O que é a rubéola?

A rubéola é uma doença causada por um vírus. A cada 3 ou 4 anos há uma epidemia, embora a doença seja menos contagiosa do que sarampo ou catapora.

Ao contrário do que acontece com o sarampo, que geralmente aparece na infância, crianças a rubéola pode aparecer em qualquer idade.. Na verdade, muitas pessoas passam pela rubéola numa forma tão leve, quem nem  é diagnosticada. Atualmente vemos  muito poucas crianças com o sarampo, a maioria já está vacinada (trivalente).

Como é que você pega rubéola?

Rubéola é espalhada por "gotas". Isto é, da respiração de uma pessoa infectada saem gotículas microscópicas que viajam pelo ar e chegam a uma pessoa saudável. As gotículas contendo o vírus são depositadas sobre a boca, garganta e nariz, de onde se espalha para o resto do corpo.

Quais são as manifestações da rubéola?

Uma erupção de pequenas manchas rosadas. Geralmente começa atrás das orelhas, depois se espalha por todo o corpo. A erupção muda quase de hora em hora e desaparece em dois ou três dias sem tratamento.

Antes da erupção aparecer, o paciente pode notar um leve resfriado e / ou glândulas inchadas no pescoço ou na base do crânio.

O período entre a infecção e o aparecimento da rubéola (período de incubação) é geralmente longo (2-3 semanas).

Como é a rubéola?

A rubéola não requer nenhum tratamento especial (exceto, talvez, um dia de descanso na cama). No entanto, deve notar-se que a doença é contagiosa e pode se espalhar facilmente entre pessoas que vivem com os pacientes. O período de contágio geralmente dura de uma semana antes do início do exantema até uma semana após ele desaparecer, sendo de risco máximo, quando a erupção é mais intensa. Apenas uma vez se tem rubéola, uma vez que confere imunidade vitalícia. Porque os riscos de contrair a doença durante a gravidez (veja abaixo), é uma vantagem para as meninas para adquirir imunidade antes da puberdade.

Qual é o risco associado a rubéola?

Se uma mulher grávida contrai rubéola, há risco de lesão fetal. Em alguns casos os riscos são tão altos que o aborto é recomendado. Felizmente, isso já é excepcional, já que a maioria das mulheres são vacinados contra a rubéola.

Quem deve ser vacinado?

Todas as meninas devem receber a vacinação contra a rubéola para evitar possíveis problemas na  gravidez. Atualmente, a vacina é trivalente (contra sarampo, caxumba e rubéola), que protege contra rubéola, todas as crianças de 12 a 15 meses, e uma segunda dose aos 3 anos.

É impossível ter a certeza se aconteceu ou não a rubéola, já que muitas pessoas nem sequer estão conscientes da doença. Recomenda-se que as meninas que são vacinadas evitem engravidar nos três meses após a vacina.

Se você não tem certeza se teve ou não a doença,  testes de anticorpos no sangue darão a resposta. Se necessário, o seu médico irá administrar a vacina.

Existem complicações associadas?

A rubéola normalmente não causa complicações ou problemas, exceto no caso citado de mulheres grávidas pois pode afetar gravemente o feto.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Dr. Heitor Leandro Paiva Rodrigues
Ginecologista
Ribeirão Preto
Olá. Sempre siga as orientações do seu médico. Esclareça suas dúvidas. Faça o pré-natal corretamente. Use o ácido fólico.
Todos os exames descritos por você levam a crer que você é imune…

Olá,
A Rubéola é uma doença infecto-contagiosa, viral e autolimitada.
Principais sintomas são: febre baixa, aumento dos gânglios cervicais e uma erupção cutânea avermelhada que…

Olá. Com 7 meses de gestação os ricos de mal formação para o bebê particamente não existem mais, pois já se passaram os primeiros meses críticos de desenvolvimento fetal. Nessa fase da gravidez,…

Dr. Thiago Santos Hirose
Endocrinologista, Endocrinologista pediátrico
Ribeirão Preto
Bom dia. Praticamente nenhum exame é 100% exato, porém trabalhamos de tal forma que o número de erros seja o mínimo possível. Como? Trabalhando com exames com índices de acerto muito altos e…

Dra. Helen Takagi
Nefrologista pediátrico, Pediatra
São Paulo
Olá!
Os efeitos colaterais podem ser dor no local da aplicação da vacina e febre baixa. Necessita de reforco 4 meses após a primeira dose.
À disposição!

Dra. Rafaela Arvai Pereira
Infectologista
São Paulo
Se vacina que você tomou foi a tríplice viral (sarampo / caxumba / rubéola) e foi depois de 12 meses de vida, não é necessário tomar outra dose.

Dra. Rafaela Arvai Pereira
Infectologista
São Paulo
Olá,
mais importante do que "quando" tomou a vacina é "com que idade" tomou a vacina.
A vacinação com a tríplice viral (Sarampo / Caxumba / Rubéola - SCR) deve…

 Romana Medeiros
Pediatra
São Paulo
Sim! Todos os sintomas da infecção: febre, cefaléia, rash cutâneo, dentre outros! A prioridade da vacinação feminina é devido a gravidade da rubéola congênita para o recém nascido.
Espero…

Dr. Jenner Chrystian Verissimo de Azevedo
Endocrinologista pediátrico, Pediatra
Natal
Sim.Sim.Duas.Sim ????
Qualquer ser humano pode pegar rubéola, existe vacina, que é dada para todas as crianças quando chegam no 1º aniversario. Existe sim a sorologia para rubéola IgM alto…