O que é?

A infertilidade conjugal é definida pela ausência da gravidez em um período de 12 meses com relações sexuais regulares sem que nenhum método anticoncepcional tenha sido utilizado. Tal condição atinge aproximadamente 15% dos casais.

Qual é a causa?

Todos os órgãos do sistema reprodutivo masculino e feminino devem estar em perfeitas condições para assegurar a fertilidade. O mau funcionamento de apenas um deles pode evitar o acontecimento da gravidez. Nas mulheres, as causas mais comuns para a infertilidade são: distúrbios alimentares, depressão, excesso de peso, excesso de atividades físicas, sedentarismo, hábito de fumar, alcoolismo, inflamações na pelve, endometriose, distúrbios hormonais, ovário policístico, insuficiência ovariana, miomas no útero, disfunções na glândula tireoide e nas glândulas suprarrenais e cicatrizes no útero. Nos homens, a principais causas são doenças como criptorquidia (quando um ou mesmo os dois testículos não descem para a bolsa escrotal), varicocele (varizes no testículo), alterações nos cromossomos, orquite (inflamação do testículo), anemia falciforme, cirrose hepática e insuficiência renal. Em parte dos casos, cerca de 10%, não há fatores físicos que impeçam a reprodução. Atribui-se a dificuldade de engravidar nessas situações a fatores psicológicos.

Quais os sintomas?

O principal “sintoma” da infertilidade é a não concepção após o período de 12 meses com relações sexuais frequentes e sem o uso de anticoncepcionais. A partir daí deve-se começar a procurar as causas.

Como fazer o diagnóstico?

Deve-se fazer uma investigação completa no sistema reprodutor tanto do homem quanto da mulher. Para isso são necessários exames laboratoriais e de imagem que possam indicar o diagnóstico correto.

Qual o tratamento?

O tratamento irá depender do problema encontrado. No caso de a situação não apresentar uma solução, seja cirúrgica seja através de medicamentos ou mudanças nos hábitos de vida, é possível recorrer a métodos artificiais de reprodução.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

O parecer do urologista é fundamental. Mas, com as técnicas de reprodução assistida, caso seja preciso, vc poderá ser pai. Converse com seu médico.

Dr. Juliano Augusto Brum Scheffer
Ginecologista
Belo Horizonte
Como fertileuta te asseguro que a chance existe. MAS SAIBA INFELIZMENTE OS TRABALHOS MOSTRAM QUE A CHANCE É INFERIOR QDO COMPARADO COM A PRESENCA DAS DUAS TUBAS. A SUA CHANCE REAL VAI DEPENDER…

Dr. Juliano Augusto Brum Scheffer
Ginecologista
Belo Horizonte
Como fertileuta te asseguro. Infelizmente o contraceptivo não preserva a fertilidade. A preservação da fertilidade se faz somente através do congelamento dos gametas

Prof. Anderson Sanches de Melo
Ginecologista
Ribeirão Preto
As trompas são os órgãos femininos em que ocorre a união do óvulo com o espermatozóide ( fecundação). Nos casos em que as trompas foram retiradas bilateralmente, a gestação espontânea fica limitada…

Dr. Juliano Augusto Brum Scheffer
Ginecologista
Belo Horizonte
Sim. Lógico. Tudo depende de valor Estatistico. A chance não é zero. Teremos que avaliar outros parâmetros para saber a sua Chance real. Além da necessidade de avaliar a saúde reprodutiva da…

Dr. Juliano Augusto Brum Scheffer
Ginecologista
Belo Horizonte
Incialmente vamos orientá-la:
1- inseminação intra-uterina: resumidamente fazer a mulher ovular seguido da inseminação do semene através de um cateter dentro do utero
2- fertilização…

Dra. Adriana de Mattos Amorim
Ginecologista
Rio de Janeiro
A princípio nao!
A candidíase de repetição não dificulta a engravidar, mas deve ser sempre tratada. E importante lembrar que o seu tratamento geralmente é feito por 6 meses. O que pode…

Dr. Roberto Buenfil de Faria
Ginecologista
São Paulo
Sim
A partir de 15 dias em média após a ovulação e a fecundação já é possível começar a dosar a quantidade de beta Hcg no sangue que irá aumentar progressivamente dobrando de nível aproximadamente…

Dr. Eduardo Barros
Urologista
São Paulo
A infertilidade é considerada quando um casal não consegue engravidar, sem o uso de nenhuma técnica contraceptiva, em um período de 1 ano. Por isso, não falamos em homem infértil ou mulher infértil…

Você teria duas opções: a microcirurgia tubarea que tem resultados bastante variáveis e a FIV com bons resultados. Esta decisão vai ser analisada por você e seu médico, que levará em consideração…