O que é?

Neoplasia é o crescimento descontrolado das células formando um tumor. Quando isso acontece nos rins, elas são chamadas neoplasias renais. Podem ser benignas ou malignas (cancerígenas). Aproximadamente 85% das neoplasias encontradas no órgão são malignas.

Qual é a causa?

Não é possível apontar a causa das neoplasias, mas apenas os fatores de risco relacionados com seu aparecimento. Sabe-se que elas são mais comuns em homens que em mulheres na proporção de dois casos por um. O envelhecimento também é indicado como importante no desenvolvimento das neoplasias renais. Pessoas com mais de sessenta anos são mais afetadas pelo tumor. Outros motivadores do desenvolvimento do quadro de neoplasia renal são: hábito de fumar, obesidade, hemodiálise de longa duração, exposição a substâncias como cádmio, derivados de petróleo e asbesto. Pacientes que desenvolveram a síndrome de Von-Hippel-Lindal (doença genética que envolve o crescimento anormal de tumores) e doença renal policística possuem mais chances de ter tumores nos rins.

Quais os sintomas?

No início não há qualquer sintoma. Só mesmo com o crescimento do tumor é que algumas manifestações podem ocorrer. Geralmente o primeiro sinal é o aparecimento de sangue na urina. Mesmo assim em quantidade tão pequena que não pode ser percebida a olho nu. Eventualmente pode ser sentida dor na região lombar ou algum desconforto. Porém, isso também não acontece na maioria dos casos. Normalmente a dor só aparece quando há obstrução no fluxo de urina. Quando o tumor está em estágio mais avançado podem surgir sintomas como febre, sudorese e aumento do volume abdominal.

Como fazer o diagnóstico?

Não é possível identificar o tumor a partir do exame clínico. Eventualmente o médico pode perceber o aumento do volume da região, mas precisa recorrer a exames laboratoriais e de imagem para definir o diagnóstico. Na grande maioria das vezes, o tumor no rim só é descoberto a partir de queixas dos pacientes sobre outros problemas. Exames de sangue e de urina podem apontar um problema na região, assim como a ultrassonografia, tomografia computadorizada e ressonância magnética.

Qual o tratamento?

Independentemente de o tumor ser benigno ou maligno, a cirurgia é a única opção de tratamento. Nos tumores renais malignos, a quimioterapia tem se mostrado ineficiente.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Nao é comum uma mudança tao brusca de classificacao de um cisto renal. IIF geramente é acompanhamentp e 4 ja precisa de uma tratamento mas especifico. Discuta com um urologista a fim de definir…

Olá
Significa que tem uma alteração no rim suspeita que precisa ser investigada
Marque uma consulta com urologista para uma avaliação
Att
Dr Alexandre

Bom dia. Esse estadiamento é o formato diagnóstico de um paciente que já foi operado. Está relacionado ao tamanho do tumor (T), presença de linfonodos doentes (N) e metástases à distância. O…

Olá, esse é um cisto suspeito (existe o risco de ter origem neoplásica - ser câncer).
É extremamente importante que você procure um Nefrologista o mais breve possível.

Espero…

Não tem como ser visualizada "mancha" na ultrassonografia. Seria necessário checar o exame e o laudo para saber do que se trata.

Pelo que descreveu é apenas um cisto, que deve ser acompanhado, mas com baixa chance de virar maligno ao longo da vida (aproximadamente 5% de chance de vir a tornar-se maligno).

O exame complementar ajuda. Mas sempre a visão direta pelo cirurgião é importantíssima. No caso de alguma lesão suspeita, não vista na tomografia, ela será abordada.

Depende da localização do tumor. Se for de laringe, faringe, esôfago ou estômago, pode haver sangramento e posterior vomito com sangue.

Cisto renais geralmente são benignos, mas seguem uma classificação de nome Bosniak. Cistos Bosniak II são considerados de bom comportamento, com chance próxima de zero de serem malignos. Não…