O que são os Coronavírus?

Os coronavírus foram descobertos em meados da década de 1960 e são reconhecidos por sua capacidade de infectar seres humanos e alguns animais (incluindo pássaros e mamíferos). Atacam principalmente as células epiteliais e o trato respiratório, bem como o trato gastrointestinal. Até o momento, sete coronavírus provaram ser capazes de infectar seres humanos.

O que é o Novo Coronavírus?

O novo coronavírus, chamado SARS-CoV-2, é uma nova cepa que nunca foi identificada antes de ser relatada em Wuhan, China, em dezembro de 2019. O SARS-CoV-2 causa a doença viral COVID-19, que em março de 2020 foi anunciado pela OMS como uma pandemia, o que significa que agora afeta o mundo inteiro. Veja as estatísticas para ter uma visão geral da situação global e do seu país.

Para mais informações, consulte: Ministério da Saúde, Organização Pan-Americana da Saúde, Organização Mundial da Saúde (Inglês)

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Dr. Alfredo Toledo e Souza
Reumatologista
Itanhaém
Sim, você deve se considerar imunodeficiente, logo mais susceptível para todas as infecções, desde tuberculose a furúnculos, passando por resfriados, gripes, herpes labial, genital e herpes zoster,…

Dra. Viviane Mauro Corrêa Meyer
Pneumologista pediátrico, Pediatra
Rio de Janeiro
Olá! O uso de corticóides inalatórios como Clenil pode e deve ser mantido em pacientes que já fazem uso, durante a pandemia. Eles não causam maior risco de infecção grave por coronavírus e agora…

Dr. Ricardo Oliveira
Endocrinologista, Médico clínico geral
Rio de Janeiro
A Tireoidite de Hashimoto não se enquadra na lista de doenças que aumentam o risco de complicações por Coronavirus. Você deve seguir as mesmas orientações para a população geral, observando as…

Dr. Victor Hugo Sabino
Cardiologista
Cachoeiro de Itapemirim
O isolamento está sendo recomendado a todos com sintomas de gripe. Caso tenha febre com tosse, coriza e prostração, favor FICAR EM CASA. Só procurar atendimento a saúde se tiver FALTA DE AR associado!

Dr. Cristiano Ruschel
Otorrino
Parauapebas
Até a presente data as condições descritas não foram consideradas como fatores de risco para complicações de infecções pelo vírus Covid-19.

Olá. Não há nenhum remédio, nem homeopático nem alopático para prevenção de SARS-COV2 com evidências que permitam a recomendação na atual situação.

Dr. Cristiano Ruschel
Otorrino
Parauapebas
Até a presente data as rinites ou sinusites não são consideradas fatores de risco para complicações pelo Covid. Mas fique atenta a sintomas como febre e falta de ar.

Não existe uma resposta acurada para essa pergunta. Mas, em princípio, pacientes com hepatite C, sem cirrose, não estariam em maior risco para o COVID-19.

Dra. Olga Vale Oliveira Machado
Médico clínico geral
Fortaleza
O mioflex é a associação de carisopodrol mais cafeína mais diclofenato , não deve ser uma droga de uso contínuo e em tempo de COBID 19. Só tomar se for intensa pois ainda não sabemos como o vírus…

Dra. Olga Vale Oliveira Machado
Médico clínico geral
Fortaleza
Pode mas com cuidado pois a nimesulida com o COVID-19 ainda não está liberado ou melhor sem estudos