Dra. Aline Moreira Nabuco de Oliveira

Endocrinologista mais

Rio de Janeiro 2 endereços

Número de registro: CRM RJ 750360 - RQE Nº: 44628

166 opiniões
Tempo estimado de resposta:

Experiência

Nas consultas procuro conhecer meus pacientes em detalhes. Gosto de saber todo seu histórico médico desde a infância, além de conhecer também o lado emocional que pode influenciar na saúde do paciente. Após este histórico completo, faço um exame físico completo do paciente. Após isso avalio todos os exames prévios que o paciente já tenha. A partir daí converso com o paciente sobre a minha impressão diagnostica, sobre a necessidade de novos exames para complementar a avaliação, ou se já é possível iniciar o tratamento. Em relação às possibilidades de tratamento sempre explico ao paciente todo o tratamento, deixando que ele também possa participar das decisões sobre seu tratamento. Procuro acompanhar a evolução do tratamento me deixando acessível ao paciente sempre que for necessário.
mais Sobre mim
  • Reconhecimento pela performance e engajamento na Doctoralia, tornando a experiência em saúde mais humana.
  • Reconhecimento pela performance e engajamento na Doctoralia, tornando a experiência em saúde mais humana.

Planos de saúde aceitos

Os planos de saúde são aceitos, mas a cobertura varia de acordo com o local e o serviço. Confirme durante a etapa de agendamento!

Consultórios (3)

Ampliar o mapa abre num novo separador
Consultório particular

Avenida das Américas, 3500 (Bloco 4 - Sala 538/539, Condomínio Le Monde), Barra Da Tijuca, Rio de Janeiro

Disponibilidade

Número de telefone

(21) 3546...
(21) 2135...
Ampliar o mapa abre num novo separador
Ampliar o mapa abre num novo separador
Consultório particular

Rua Conde de Bonfim, 310 (sala 504 - Praça Sãens Pena), Tijuca, Rio de Janeiro

Disponibilidade

Número de telefone

(21) 99070...
Ampliar o mapa abre num novo separador

Disponibilidade

Número de telefone

(21) 99070...

Serviços e preços

  • Primeira consulta Endocrinologia e Metabologia


  • Retorno de consultas Endocrinologia e Metabologia


  • Teleconsulta


  • Avaliação pré-operatória


  • Bioimpedância


Artigos

Hipotireoidismo

O hipotireoidismo é a doença mais frequente da tireoide. Significa que a glândula produz hormônio tireoidiano em quantidades insuficientes. Acomete mais mulheres que homens, com a incidência aumentando com a idade. Existem varias causa que podem ser responsáveis pelo desenvolvimento do hipotireoidismo. A principal causa é a tireoide de Hashimoto. Outras causas incluem medicamentos, congênita, pós -radioterapia do pescoço, etc. A dosagem de TSH (hormônio estimulador da tireoide, produzido por outra glândula, a hipófise) mede a quantidade deste hôrmonio circulante. O TSH aumentado pode significar que a tireoide não está produzindo adequadamente os hormônios T3 e T4.


Estado Pré-Diabético

O pré diabetes é definido quando a glicose estiver em jejum entre 99 e 125 mg/dl ou 2 horas após a ingestão da glicose 75 g entre 140 e 199 mg/dl. O pré diabetes é fator de risco para o desenvolvimento do diabetes, e por isso o paciente iniciar um acompanhamento com dieta e atividade física, e em alguns casos pode ser usado medicamentos para prevenir o desenvolvimento do diabetes.


Cirurgia bariátrica

A cirurgia bariátrica pode ser indicada para pacientes com IMC maior que 35 associado a doenças como diabetes, pressão alta, colesterol alta, gordura no fígado, aumento do acido úrico, síndrome dos ovários policísticos, refluxo gastro-esofágico, síndrome da apneia do sono,ou IMC maior 40, e que tenham tentado emagrecer com auxilio de médico ou nutricionista por mais de 2 anos. O paciente deve ser avaliado antes da cirurgia por uma equipe de profissionais como nutricionista, endocrinologista, psicologo ou psiquiatra, cardiologista e o cirurgião bariátrico. Este acompanhamento deve permanecer após a cirurgia para ajudar o paciente obter bons resultados.


Nódulo da glândula tireóide

O nódulo de tireoide é uma alteração bastante comum podendo ser encontrado em 50 a 70% dos ultrassons da tireoide. Sua avaliação deve ser iniciada através de um bom ultrassom que irá descrever as características do nódulo como o tamanho, margens, presença de halo, presença de microcalcificações. Além disso, deve ser solicitado exame de sangue para avaliar função tireoidiana (TSH e T4 livre). De acordo com estes resultados será avaliada a necessidade de realização de punção deste nódulo.


obesidade

O diabetes é diagnosticado quando a glicose de jejum está maior ou igual a 126 mg/dl, devendo ser confirmada mais uma vez, se a hemoglobina glicada for maior que 6,5% ou se a glicose 2 horas após o paciente tomar 75 gramas de glicose estiver acima de 200 mg/dl. O tratamento é realizado com dieta, atividade física e uso de medicamentos. Atualmente existem muitos tipos de medicamentos para tratar o diabetes de forma segura. O acompanhamento deve ser feito com endocrinologista a cada 3 meses. O tratamento adequado previne as complicações do diabetes.


Diabetes gestacional

Alteração da glicose que é encontrada durante a gestação. O tratamento é iniciado com dieta, atividade física e monitorização da glicose. Os valores normais de glicose antes das refeições (café, almoço e jantar) são: 95 mg/dl, 1 h após a refeição até 140 mg/dl e 2 h após até 120 mg/dl. Caso os valores fiquem acima deverá ser avaliado a necessidade de se iniciar insulina. Também será avaliado no ultrassom se o tamanho do bebe, a quantidade de líquido amniótico. Após o parto na maioria das mamães o diabetes melhora, mas devem fazer um acompanhamento para prevenção do prevenção.

Veja todos os artigos

166 opiniões

Todas as opiniões são importantes, por isso os especialistas não podem pagar para alterar ou excluir uma opinião. Saiba mais. Saber mais sobre pareceres
  • E

    Excelente profissional. Extremamente atenciosa e paciente.

     • Consultório particular Retorno de consultas Endocrinologia e Metabologia  • 

  • L

    Sempre atenciosa e excelente. Meu filho é paciente.

     • Consultório particular Retorno de consultas Endocrinologia e Metabologia  • 

  • P

    Atenciosa, simpática e tira todas as duvidas.
    Pontual e uma avaliação completa e cuidadosa.

     • Consultório particular Check up  • 

  • C

    Profissional atenciosa, detalhista, atualizada e competente!!

     • Consultório particular Retorno de consultas Endocrinologia e Metabologia  • 

  • M

    Dra. Aline é extremamente atenciosa, competente e atualizada, pratica uma Medicina humanizada com resultados significativos para a recuperação, preservação e promoção da saúde.

     • Consultório particular Retorno de consultas Endocrinologia e Metabologia  • 

  • A

    Médica excelente! Empática, atenciosa, agradável. Antes dela, nunca tinha conhecido um médico que não se importasse com o tempo da consulta, te deixando à vontade para explicar as razões que te conduziram até ela.

     • Consultório particular Check up  • 

  • L

    Sou paciente da D Aline Nabuco a muitos anos, excelente médica e pessoa maravilhosa.

     • Consultório particular Check up  • 

  • A

    Aline é uma médica diferenciada. Além de ter um conhecimento profundo de temas da saúde, é uma profissional detalhista. Cuida tanto do diabetes quanto dos problemas satélites que afetam a doença. Uma médica fora de série.

     • Consultório particular Controle de Glicemia  • 

  • T

    Médica maravilhosa.
    Muito detalhista
    Consulta bem minuciosa

     • Consultório particular Primeira consulta Endocrinologia e Metabologia  • 

  • I

    Ela é MARAVILHOSA! Atende muito bem. Muito competente. Super satisfeita!

     • Consultório particular Check up  • 

Ocorreu um erro, tente outra vez

Dúvidas respondidas

43 dúvidas de pacientes respondidas na Doctoralia

Pergunta sobre Biopsia da tireoide

Meu PAAF deu insatisfatório, o médico disse que não é maligno e que não preciso ficar tomando medicação tava medindo 6cm após a punção ficou em 2.9cm sendo que depois que fiz sinto um incômodo uma leve dor e latejar...é possível ser alergia da anestesia?

Nódulos tireoidianas devem ser avaliados pelo tamanho e outras características ao ultra-som realizado por um radiologista que seja especialista em tireoide.Alem disso devem ser realizados exames de sangue para avaliar se função da tireoide está normal ou não e se há doença autoimune da tireoide. De acordo com estas características o endocrinologista irá avaliar se será necessário pedir uma punção ou cintilografia da tireoide ou apenas acompanhamento com ultra-som. E além disso abaloara se há necessidade de cirurgia ou não.

Dra. Aline Moreira Nabuco de Oliveira

Pergunta sobre Diabetes Tipo 2

Minha mae é diabetica. Cuido da alimentacao dela e tenho duvida do q pode comer. Ela pode comer peixe???

O Paciente diabético deve ter uma alimentação saudável. Deve comer a cada 3 horas. Deve ter uma alimentação rica em legumes e verduras, proteínas magras como a do peixe que e excelente.Evitar frituras. Carboidratos dar sempre preferencia aos integrais.Frutas podem mas com moderação, dando sempre preferencia a comer a fruta em vez de beber sucos.

Dra. Aline Moreira Nabuco de Oliveira
Ver todas as respostas

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.

Perguntas frequentes