O que é?

A córnea é uma estrutura transparente que fica na frente da íris (membrana que dá cor aos olhos). Ela é responsável pelo envio de luz para o interior do olho, o que permite uma visão bem mais clara dos objetos. Qualquer lesão na córnea pode causar sérios prejuízos na visão conduzindo também à cegueira em alguns casos. Todavia, a grande maioria das doenças tem tratamento e, quando isso não é possível, o transplante de córnea é uma opção viável. As principais doenças da córnea são:

Queratite (Ceratite) pontuada superficial

Causada por infecção viral ou bacteriana, secura dos olhos, exposição aos raios ultravioletas (luz solar ou lâmpadas), uso prolongado de lentes de contato ou reação ao uso de colírio. Ela gera dor nos olhos, que ficam lacrimejantes, sensíveis à luz e injetados de sangue. Com o uso de medicamentos a doença é tratável e a recuperação é plena. No caso de viroses, mesmo sem tratamento, a região volta ao normal em até três semanas.

Úlcera da córnea

Aparece quando há uma perfuração na córnea normalmente causada por uma infecção. Às vezes surge por causa de uma ferida na região. Provoca dor moderada, sensibilidade à luz e maior secreção de lágrimas. Pode haver o acúmulo de pus atrás da córnea. Precisa ser tratada com rapidez e com medicamentos. Eventualmente pode ser necessário realizar uma cirurgia.

Infecção por herpes simples

Essa infecção pode aparecer com frequência e normalmente desaparece naturalmente. Quando o quadro se agrava, se pode receitar antivirais ou mesmo fazer uma raspagem da córnea para acelerar o processo de cura.

Infecção por herpes zoster

Essa infecção provoca dor, vermelhidão e edema nas pálpebras. A córnea pode inchar e inclusive gerar um glaucoma (aumento da pressão intraocular). Medicamentos podem combater os sintomas e o agravamento do quadro, mas não há garantia de que possam evitar novas ocorrências.

Queratite (ceratite) ulcerativa periférica

Ulceração da córnea que comumente aparece em pessoas que sofrem de artrite reumatoide e outras doenças do tecido conectivo. Provavelmente causada por uma reação autoimune. A doença deteriora a visão, aumenta a sensibilidade à luz e dá à pessoa a sensação de que há algum objeto no olho. Não há cura.

Queratomalacia

Causada pela falta de vitamina A, de proteínas e por dieta com baixa caloria. A córnea seca e se torna opaca. Pode ser resolvida com medicamentos e mudança da dieta.

Queratocone (Ceratocone)

Alteração gradual da córnea, que fica com formato de cone. Pode até afetar os dois olhos e provoca constantes alterações no grau dos óculos. Em casos extremos, pode levar ao transplante de córnea.

Queratopatia bolhosa

Acontece com mais frequência em pessoas idosas. Surge após cirurgias como a de catarata. Pode ser tratada com medicamentos e uso de lentes de contato.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Olá, nos casos em que a opacidade é bem superficial é possível a sua remoção através da aplicação de um laser, tal qual um polimento. Atenciosamente

Dr. Guilherme Leite Camargo
Oftalmologista
Cascavel
Depende do tampo que ocorreu a lesão herpética. No inicio da infecção é normal sentir desconforto, entretanto os sintomas devem desaparecer após alguns dias de tratamento. Em caso de duvidas,…

Dr. Fábio Vilela Ribeiro
Oftalmologista
São José dos Campos
Estrias no flap são complicações pos operatórias nas cirurgias refrativas. Tenho como protocolo colocar lentes gelatinosas terapêuticas (sem graduação) assim que termino o procedimento. Retiro…

Dr. Marcelo Limongi
Oftalmologista
Goiânia
Bom dia. Como a abrasão foi extensa é esperado que a recuperação seja mais lenta. Cinco dias é um curto espaço de tempo para avaliarmos. Entretanto, a melhor forma de se informar é através de…

Podem ser vários.
Piora da visão, vermelhidão, dor, dentre outros... o fato é que qualquer desconforto num olho que já foi submetido a transplante de córnea deve ser avaliado com a máxima…

Dra. Paula Cassini
Oftalmologista, Cirurgião plástico
Florianópolis
O ideal é que a partir do diagnóstico da descompensação já seja indicada a cirurgia para que não ocorram alterações profundas na córnea que possam gerar cicatrizes. Em alguns casos a cirurgia…

Dr. Glauco Henrique Reggiani Mello
Oftalmologista
Curitiba
Bom dia! Depende da fila de espera para córneas. Essa fila é estadual. Alguns estados tem filas bem curtas, de 15 dias a 2 meses como o Paraná e São Paulo.
Para a indicação, é necessário…

Dr. Guilherme Leite Camargo
Oftalmologista
Cascavel
Em abrasões corneanas, sintomas visuais nos primeiros dias é normal. Entretanto, dependendo da profundidade, pode deixar cicatriz permanente e baixa de visão permanente. Portanto um acompanhamento…

Dr. Augusto Alves Pinho Vieira
Oftalmologista
São Paulo
Olá!
Esse, assim como outros colírios, são passíveis sim de ardência ao instilar nos olhos!

Provavelmente sua cornea esta inchada, o tratamento é baseado em colirios, o resultado vai depender da qualidade da sua cornea e de quanto está inchado. Em ultimo caso seria feito cirurgia…