O que é?

A rinite é a inflamação das mucosas do nariz. Podem ser alérgicas ou não. Trata-se de uma doença aguda ou crônica. Ela afeta aproximadamente 40% das pessoas independente da idade. As rinites são classificadas em três tipos: - Alérgica: pode ser sazonal (acontece apenas em uma parte do ano) e perene (sempre gera crises) - Infecciosa: aguda (viral ou bacteriana) e crônica- Não alérgicas

Qual é a causa?

A rinite não alérgica pode ser causada por alterações motoras dos vasos do nariz, uso de medicamentos por tempo prolongado (principalmente os descongestionantes nasais), pólipos nasais e pela formação da estrutura do nariz. A rinite alérgica tem como seus principais motivadores os fatores alérgenos presentes no ar (poeira, pólen, fumaça de cigarro etc).

Quais os sintomas?

- Coriza- congestão nasal- coceira - ardor nos olhos nariz e boca- espirros constantes- vômito - tosse crônica durante a noite- dificuldade para sentir cheiros e sabores - infecções repetidas (otite, sinusite, amigalites e faringites)

Como fazer o diagnóstico?

Um exame físico e a entrevista com o paciente são suficientes.

Qual o tratamento?

A rinite não alérgica causada por medicamentosa pode ser curada com a simples suspensão de seu uso. As infecciosas também podem ser combatidas extinguindo seu fator motivador. Não há cura para a rinite alérgica. Alguns medicamentos podem apenas controlar os seus sintomas. É possível até mesmo recorrer a algumas vacinas antialérgicas para diminuir o número de substâncias causadoras de crises. A melhor maneira de se lidar com a doença é prevenir o desenvolvimento de crises. Algumas medidas relativamente simples podem ser tomadas: - higiene ambiental adequada (limpar a casa com um pano molhado evitando “levantar a poeira”) - evitar o contato com substâncias que provocam a alergia - não ter animais em casa - usar colchão e travesseiros de espuma cobertos por uma capa protetora - não fumar e evitar ambientes onde há fumantes, especialmente os locais fechados - lavar o nariz com soro fisiológico - utilizar produtos de higiene pessoal sem odores fortes ou corantes

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Olá, tudo bom? Um dos sintomas da rinite crônica é a diminuição ou ausência do olfato. Procure um alergista ou otorrino para investigação. Abraços

Olá!
Existem rinites alérgicas e não alérgicas que podem piorar com alterações hormonais, cheiros fortes, mudança de tempo. A ansiedade poderia alterar os hormônios e, de certa forma, até…

Bom dia. Vai depender de qual a dose, por quanto tempo e por que motivo usou essa medicação. Precisa ser avaliado individualmente pelo seu médico.

O principal motivo para baixar a imunidade é o estresse, seja ele físico (excesso de trabalho ou atividades físicas intensas) ou mesmo emocional. O uso frequente dessas medicações indicam que…

É importante avaliar os medicamentos que está em uso, se já fez teste alérgico e se por acaso o seu ambiente não pode estar piorando os sintomas. Portanto, como você não está melhor necessita…

Provavelmente é uma associação. O fato de ter fenda te deixa mais suscetível, o que pode ter piorado com a questão da rinite e do trabalho com a voz.
Espero ter ajudado!

Olá
Não podemos prescrever remédio sem consulta
Sugiro avaliação pois pode ser COVID !
Espero ter ajudado

Olá,

Ambas as medicações são anti-histamínicos de segunda geração. Há situações em que precisamos potencializar a dose medicamentosa e não há contraindicação que esse aumento seja…