Quais são os sintomas?

Os sintomas de uma dor de estômago incluem azia ocasionais, gosto de bile na boca e dor de estômago pode ser pior se você tomar  café, cítricos, alimentos gordurosos, cebola, molho de tomate, álcool ou chocolate. Em alguns casos, o leite pode aliviar a dor. Outros sintomas incluem movimentos intestinais irregulares, constipação e evacuações dolorosas.

Quais são as possíveis causas?

Refluxo gastroesofágico

Normalmente, o problema é causado pelo refluxo ácido do estômago para o esôfago e para a garganta. Ele geralmente  sente como uma queimação no peito ou no estômago. Refluxo gastroesofágico pode ser causado pela abertura dos músculos ao redor da parte superior do estômago porque o estômago está sendo pressionado devido à gravidez ou obesidade. Beber café, comer frutas cítricas, alimentos gordurosos, cebola, tomate, molho de chocolate ou beber álcool pode piorar a situação, uma vez que faz com que o músculo da parte superior do estômago para relaxar e facilitar a passagem de ácido para o esôfago.

Úlceras

Úlceras gastroduodenais têm sintomas semelhantes e, portanto, são muitas vezes confundida com refluxo gastroesofágico. Se os sintomas também incluem perda de peso e fezes de cor negra, é importante consultar o seu médico imediatamente para determinar se a causa é ou não uma úlcera. Em nove de dez casos (quase 100% das úlceras duodenais e 80% do estômago), a úlcera é causada por uma bactéria chamada Helicobacter pylori. Esta bactéria pode ser tratada com altas doses de  antibióticos, além de reduzir o risco de novas úlceras.

Síndrome do intestino irritável

Outra causa pode ser a síndrome do intestino irritável, que geralmente aparece como uma dor agravada pelo comer e aliviada pela defecação. IBS ocorre quando uma mudança de movimento no intestino, sem outro distúrbio identificáveis ??e agrava especialmente em situações de estresse e ansiedade. Beba bastante água regularmente e, muitas vezes defecam ajuda.

Outras doenças menos comuns

Entre outras, menos freqüentes e requerem uma visita a um especialista incluem colite ulcerativa e doença de Crohn, são inflamação intestinal crônica.

Que passos você pode dar?

  • Consulte o seu médico para estabelecer a causa dos sintomas.
  • Depois de ser diagnosticado, siga o tratamento.
  • Se o tratamento inicial falhar, retornar ao seu médico. Na maioria dos casos de refluxo gastroesofágico e úlceras pépticas, podem ser tratadas com sucesso com medicamentos para úlceras, exigindo por vezes, também uso de antibióticos.
  • Se a causa é a síndrome do intestino irritável, não tome neutralizadores de ácido do estômago. Eles não terá nenhum efeito.

Quais são os sinais de alerta?

  • Fezes pretas (melena).
  • Náuseas ou vômitos de sangue ou se parece com borra de café
  • Perda de peso não intencional
  • Palidez e cansaço devido à deficiência de ferro inexplicada
  • Dor súbita e aguda.

Todos estes sintomas requerem diagnóstico de um médico como a causa ou não de uma doença grave.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Dr. Paulo Lopes
Gastroenterologista
São Paulo
Pessoas com gastrite podem ter dor, geralmente acima ou em torno do umbigo. Pode haver plenitude(sensação constante de estomago cheio) . Mais raramente há náuseas(enjôo) e até vômitos. Mas muitas…

Dr. Marcos Jose Prado Alves
Cirurgião geral, Médico clínico geral
São Paulo
A cirurgia de correção de refluxo tem a suas indicações e deve ser indicada em alguns casos, porém, devemos avaliar caso a caso. É necessário avaliar se você realizou um pós-operatório adequado…

Dr. Dionisio Avanza de Azevedo
Endoscopista
Vila Velha
Toda gastrite que não for acompanhada e tratada pode sofre alterações durante os anos podendo favorecer o aparecimento de câncer. Os fatores mais importante para avaliar este risco é a presença…

Dr. Marlone Cunha
Gastroenterologista, Hepatologista
Campinas
A alteração não é grave, mas indica necessidade de tratamento agora e seguimento, preferencialmente com um gastroenterologista clínico para ouvir bem suas queixas, afastar outros diagnósticos…

Dr. Dionisio Avanza de Azevedo
Endoscopista
Vila Velha
É normal ter presença de pouca quantidade de secreção biliar no estomago, principalmente apos períodos prolongados de jejum. Seu medico terá que avaliar que esta quantidade de bile é normal ou…

Boa tarde!
A doenca do refluxo não tem uma cura definitiva. O tratamento com medicação serve para amenizar as inflamações e Tirar você da crise aguda do momento;
Se a medicação…

Dr. Rubens Simão de Lima Cabral
Cirurgião geral, Generalista
A metaplasia e atrofia da mucosa gástrica são alterações relacionadas a um quadro inflamatório estomacal crônico, que pode ter várias causas, sendo a mais comum, a infecção pelo H. pylori. A…

Dr. Joao Francisco Ferrari Duch
Cirurgião geral
São Paulo
O tipo de gastrite mais propenso a evoluir com câncer é a gastrite atrófica com metaplasmos intestinal, um tipo de células no estômago que imitam as do intestino. Nesse caso sim, a evolução…

Dr. Marcos Jose Prado Alves
Cirurgião geral, Médico clínico geral
São Paulo
Qualquer doença que afeta, tem como local da patologia o estomago pode ser classificada como distúrbio do estomago, gastrite, ulcera, até mesmo o cancer do estomago entram com essa referencia…

 Flávio Ferreira Silva
Nutricionista
Belo Horizonte
O café, por ser estimulante, para algumas pessoas tem capacidade de estimular a mucosa estomacal, podendo causar assim refluxos e gastrites. Sugiro que você use o café descafeinado e observe…