O que é?

O ronco é uma obstrução parcial das vias respiratórias. Ela ocorre durante o sono. É considerado normal quando a pessoa dorme de costas, porém passa a ser classificado como patológico quando causa grandes vibrações e ruídos mais intensos.

Qual é a causa?

O ronco pode ser causado pelo contato natural entre as paredes da faringe uma vez que, no período de descanso noturno, elas têm seu tônus reduzido. Essa perda de elasticidade pode ocorrer também devido ao envelhecimento. A obstrução nasal pode ser ainda causada pelo aumento do volume das secreções, desvio do septo nasal, rinites, sinusites, pólipos nasais, hiperplasia das amígdalas e adenoides, ganho de massa gordurosa no pescoço e alterações nas vias aéreas superiores. São considerados fatores de risco: pescoço naturalmente mais grosso ou curto, obesidade, ingestão de bebidas alcoólicas, uso de remédios para dormir, dormir de costas, comer demais antes de dormir, refluxo e hábito de fumar.

Quais os sintomas?

Na verdade, o ronco pode ser considerado um sintoma ou mesmo um primeiro passo em direção à SAOS (Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono). Uma doença caracterizada pela parada respiratória durante o sono (ao menos dez segundo em adultos e dois a três segundos em crianças).

Como fazer o diagnóstico?

O diagnóstico deve determinar a causa do ronco para que, então, possa ser feito o tratamento. Na maioria dos casos, um exame físico e a entrevista com o paciente são suficientes. Há também um exame chamado polissonografia que pode ajudar no diagnóstico. O paciente passa a noite com eletrodos ligados ao corpo que emite informações para um computador.

Qual o tratamento?

Nos casos mais simples de ronco e apneia, a simples mudança de posição na hora de dormir pode ser suficiente. Um aparelho chamado retrator de língua também pode ser usado para ajudar a manter a boca fechada. Em casos mais graves, até a cirurgia pode ser recomendada.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Olá,
É necessário examina-lo para saber a causa do ronco. Como você mencionou que ele tem rinite pode ser que ele precise fazer um tratamento mais longo com algumas medicações para melhorar…

O palato , ou céu da boca, também é o assoalho do nariz. A pressão das bochechas fazem com que o palato se eleve e fique com a forma ogival obstruindo a passagem do ar pelo nariz. Mas o palato…

O ronco é a vibração dos tecidos moles nas vias aéreas e é normal acontecer esporadicamente.
No seu caso vc relata ser frequente e isso requer investigação.
Em minha opinião o…

Prezado internauta,

A despeito do Ronco e da Apneia estarem associados em grande parte dos casos, a ocorrência de um, pode ser isolada do outro.

O ruído resultante…

O Ronco pode estar relacionado a vários fatores. Um dos principais motivos para esta condição é alteração na posição dos maxilares. A posição posterior da Maxila e Mandibula podem contribuir…

O ronco pode ser acompanhado por apnéia (parada da respiração).

Após um exame clínico criterioso e a realização de alguns exames complementares como a Polissonografia, podem definir…

Eu o aconselharia a procurar um médico, um neurologista ou cardiologista. Através de uma polissonografia ele saberá o quanto a qualidade de sono está sendo afetada.
Os sintomas que vc…

Meu Caro, sugiro uma avaliação com profissional para identificar o que esta ocorrendo, hoje existem várias técnicas para este problema, toxina botulínica, liberação do corredor aéreo enfim acredito…

Existem aparelhos pré-fabricados de um material muito macio e muito confortável, que adaptados às arcadas durante a noite, após a higiene oral, facilita a respiração, evita o ronco e os surtos…