Dr. Alexandre Mattos

Psicólogo mais

São Paulo 1 endereço

Aceita apenas pacientes particulares

Número de registro: CRP SP 06/52692

6 opiniões

Experiência

Sou Psicólogo formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie em 1997. Desde minha formação venho me dedicando à área Clínica e Social. Na vertente clínica, me especializei em Psicologia da Saúde na UNIFESP/ Escola Paulista de Medicina. Na área acadêmica, no programa de Psicologia Social (PUC-SP), pesquisei a temática da violência e suas implicações éticas nas práticas sociais cotidianas. Minha dissertação de mestrado versou sobre a violência na escola a partir dos discursos dos professores de ensino fundamental. No doutorado, estudei a insegurança alimentada pela circulação de notícias sobre criminalidade na mídia impressa e televisiva. Atuei na elaboração e condução de cursos sobre educação preventiva em HIV/AIDS/DST´s/Drogas na cidade de São Paulo, Francisco Morato e Caieiras, dirigidos a profissionais da Saúde e Educação. Em 2011 e 2012 exerci a função de psicólogo no Depto de Perícias Médicas do Estado, realizando psicodiagnósticos para fins periciais.
Fui professor no curso de Psicologia das Faculdades/Universidades Uninove, FMU, São Judas e São Camilo, ministrando disciplinas de Psicodiagnóstico, Psicoterapia Breve, Psicanálise, Psicologia Social e Método de Rorschach (Sistema Exner); e supervisionando estágios em Psicodiagnóstico e Psicoterapia Breve. Minha missão como profissional é ajudar a pessoa a retomar seu desenvolvimento por meio da autorrealização, que se dará por meio da aceitação, flexibilização psicológica e condutas apoiadas em valores. Alinho-me, portanto, às discussões teóricas que concebem o ser humano como um ser fundamentalmente relacional. Por esta razão, meu campo de interesse aborda temas relacionados à Prática Psicoterápica, Psicanálise Interpessoal de Harry Stack Sullivan, Psicanálise Cultural de Karen Horney (humanista), Teoria das Relações Objetais de Ronald Fairbairn e John Sutherland; Teoria do Construto Pessoal de George Kelly e Terapia de Aceitação e Compromisso de Steven C. Hayes.
mais Sobre mim

Abordagem terapêutica

Psicoterapia individual

Experiência em:

  • Psicologia clínica
  • Psicodiagnóstico
  • Perícia psicológica
  • Saúde mental

Planos de saúde não aceitos

Este especialista só aceita pacientes particulares. Você pode pagar particular para marcar, ou encontrar outro especialista que aceite o seu plano de saúde.

Consultórios (2)

Ampliar o mapa abre num novo separador
Consultório particular

Rua Alves Guimarães, 462, cj. 92, Pinheiros, São Paulo 05410-000

Disponibilidade

Este especialista não oferece agendamento online neste endereço

Ampliar o mapa abre num novo separador

Disponibilidade

Este especialista não oferece agendamento online neste endereço

Serviços e preços

  • Primeira consulta psicologia


  • Laudo Pericial


  • Testes Projetivos


  • Teste HTP (House, tree, person)


  • Terapia Cognitiva


Artigos

Terapia Cognitiva

Terapia de Aceitação e Compromisso: Esta abordagem, desenvolvida por Steven C. Hayes, tem por objetivo ajudar os clientes a desenvolverem maior flexibilidade nas relações interpessoais. Não se busca a eliminação de sintomas ou sentimentos negativos, mas desenvolve-se a aceitação destes sentimentos, não reagindo exageradamente a eles. Na medida em que a pessoa começa a se sentir melhor, sua visão de mundo se modifica, pois os valores assumem uma orientação fundamental na forma como se coloca nas relações interpessoais e na relação consigo própria.


Psicoterapia breve

A técnica que eu utilizo com meus clientes é a chamada "Terapia de Aceitação e Compromisso". Esta técnica, desenvolvida por Steven C. Hayes, tem por objetivo ajudar os clientes a desenvolverem maior flexibilidade nas relações interpessoais. Não se busca a eliminação de sintomas ou sentimentos negativos, mas desenvolve-se a aceitação destes sentimentos, não reagindo exageradamente a eles. Na medida em que a pessoa começa a se sentir melhor, sua visão de mundo se modifica, pois os valores assumem uma orientação fundamental na forma como se coloca nas relações interpessoais e na relação consigo própria.

Veja todos os artigos

6 opiniões

Todas as opiniões são importantes, por isso os especialistas não podem pagar para alterar ou excluir uma opinião. Saiba mais. Saber mais sobre pareceres
  • S

    Na primeira conversa senti que o tempo é curto, tenho muito a dizer... Mas gostei muito, senti que vai ajudar vencer os meus fantasmas.

     • Atendimento online  • 

  • P

    Doutor é fora da curva. Excelente profissional, muito calmo, sereno, atencioso e profissional. Nossas consulta foram muito ricas e produtivas. Espero retornar em breve. Alexandre é show de bola.

     • Atendimento online  • 

  • P

    Doutor é fora da curva. Acessível, sereno, muito transparente e um excelente psicólogo. As nossas consultas sempre foram muito produtivas e de grande ajuda.

     • Atendimento online  • 

  • L

    Alexandre é um profissional extremamente delicado as suas questões. Um profissional competente, atencioso que faz você enxergar suas questões mais profundas. Excelente profissional.

     • Atendimento online Teleconsulta  • 

  • L

    Muito Atencioso e Profissional, me Senti Bastante Confortável Durante Toda Consulta,Recomendo a Todos.

     • Atendimento online Teleconsulta  • 

  • N

    Dr. Alexandre é atencioso, boa escuta, dá retorno durqnte o atendimento e me deixou muito à vontade

     • Atendimento online Outro  • 

    Dr. Alexandre Mattos

    Obrigado Natascha pelas palavras. Obrigado também pela confiança depositada. Abraços Alexandre


Ocorreu um erro, tente outra vez

Dúvidas respondidas

1 dúvidas de pacientes respondidas na Doctoralia

Pergunta sobre Depressão

O medo de ter DEPRESSÃO pode desencadear uma?

Toda pessoa que passa ou já passou por um episódio depressivo sabe o quanto é difícil este processo. As ideias pessimistas em relação ao mundo, às pessoas e a si próprio minam esforços de superação. No entanto, com a devida ajuda (social, psicológica e médica), muitas pessoas superam. O medo de ter uma recaída já sinaliza alguma fragilidade que a pessoa está vivenciando. Seja ela no meio social (isolamento, falta de apoio) ou em si mesmo (não encontrar os recursos necessários para enfrentar adversidades, autoestima reduzida). Portanto, o medo de ter uma depressão pode sim desencadeá-la se a pessoa não puder encontrar em si recursos de enfrentamento.

Dr. Alexandre Mattos

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.

Perguntas frequentes