O que é miopia?

A miopia é um defeito da visão que afeta cerca de 40% da população em geral. Afeta tanto homens como mulheres, e há uma clara predisposição familiar (mais provável de ocorrer em familiares de míope). Tem formas benignas (mais comum em homens) e formas mais graves (mais comum em mulheres).

Miopia geralmente se desenvolve na idade escolar e geralmente  estabilizaa aos 20 anos de idade, até então você pode desenvolver muito rapidamente e requerem mudanças freqüentes de óculos ou lentes de contato.  80% das crianças em idade escolar que têm baixa acuidade visual sofrem de miopia,, e esse percentual é ainda maior entre os adolescentes com o mesmo problema.

Por que a miopia?

No olho míope, as imagens são formadas antes da retina. No plano óptico, o olho míope é muito "longa" para o olho para descansar longe de fixação de um ponto, projetando a imagem da retina, por isso torna-se turva. Pode acontecer que a lente (a lente está dentro do olho) tem um comprimento focal muito curta, com o mesmo resultado.

Que tipos de miopia existem?

Miopia simples

É o mais comum, e é detectado com mais freqüência no início da escolaridade.

Miopia maligna

É muito mais rara (1-4% de acordo com áreas geográficas), e mais alto grau. Freqüentemente associada com anormalidades oculares gravidade variável.

Quais são os sintomas de miopia benigna?

Sintomas de miopia leve é ??essencialmente uma diminuição da visão à distância (dificuldade em ler o quadro negro na escola ou em outdoors quando viaja de carro, por exemplo), enquanto a visão de perto é normal ou mesmo superior ao normal .

Pode miopia ser um sinal de outra doença ocular?

  • Em alterações oculares malignas, a miopia pode ser mais ou menos grave que os outros.
  • Em adultos, em certas doenças sistêmicas (diabetes) ou no olho (córnea de desenvolvimento das doenças, catarata) podem levar a alterações visuais relacionadas à miopia adquirida.

Como olho míope é diagnosticado?

  • O oftalmologista verifica a acuidade visual para visão à distância e de perto, e controla o exato grau de miopia com um aparelho chamado refratômetro, que permite a você saber o tipo eo grau de miopia que cada um, para prescrever lentes corretivas adaptadas para todos os casos.
  • O oftalmologista também buscar possíveis anomalias associadas, especialmente no caso de altos graus de miopia (estrabismo, glaucoma, catarata, lesões da retina).

O que você deve prestar atenção em particular?

Se você perceber que sua visão está prejudicada, você deve verificar se as lentes corretivas são bem adaptadas para a visão pois a  miopia evolui ao longo do período de crescimento e em certas circunstâncias (gravidez).

A frequência dos controlos, em qualquer caso determinado pelo oftalmologista, dependendo da idade, tipo e grau de miopia ou outras circunstâncias.

Como faço para corrigir a miopia?

Não há colírios ou terapia outras drogas para curar a miopia.

Dependendo do nível de atividade e desejos pessoais de cada um, e dependendo do teste que é feito, o médico pode aconselhar óculos ou lentes de contato, ou propor uma cirurgia refrativa para miopia.

Cirurgias de refração cirurgia são cada vez mais comum nos países desenvolvidos, dada a sua bons resultados e baixo índice de complicações. O mais amplamente usados ??hoje é chamado de LASIK (sigla em Inglês para "laser in situ keratomileusis") que consiste em um corte inicial na córnea para obter pingente de papel alumínio, vire-se e modelo do laser cama córnea para finalmente mudar no lugar deste flap corneano. Todo o processo ocorre em poucos minutos, com anestesia local.

LASIK pode tratar tanto miopia ou hipermetropia e astigmatismo, mas tem suas limitações, principalmente com base no número de dioptrias para corrigir.

Muito  miopia alta, graus em  cerca de doze dioptrias, devem ser cuidadosamente avaliadas por um oftalmologista antes de prescrever uma cirurgia LASIK. O máximo de doze dioptrias de miopia podem ser interceptados por outras técnicas, colocando-o acima do cristalino, ou substituir, dependendo da idade do paciente. Suas complicações principais são as falhas para corrigir a visão, e possível ocorrência de infecções ou úlceras de córnea.

Deve uma miopia obrigatoriamente ser corrigida?

A correção óptica da miopia é em grande parte uma questão de conforto, exceto nas atividades em que a segurança está em jogo, tais como a condução, onde você usa óculos ou lentes de contato é necessário.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Dr. Rodrigo Rocha Amaral
Oftalmologista
São Paulo
As lentes de contato são um ótima opção.
É IMPRESCINDÍVEL uma avaliação oftalmológica antes de iniciar a adaptação, que deverá ser realizada por um MÉDICO OFTALMOLOGISTA.
Jamais…

Dra. Eloisa Helena Pedroso Penna
Oftalmologista
Atibaia
Pode ser sequela sim, mas não quer dizer que vai ficar pra sempre. Existem vários colírios, géis que podem ser usados no tratamento. Faça uma consulta novamente

Em geral os pacientes míopes "aceitam" mais grau durante o exame de refração, principalmente quando o exame é feito sem dilatação pupilar. Provavelmente o paciente estava com o grau…

Em cinco meses pode sim haver variação no exame de refracao, sendo mais indicado se você deseja os melhores resultados um novo exame com seu oftalmologista.

Não é tão comum a miopia começar na idade adulta nem progredir tanto na sua faixa de idade, mas é possível sim.
Um primeiro questionamento que precisamos fazer para saber se esse aumento…

Dr. Rodrigo Rocha Amaral
Oftalmologista
São Paulo
Para avaliação de viabilidade de cirurgia precisamos levar em consideração não só o grau (e nesse seu caso não seria um problema), mas o histórico e perfil do paciente, além de exame topográfico…

Você precisa fazer uma consulta oftalmológica para descobrir o que está acontecendo. Se um simples erro refracional (como miopia, astigmatismo) que vai ser corrigido com uso de óculos. Ou se…

Dr. Rodrigo Rocha Amaral
Oftalmologista
São Paulo
Não! Não é verdade.
Nem a lente gelatinosa e nem as lentes gás permeáveis (chamadas de duras) têm a capacidade de impedir o aumento da miopia.
Dentro de cada um dos grupos de lentes…

Dr. Keller Henry Pena de Azevedo
Oftalmologista
Rio de Janeiro
É preciso entender alguns fatores:
* Idade- O grau costuma sofrer maiores mudanças durante o crescimento (até cerca dos 21anos). Entre 40 e 60 anos pelo envelhecimento ou após os 60 caso…

Dra. Tatiana Almeida Cerqueira
Oftalmologista
Belo Horizonte
Não há uma regra para que o grau se estabilize. Teoricamente seria em torno dos 20 ou 23 anos de idade, mas não é isso que se observa na prática. E isso não ocorre porque a pessoa está fazendo…