Dr. Alexandre Mattos

Psicólogo · Mais

São Paulo 1 endereço

Número de registro: CRP SP 06/52692

6 opiniões

Experiência

Sou Psicólogo formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie em 1997. Desde minha formação venho me dedicando à área Clínica e Social. Na vertente clínica, me especializei em Psicologia da Saúde na UNIFESP/ Escola Paulista de Medicina. Na área acadêmica, no programa de Psicologia Social (PUC-SP), pesquisei a temática da violência e suas implicações éticas nas práticas sociais cotidianas. Minha dissertação de mestrado versou sobre a violência na escola a partir dos discursos dos professores de ensino fundamental. No doutorado, estudei a insegurança alimentada pela circulação de notícias sobre criminalidade na mídia impressa e televisiva. Atuei na elaboração e condução de cursos sobre educação preventiva em HIV/AIDS/DST´s/Drogas na cidade de São Paulo, Francisco Morato e Caieiras, dirigidos a profissionais da Saúde e Educação. Em 2011 e 2012 exerci a função de psicólogo no Depto de Perícias Médicas do Estado, realizando psicodiagnósticos para fins periciais.
Fui professor no curso de Psicologia das Faculdades/Universidades Uninove, FMU, São Judas e São Camilo, ministrando disciplinas de Psicodiagnóstico, Psicoterapia Breve, Psicanálise, Psicologia Social e Método de Rorschach (Sistema Exner); e supervisionando estágios em Psicodiagnóstico e Psicoterapia Breve. Minha missão como profissional é ajudar a pessoa a retomar seu desenvolvimento por meio da autorrealização, que se dará por meio da aceitação, flexibilização psicológica e condutas apoiadas em valores. Alinho-me, portanto, às discussões teóricas que concebem o ser humano como um ser fundamentalmente relacional. Por esta razão, meu campo de interesse aborda temas relacionados à Prática Psicoterápica, Psicanálise Interpessoal de Harry Stack Sullivan, Psicanálise Cultural de Karen Horney (humanista), Teoria das Relações Objetais de Ronald Fairbairn e John Sutherland; Teoria do Construto Pessoal de George Kelly e Terapia de Aceitação e Compromisso de Steven C. Hayes.
mais Sobre mim

Abordagem terapêutica

Psicoterapia individual

Experiência em:

  • Psicologia clínica
  • Psicodiagnóstico
  • Perícia psicológica
  • Saúde mental

Pacientes que trato

Adultos
Crianças

Serviços e preços

  • Primeira consulta psicologia


  • Laudo Pericial


  • Testes Projetivos


  • Teste HTP (House, tree, person)


  • Terapia Cognitiva


Artigos

Terapia Cognitiva

Terapia de Aceitação e Compromisso: Esta abordagem, desenvolvida por Steven C. Hayes, tem por objetivo ajudar os clientes a desenvolverem maior flexibilidade nas relações interpessoais. Não se busca a eliminação de sintomas ou sentimentos negativos, mas desenvolve-se a aceitação destes sentimentos, não reagindo exageradamente a eles. Na medida em que a pessoa começa a se sentir melhor, sua visão de mundo se modifica, pois os valores assumem uma orientação fundamental na forma como se coloca nas relações interpessoais e na relação consigo própria.


Psicoterapia breve

A técnica que eu utilizo com meus clientes é a chamada "Terapia de Aceitação e Compromisso". Esta técnica, desenvolvida por Steven C. Hayes, tem por objetivo ajudar os clientes a desenvolverem maior flexibilidade nas relações interpessoais. Não se busca a eliminação de sintomas ou sentimentos negativos, mas desenvolve-se a aceitação destes sentimentos, não reagindo exageradamente a eles. Na medida em que a pessoa começa a se sentir melhor, sua visão de mundo se modifica, pois os valores assumem uma orientação fundamental na forma como se coloca nas relações interpessoais e na relação consigo própria.

Veja todos os artigos

Consultórios (2)

Ampliar o mapa abre num novo separador
Consultório particular

Rua Alves Guimarães, 462, cj. 92, Pinheiros, São Paulo 05410-000

Disponibilidade

Este especialista não oferece agendamento online neste endereço

Ampliar o mapa abre num novo separador

Disponibilidade

Este especialista não oferece agendamento online neste endereço

Planos de saúde não aceitos

Este especialista só aceita pacientes particulares. Você pode pagar particular para marcar, ou encontrar outro especialista que aceite o seu plano de saúde.

6 opiniões

Todas as opiniões são importantes, por isso os especialistas não podem pagar para alterar ou excluir uma opinião. Saiba mais. Saber mais sobre pareceres
  • S

    Na primeira conversa senti que o tempo é curto, tenho muito a dizer... Mas gostei muito, senti que vai ajudar vencer os meus fantasmas.

     • Atendimento online  • 

  • P

    Doutor é fora da curva. Excelente profissional, muito calmo, sereno, atencioso e profissional. Nossas consulta foram muito ricas e produtivas. Espero retornar em breve. Alexandre é show de bola.

     • Atendimento online  • 

  • P

    Doutor é fora da curva. Acessível, sereno, muito transparente e um excelente psicólogo. As nossas consultas sempre foram muito produtivas e de grande ajuda.

     • Atendimento online  • 

  • L

    Alexandre é um profissional extremamente delicado as suas questões. Um profissional competente, atencioso que faz você enxergar suas questões mais profundas. Excelente profissional.

     • Atendimento online Teleconsulta  • 

  • L

    Muito Atencioso e Profissional, me Senti Bastante Confortável Durante Toda Consulta,Recomendo a Todos.

     • Atendimento online Teleconsulta  • 

  • N

    Dr. Alexandre é atencioso, boa escuta, dá retorno durqnte o atendimento e me deixou muito à vontade

     • Atendimento online Outro  • 

    Dr. Alexandre Mattos

    Obrigado Natascha pelas palavras. Obrigado também pela confiança depositada. Abraços Alexandre


Ocorreu um erro, tente outra vez

Dúvidas respondidas

1 dúvidas de pacientes respondidas na Doctoralia

Pergunta sobre Depressão

O medo de ter DEPRESSÃO pode desencadear uma?

Toda pessoa que passa ou já passou por um episódio depressivo sabe o quanto é difícil este processo. As ideias pessimistas em relação ao mundo, às pessoas e a si próprio minam esforços de superação. No entanto, com a devida ajuda (social, psicológica e médica), muitas pessoas superam. O medo de ter uma recaída já sinaliza alguma fragilidade que a pessoa está vivenciando. Seja ela no meio social (isolamento, falta de apoio) ou em si mesmo (não encontrar os recursos necessários para enfrentar adversidades, autoestima reduzida). Portanto, o medo de ter uma depressão pode sim desencadeá-la se a pessoa não puder encontrar em si recursos de enfrentamento.

Dr. Alexandre Mattos

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.

Perguntas frequentes