Abdome agudo - Informações, especialistas e perguntas frequentes

O que é?

O abdome agudo ou síndrome do abdome agudo é uma doença caracterizada por uma crise com dor intensa e aguda na região do abdome. Essa crise pode durar até quatro horas.

Qual é a causa?

O número de fatores capazes de gerar a crise do abdome agudo é grande. Muitos deles sequer são detectados. A maioria dos fatores causadores do abdome agudo, no entanto, está relacionada com a obstrução no tubo digestivo, de dutos biliares e pancreáticos, dos ureteres, das trompas uterinas e de vasos. Oclusão intestinal, cólica nefrética e infarto mesentérico, por exemplo, são geradores do quadro. Em outras oportunidades a obstrução não é total, mas favorece o surgimento de bactérias que provocam doenças (apendicite, colecistite, diverticulite, salpingite) ou produzem enzimas (pancreatite) capazes de gerar a crise de abdome agudo. Há também as perfurações que provocam dor intensa. Úlcera perfurada, perfuração da alça intestinal ou ruptura de um aneurisma fazem parte desse grupo.

Quais os sintomas?

A dor aguda e contínua é o sintoma da síndrome do abdome agudo.

Como fazer o diagnóstico?

Por ter um grande número de fatores causadores, o abdome agudo apresenta dificuldades para seu diagnóstico. O exame físico não é suficiente para dar a certeza do diagnóstico sendo necessário recorrer a outros recursos. Há a possibilidade de contar com exames de sangue (hemograma, amilase e lípase, glicemia, gasometria arterial e BHCG – este último para mulheres em idade fértil) e de imagem (raios-X, ultrassonografia abdominal e tomografia computadorizada abdominal).

Qual o tratamento?

Quando há o quadro de dor aguda, deve-se evitar o uso de analgésico para evitar que os sintomas sejam mascarados dificultando um diagnóstico preciso. Em alguns casos, a dor passa sem que tenha se chegado a uma conclusão. Na maioria dos casos da síndrome do abdome agudo, no entanto, a cirurgia é o único tratamento adequado.

Especialistas em abdome agudo

Encontre um especialista em Abdome Agudo na sua cidade:
Luiz Guilherme Oliveira Ximenes

Luiz Guilherme Oliveira Ximenes

Cirurgião geral

Maringá

Henrique Dametto Giroud Joaquim

Henrique Dametto Giroud Joaquim

Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral

São Paulo

Marcos Antonio Dib

Marcos Antonio Dib

Cirurgião geral, Especialista em medicina estética

Bragança Paulista

Rafael Gonçalves Nicastro

Rafael Gonçalves Nicastro

Cirurgião geral, Cirurgião do aparelho digestivo

São Paulo

Pablo Mondragón

Pablo Mondragón

Oncologista, Cirurgião geral

Mossoró

João Luiz Arantes de Freitas

João Luiz Arantes de Freitas

Cirurgião geral

Ceilândia

Perguntas sobre Abdome agudo

Nossos especialistas responderam a 6 perguntas sobre Abdome agudo

Dr. Vinicius Vieira Simonetti
Dr. Vinicius Vieira Simonetti
Cirurgião oncológico, Cirurgião geral
São Paulo
A definição de abdome agudo é uma dor abdominal que leva o paciente a procurar atendimento médico. São várias as causas, algumas podem ser prevenidas e outras não. Dentre as causas preveníveis…
2 respostas

 Marcus Vinicius Menegasse Camara
Marcus Vinicius Menegasse Camara
Cirurgião de cabeça e pescoço, Cirurgião geral
Colatina
Abdomen agudo é nome que se dá a uma quadro clínico de forte dor abdominal de forma aguda. As causas dessas fortes dores abdominais são diversas e o diagnóstico correto é um desafio clínico,…
1 respostas

Dr. Chris Ferdinãnd Trevisan Ebsworth
Dr. Chris Ferdinãnd Trevisan Ebsworth
Cirurgião geral
São Paulo
Não tem como responder sua pergunta sem um exame físico detalhado e histórico completo! Qualquer coisa estou a disposição!
1 respostas

Especialistas falam sobre Abdome Agudo

Abdômen agudo e' o nome dado a qualquer quadro de dor abdominal súbita ou persistente. A avaliação por um especialista experiente e habilidoso e' fundamental, pois ha vários diagnósticos possíveis, cada qual exigindo uma abordagem especifica e precisa.

Carlos Bernardo Cola

Oncologista, Cirurgião geral

Rio de Janeiro

Quais profissionais tratam Abdome agudo?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.