início de setembro e pelo visto esses números vão até o 30 até o fim do ano! Se eu falo uma consoante seguida de uma vogal, ela me fala uma palavrinha que começa pelo som, mas a leitura e escrita que a escola está cobrando está difícil para ela... Ela só tem recebido CD (com dificuldade) e "precisa treinar mais" nas avaliações e atividades de sala de aula... Não sei, mas sinto que a forma como a escola está cobrando está meio exagerada... A pedagoga, em julho, falou comigo inclusive sobre ela refazer o Pré I ano que vem, ou seja, repetir o ano... Outra coisa, eles só trabalham com letra cursiva, que psicomotoramente é bem mais difícil para a criança desenvolver... Será que minha filha está mesmo atrasada no desenvolvimento?
Boa noite, entendo suas questões, por isso vou descrever o que é esperado para uma criança de 4 anos, é claro que esses marcos devem ser interpretados com alguma amplitude, dando à criança tempo para se desenvolver em seu próprio ritmo e devem servir, apenas, de ponto de partida para uma observação mais direcionada, notando atraso de maneira persistente sugiro que busque ajuda profissional.
Espera-se que uma criança entre 4 /5 anos saiba falar aproximadamente 1.500 a 2.000 palavras, compreende o conceito de se/então (“Se tocar no fogão pode se queimar”), abotoa e desabotoa; corta e cola de maneira otimizada; copia triângulo e quadrado, saiba contar e identificar os números até 10, reconheça quase todas as letras do alfabeto, está praticando a escrita do nome. A letra cursiva, possivelmente vem sendo apenas apresentada para que ela vá se familiarizando. Porém, tudo depende do quanto a criança foi estimulada, exemplo, crianças com 6 anos que nunca recortaram, possivelmente não tem habilidade para recorte, pois muitos dos movimentos da coordenação motora fina são aprimorados na medida em que são treinados. Sua filha ingressou na escola esse ano, é possível que apresente dificuldade por falta de estímulos pedagógicos.
Se está sentido que a escola está cobrando mais do que deveria, eu realmente sugiro que agende uma reunião com a coordenadora e com a professora, relate suas questões e ouça o que elas tem a dizer. E se realmente lhe indicarem algum tipo de “atraso”, busque uma Psicopedagoga. A avaliação psicopedagógica é feita para identificar os atrasos, as dificuldades, os bloqueios e constrói uma linha de intervenção exatamente nas questões apresentadas.
Estou à disposição!
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