O que é?

O abdome agudo ou síndrome do abdome agudo é uma doença caracterizada por uma crise com dor intensa e aguda na região do abdome. Essa crise pode durar até quatro horas.

Qual é a causa?

O número de fatores capazes de gerar a crise do abdome agudo é grande. Muitos deles sequer são detectados. A maioria dos fatores causadores do abdome agudo, no entanto, está relacionada com a obstrução no tubo digestivo, de dutos biliares e pancreáticos, dos ureteres, das trompas uterinas e de vasos. Oclusão intestinal, cólica nefrética e infarto mesentérico, por exemplo, são geradores do quadro. Em outras oportunidades a obstrução não é total, mas favorece o surgimento de bactérias que provocam doenças (apendicite, colecistite, diverticulite, salpingite) ou produzem enzimas (pancreatite) capazes de gerar a crise de abdome agudo. Há também as perfurações que provocam dor intensa. Úlcera perfurada, perfuração da alça intestinal ou ruptura de um aneurisma fazem parte desse grupo.

Quais os sintomas?

A dor aguda e contínua é o sintoma da síndrome do abdome agudo.

Como fazer o diagnóstico?

Por ter um grande número de fatores causadores, o abdome agudo apresenta dificuldades para seu diagnóstico. O exame físico não é suficiente para dar a certeza do diagnóstico sendo necessário recorrer a outros recursos. Há a possibilidade de contar com exames de sangue (hemograma, amilase e lípase, glicemia, gasometria arterial e BHCG – este último para mulheres em idade fértil) e de imagem (raios-X, ultrassonografia abdominal e tomografia computadorizada abdominal).

Qual o tratamento?

Quando há o quadro de dor aguda, deve-se evitar o uso de analgésico para evitar que os sintomas sejam mascarados dificultando um diagnóstico preciso. Em alguns casos, a dor passa sem que tenha se chegado a uma conclusão. Na maioria dos casos da síndrome do abdome agudo, no entanto, a cirurgia é o único tratamento adequado.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Sugiro procurar um fisioterapeuta dermatofuncional para tratar as aderências

Olá, bom dia! É comum sentir dormência local após passar muito tempo sentado na mesma posição. O que não é comum é esses sintomas serem muito prolongados, estarem piorando com o passar do tempo…

Clínico, Cirurgião Geral, Cirurgião do Aparelho digestivo vão te ajudar nessa investigação inicial.

A definição de abdome agudo é uma dor abdominal que leva o paciente a procurar atendimento médico. São várias as causas, algumas podem ser prevenidas e outras não. Dentre as causas preveníveis…

Abdomen agudo é nome que se dá a uma quadro clínico de forte dor abdominal de forma aguda. As causas dessas fortes dores abdominais são diversas e o diagnóstico correto é um desafio clínico,…

"Abdome agudo" é o nome dado para um quadro abdominal doloroso que pode ter várias origens sérias (inflamações, perfurações, transtornos de circulação intestinal, hemorragias). Para…

Pode ser um quadro relacionado a aderências, chamado de Síndrome Aderencial. Muitas vezes a pessoa já foi submetida a alguma cirurgia anterior há vários anos, mas pode ocorrer devido a processos…