O que é?

A periodontite é a inflamação e infecção dos ossos e ligamentos que dão suporte aos dentes. A perda desse suporte de periodonto, como é chamado, pode levar à queda dos dentes em adultos e especialmente em pessoas idosas.

Qual é a causa?

Na grande maioria dos casos, a má higiene da boca é o fator que desencadeia a periodontite. Essa doença se desenvolve quando há uma infecção da gengiva (gengivite) que não é tratada de maneira adequada. A infecção da gengiva normalmente se origina do acúmulo de placas bacterianas e tártaro na base dos dentes. Isso leva à inflamação que termina destruindo os tecidos e os ossos que cercam os dentes. Também são apontados como causadores da periodontite o hábito de fumar, cáries, a baixa produção de saliva, o consumo de alguns medicamentos e exposição a metais como o chumbo e o bismuto.

Quais os sintomas?

Mudança de posição dos dentes, sangramento gengival, alteração do paladar, aumento da sensibilidade dos dentes, dores e desconforto na região da gengiva, alteração na coloração dos dentes (ficam mais escuros), inchaço, vermelhidão e mau hálito são os sintomas mais comuns. Em alguns casos, os dentes da frente podem se projetar para fora e apresentar acúmulo de pus.

Como fazer o diagnóstico?

Um exame na região é suficiente para que o diagnóstico seja feito. Quanto mais cedo for descoberta a condição, maiores são as possibilidades de sucesso no tratamento. É possível ainda a utilização de exames de raios-x para verificar a perda do osso de suporte.

Qual o tratamento?

Os primeiros episódios de gengivite podem ser controlados apenas com a escovação adequada dos dentes. Porém, quando esse quadro não é contido no início, faz-se necessária uma raspagem dos dentes para a retirada do tártaro e da placa bacteriana. Em determinados casos é recomendado o uso de antibióticos e anti-inflamatórios. Se esses recursos não forem suficientes para colocar fim ao processo de infecção, resta como opção a cirurgia periodontal.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Olá. O seu relato sugere que você tenha a doença Periodontal. Essa enfermidade é tratável, e em alguns casos, conseguimos que as mobilidades sejam bastante diminuídas ou até mesmo, completamente…

Olá! Em casos onde há exposição das raízes, após a raspagem, pode acontecer sensibilidade significativa. Aplicações de laser e flúor poderão ajudar para que a dor tenha uma remissão mais rápida.

Quando não há mais dentes , não há periodontite.
Porém , os cuidados com a higiene oral devem ser mantidos , pois outras afecções bucais podem ocorrer.

Boa noite , não tem restrição alimentar a pós raspagem , recomendo manter higienização e bochecho com periogard 1x por dia antes de dormir por 1 semana .

Olá! Em estágio inicial, dificilmente a periodontite pode ser notada pelo paciente. Para casos mais avançados, geralmente existe mobilidade dos dentes ("dentes frouxos"), inflamação…

Olá! Sim, é possível. Para isso, é necessário realizar o tratamento adequadamente, o qual depende principalmente da adesão do paciente às orientações dadas pelo profissional que acompanha o caso.…

A remoção do tártaro não causa mobilidade nos dentes, mas se você está com esse sintoma, é indica procurar um especialista na área. No caso, um periodontista. Ele poderá avaliar qual a causa…

O ideal seria que um periodontista avaliasse a doença periodontal e decidisse junto com o ortodontista sobre a possibilidade do tratamento ortodôntico. Caso decidissem por realizar o tratamento…

Olá! Nem sempre o dente comprometido com periodontite fica mole, muitas vezes há a perda do osso ou das estruturas que suportam o dente sem que haja sintomas. Por isso, o diagnóstico mais preciso…