O que é?

Aneurisma é uma dilatação permanente de um vaso sanguíneo. Isso ocorre quando ele perde sua elasticidade. O grande perigo é o rompimento. Quando essa condição se localiza na aorta abdominal infrarrenal, é chamada de aneurisma da aorta abdominal. Considera-se aneurisma quando a dilatação é igual ou maior que quatro centímetros.

Qual é a causa?

Não é conhecida a causa da dilatação da aorta abdominal. Todavia, são apontados alguns fatores que aumentam o risco de a pessoa desenvolver essa doença: hábito de fumar, pressão alta, colesterol alto, enfisema e obesidade. A doença é mais comum em homens com idade igual ou maior que 60 anos. Embora não exista comprovação, há a possibilidade de fatores hereditários também influírem no desenvolvimento da doença.

Quais os sintomas?

Na maioria das vezes o aneurisma da aorta abdominal não apresenta qualquer sintoma. Por vezes o paciente pode dizer que sente um desconforto no estômago. A dor só aparece mesmo quando o aneurisma se rompeu ou tenha iniciado o processo de ruptura. Nesse caso, a dor pode se irradiar para virilha, nádegas e pernas. Pele fria e úmida, náusea, vômitos, alteração da frequência cardíaca também fazem parte dos sintomas que conduzem o paciente para o estado de choque.

Como fazer o diagnóstico?

O aneurisma da aorta abdominal pode ser detectado através de um exame clínico comum. O médico consegue perceber sua presença apalpando a região. Para confirmar o diagnóstico, é possível a utilização de exame de raios-x. Também são utilizados exames de imagem como ecografia abdominal, arteriografia (ou aortografia) e ressonância magnética.

Qual o tratamento?

Quando o aneurisma da aorta se rompeu ou está em processo de ruptura, a cirurgia aberta é a única opção. No caso de aneurisma ser descoberto em seu início, médico e paciente podem optar por um tratamento conservador. Isso significa consultas e exames periódicos para verificar o ritmo de crescimento do aneurisma. Recomenda-se a cirurgia quando o aneurisma atinge um tamanho igual ou superior a 5,5 centímetros. Quando a cirurgia é feita precocemente, ela tem maior possibilidade de sucesso que as operações de emergência realizadas quando o aneurisma se rompe.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Dr. Mauricio de Amorim Aquino
Angiologista, Cirurgião vascular
Salvador
Os cuidados necessários após a correção dos aneurismas de aorta levam em consideração uma série de fatores, como a técnica utilizada (aberta ou endovascular), idade do paciente, doenças associadas,…

Dr. Lucas Demétrio
Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral
Rio de Janeiro
Na ultrassonografia de abdome é possível avaliar o aneurisma de aorta abdominal.

O ideal é sempre ser acompanhado por um médico capacitado.

O aneurisma de aorta abdominal pode ser detectado por uma ultrassonografia com doppler colorido, que é um exame não invasivo. Porém o exame mais preciso é uma angiotomografia de aorta. Consulte…

Dr. Alex Lederman
Cirurgião vascular
São Paulo
Aneurismas saculares são sempre de indicação cirurgica, independente do tamanho, pois apresentam maior tendencia a ruptura. A via cirurgica, aberta ou endovascular, deve ser definida baseada…

A taxa de mortalidade de um aneurisma de aorta abdominal não está relacionada ao tamanho do aneurisma e sim as comorbidades do paciente : hipertensão, dislipidemia, idade , diabetes , dentre…

Dr. Carlos Alberto Sian de Oliveira
Cirurgião vascular
São Paulo
A raiz da aorta pode ser muito calibrosa. 44mm pode ser um tamanho aceitável e, provavelmente, não cirúrgico. Entretanto, a visualização das imagens da angiotomografia é fundamental para que…

Dr. Fabio Stiven Leonetti
Cirurgião geral
Rio de Janeiro
Você deve consultar um CLÍNICO GERAL inicialmente, pois várias doenças podem cursar com dor abdominal. Se for de forte intensidade, procure a meergência mais próxima.

Dra. Helen Pessoni
Angiologista, Cirurgião vascular
Rio de Janeiro
Se sua sensação é parecida com um batimento de "coração na barriga" é importante que procure um cirurgião vascular para ser avaliado e orientado com urgência, pois pode sim ser um aneurisma!

Dr. Carlos Alberto Sian de Oliveira
Cirurgião vascular
São Paulo
Caso não haja sintomas presentes, ou apenas sintomas leves de dor nas pernas ao caminhar grandes distâncias, o tratamento pode ser medicamentoso/comportamental (parar de fumar, praticar exercícios…