O que é?

A estenose aórtica valvar ou estenose da valva aórtica é uma doença cardíaca. Trata-se da redução da abertura da valva aórtica dificultando a passagem do sangue do ventrículo esquerdo do coração para a aorta. O coração tem quatro câmaras. As duas superiores são chamadas de átrios. As inferiores, ventrículos. Os ventrículos são sensivelmente maiores que os átrios. Cada ventrículo possui duas válvulas. Uma para saída e outra para entrada do sangue. A válvula aórtica é responsável pelo envio de sangue para a aorta, que o distribuirá pelo corpo. Se a válvula aórtica não funciona bem, o fluxo de sangue que sai do coração diminui.

Qual é a causa?

A estenose aórtica valvar normalmente surge na velhice. Costumeiramente seu desenvolvimento começa após os 60 anos em homens e mulheres, embora seja mais frequente entre pacientes do sexo masculino. É resultado do acúmulo de cálcio no local. Nesse caso geralmente ela se manifesta apenas após os 70 ou 80 anos. Outra causa comum é sua provocação por uma febre reumática contraída na infância. Nesse caso ela associa-se a um problema na válvula mitral. Nos mais jovens, todavia, a causa mais frequente da estenose da valva aórtica é genética. Por vezes o estreitamento da válvula aórtica pode ser assintomático durante toda a infância, mas causará problemas mais tarde.

Quais os sintomas?

A doença pode não apresentar qualquer sintoma até atingir um estágio mais avançado. Os sintomas que sinalizam sua ocorrência são:- falta de ar durante os exercícios - sensação de esmagamento, constrição ou pressão no peito - dor no peito durante os exercícios, mas que passa com o corpo em repouso - desmaios- tonturas- fraquezas- palpitações Em bebês e crianças a doença pode causar:- cansaço ou fadiga em excesso - problemas respiratórios já a partir do nascimento

Como fazer o diagnóstico?

O primeiro passo é o exame clínico. O médico pode sentir o movimento e a vibração do coração do paciente ao tocar o local e perceber alguma anormalidade. O uso do estetoscópio pode auxiliar no diagnóstico. Outros itens que podem indicar o problema na válvula aórtica são o pulso fraco e a pressão arterial muito baixa. Com indicativos como esses, é possível recorrer a exames como: raios-X do tórax, ecocardiograma com doppler, eletrocardiograma, teste de esforço físico, cateterização cardíaca esquerda, ressonância magnética do coração e ecocardiograma transesofágico para confirmar a anomalia.

Qual o tratamento?

Se não houver sintomas graves, a doença pode ser apenas monitorada sem que haja necessidade de qualquer tratamento. É recomendável que os pacientes visitem o médico a cada três ou seis meses. Constatada a condição, mesmo que de forma assintomática, os pacientes são aconselhados apenas a praticar atividades físicas de forma moderada. No caso de fumantes, é recomendado o corte do hábito. Em alguns casos é recomendado o uso de medicamentos. Para casos mais graves há necessidade de cirurgia para reparar ou mesmo substituir a válvula. Em crianças pode ser utilizado um procedimento menos invasivo chamado de valvoplastia. Um balão é introduzido em uma artéria da virilha e levado até o coração. Quando posicionado na válvula, é inflado aliviando o bloqueio.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Prezado (a),
neste período curto de pós-operatório não deveria ocorrer este tipo de complicação. Como foi colocado uma prótese metálica aórtica recentemente, tem que se pensar no que pode…

Estenose aortica com coração fraco (40%) é doença grave e é pra ser operará pra ontem.
A avaliação da estenose pode apenas parecer moderada quando p coração está mais fraco e a sua graduação…

A valvuloplastia aórtica não é capaz de impedir a progressão e reagravamento da estenose. Hoje só é usada em casos especiais, em pacientes muito graves, instáveis, como "ponte" para…

A estenose aórtica grave associada a sintomas necessita de tratamento.
Na maioria das vezes o tratamento é cirúrgico com substituição da válvula. Em casos selecionados pode ser feito por…

A cirurgia convencional apresenta excelente resultados e é o tratamento de escolha para a imensa maioria dos pacientes, seja em hospitais públicos ou privados. A colocação de prótese transcatater…