O que é nefropatia diabética?

O aumento da glicemia em pessoas com diabetes pode levar ao surgimento de uma doença renal específica conhecida como nefropatia diabética. Por sua vez, nefropatia diabética pode ser agravada pela presença de hipertensão, ou seja, pressão arterial elevada nas artérias. A nefropatia diabética pode ser detectada através de um teste de urina para medir pequenas quantidades de proteína (microalbuminúria).

Atualmente, o tratamento da nefropatia diabética é muito mais avançado do que no ano passado, quando muitos pacientes necessitando de diálise ou transplante renal.

Qual é a causa da nefropatia diabética?

A elevação dos números de glicose no sangue é um fator importante. A lesão dos pequenos vasos do rim leva a uma perda de proteína na urina. A nefropatia diabética é freqüentemente associada com hipertensão, que pode não ocorrer até após os rins serem afetados. Também pode ocorrer com retinopatia diabética, uma forma de envolvimento ocular devido à diabetes.

Quais são os sintomas da nefropatia diabética?

Quando começa a se desenvolver, não tem sintomas. No entanto, quando a função renal  é prejudicada pode ocorrer sintomas como:

  • Fadiga
  • Náuseas e vômitos
  • Coceira na pele
  • Gosto metálico na boca
  • Azia
  • Edema (retenção de líquidos) nas pernas ou as pálpebras.

Quais são os sinais de alerta?

Os altos níveis de glicose no sangue aumentam o risco de nefropatia diabética. Por esta razão, é imperativo:

  • Manter os níveis de glicose no sangue o mais próximo possível do normal.
  • Medir a quantidade de proteínas (albumina) na urina uma vez por ano.
  • Ter um bom controle da pressão arterial.

Como você diagnostica nefropatia diabética?

O diagnóstico é feito através da medição da quantidade de proteínas (albumina), que são eliminadas na urina. É desejável coletar a amostra de urina durante a noite.

  • Um valor de eliminação de albumina de menos de 20 microgramas por minuto é normal.
  • Valores entre 20 e 200 microgramas por minuto é microalbuminúria ou, lesão renal incipiente.
  • Com números acima de 200 microgramas por minuto = macroalbuminúria ou nefropatia diabética estabelecida.

Às vezes é necessário medir a função renal. Para isso, realizar uma coleta de urina 24 horas e a tomada de uma amostra de sangue. Com os resultados destes testes são calculados depuração da creatinina. Tenha em mente que outras doenças que não seja diabetes, tais como infecções do trato urinário também podem alterar a quantidade de proteína na urina.

Dieta

Em muitos casos onde está presente e macroalbuminúria detectada uma redução significativa da função renal, é necessário a introdução de uma dieta pobre em proteínas.

Qual é o prognóstico?

Se microalbuminúria é detectado numa fase precoce, o tratamento pode começar, reduzindo assim o risco de progressão da doença . Apenas um pequeno número de pacientes experimenta uma redução progressiva da função renal e tratamento que exija diálise ou transplante renal.

Como é a nefropatia diabética?

Tratamento da nefropatia diabética inclui o seguinte:

  • Normalização dos níveis de glicose no sangue com comprimidos para diabetes ou insulina.
  • Se a microalbuminúria é detectada, está indicada a administração de medicação para controlar a pressão arterial, mesmo se o paciente não tem altos níveis de pressão arterial.
  • Se o paciente é hipertenso, deve haver controle rigoroso dos níveis de pressão arterial, muitas vezes usando combinações de várias drogas.
  • Se a função renal é reduzida de forma significativa, reduzir a quantidade de proteína dietética. Nos estágios finais da doença renal a diálise é necessária, que pode ser de duas formas: a hemodiálise regular ou diálise peritoneal ambulatorial contínua.
  • Finalmente, estabelecida a nefropatia, onde a função renal deteriorou-se, você pode precisar de um transplante de rim.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Se existe um controle rigoroso da glicemia melhor avaliado pela hemoglobina glicada, que não pode estar acima de 6,5 ,seus rins estarão protegidos !

O diabetes mellitus é a primeira causa de doença renal crônicas nos EUA e a segunda no Brasil, perdendo para a hipertensão.
O dano renal causado pelo diabetes é de modo geral irreversível,…

A Nefropatia diabética compromete os rins. É preciso estar atento porque pacientes com Nefropatia comumente apresentam outras complicações associadas como a Neuropatia diabética (nervos) e a…

Concordo com o colega endocrinologista, dr Luiz de Almeida. De maneira geral, o indivíduo com nefropatia diabética é tratado ambulatorialmente com controle da hipertensão, glicemia, proteinúria…

Os pacientes com nefropatia diabética tem o risco de progredir a doença e algum dia necessitar de terapia renal substitutiva (Hemodialise, dialise peritoneal). Ter risco não que dizer que todos…

A neuropatia diabética é uma complicação freqüente do diabetes. Ela pode ter vários estágios. O ideal é acompanhar com o seu médico para saber o estágio da sua doença. Além da dieta específica…

A diabetes ( tanto 1 quanto 2 ), a pressáo alta e várias doenças ( denominadas nefrites) podem ocasionar lesão renal, com perda de proteínas na urina. Dependendo do grau de lesão, utilizam-se…

Albumina 24h acima de 300mg significa lesão renal glomerular. É necessário uma avaliação pormenorizada da função renal e imagens dos rins. Além disso torna-se fundamental avaliar coronárias,…

A perda de proteína não tem relação com a ingesta de água. Se não estiver com edemas (inchaços), poderá ingerir água normalmente, mas isto não vai modificar a perda de proteína. Deve se consultar…

A nefropatia diabética possui vários estágios e graus de severidade. Na fase inicial, chamada de nefropatia incipiente (albuminúria <300ug/dia), pode haver reversão das alterações com o uso…