Rubéola - Informações, especialistas e perguntas frequentes

O que é a rubéola?

A rubéola é uma doença causada por um vírus. A cada 3 ou 4 anos há uma epidemia, embora a doença seja menos contagiosa do que sarampo ou catapora.

Ao contrário do que acontece com o sarampo, que geralmente aparece na infância, crianças a rubéola pode aparecer em qualquer idade.. Na verdade, muitas pessoas passam pela rubéola numa forma tão leve, quem nem  é diagnosticada. Atualmente vemos  muito poucas crianças com o sarampo, a maioria já está vacinada (trivalente).

Como é que você pega rubéola?

Rubéola é espalhada por "gotas". Isto é, da respiração de uma pessoa infectada saem gotículas microscópicas que viajam pelo ar e chegam a uma pessoa saudável. As gotículas contendo o vírus são depositadas sobre a boca, garganta e nariz, de onde se espalha para o resto do corpo.

Quais são as manifestações da rubéola?

Uma erupção de pequenas manchas rosadas. Geralmente começa atrás das orelhas, depois se espalha por todo o corpo. A erupção muda quase de hora em hora e desaparece em dois ou três dias sem tratamento.

Antes da erupção aparecer, o paciente pode notar um leve resfriado e / ou glândulas inchadas no pescoço ou na base do crânio.

O período entre a infecção e o aparecimento da rubéola (período de incubação) é geralmente longo (2-3 semanas).

Como é a rubéola?

A rubéola não requer nenhum tratamento especial (exceto, talvez, um dia de descanso na cama). No entanto, deve notar-se que a doença é contagiosa e pode se espalhar facilmente entre pessoas que vivem com os pacientes. O período de contágio geralmente dura de uma semana antes do início do exantema até uma semana após ele desaparecer, sendo de risco máximo, quando a erupção é mais intensa. Apenas uma vez se tem rubéola, uma vez que confere imunidade vitalícia. Porque os riscos de contrair a doença durante a gravidez (veja abaixo), é uma vantagem para as meninas para adquirir imunidade antes da puberdade.

Qual é o risco associado a rubéola?

Se uma mulher grávida contrai rubéola, há risco de lesão fetal. Em alguns casos os riscos são tão altos que o aborto é recomendado. Felizmente, isso já é excepcional, já que a maioria das mulheres são vacinados contra a rubéola.

Quem deve ser vacinado?

Todas as meninas devem receber a vacinação contra a rubéola para evitar possíveis problemas na  gravidez. Atualmente, a vacina é trivalente (contra sarampo, caxumba e rubéola), que protege contra rubéola, todas as crianças de 12 a 15 meses, e uma segunda dose aos 3 anos.

É impossível ter a certeza se aconteceu ou não a rubéola, já que muitas pessoas nem sequer estão conscientes da doença. Recomenda-se que as meninas que são vacinadas evitem engravidar nos três meses após a vacina.

Se você não tem certeza se teve ou não a doença,  testes de anticorpos no sangue darão a resposta. Se necessário, o seu médico irá administrar a vacina.

Existem complicações associadas?

A rubéola normalmente não causa complicações ou problemas, exceto no caso citado de mulheres grávidas pois pode afetar gravemente o feto.

Não descuide da sua saúde

Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas - rubéola

Nazaré Lobato Pinheiro

Nazaré Lobato Pinheiro

Pediatra

São Luís

Monique do Vale

Monique do Vale

Infectologista

Rio de Janeiro

Roberto Araújo Ramos

Roberto Araújo Ramos

Pediatra

Curitiba

Anne Rafaella Carneiro Roza

Anne Rafaella Carneiro Roza

Oncologista, Pediatra

Recife

Flavia Rabelo Frayha

Flavia Rabelo Frayha

Alergista, Pediatra

São Vicente

Perguntas sobre Rubéola

Nossos especialistas responderam a 26 perguntas sobre Rubéola

Olá. O IGG é um anticorpo que aumenta nas infecções e costuma ficar presente na corrente sanguínea por muito tempo - dependendo da doença, para sempre. Já o IGM aumenta quando se tem uma infeção…

Bom dia . Não se preocupe, IgG significa que já teve contato ou esta vacinada . IgM não reagente significa que não tem a doença no momento

Quais profissionais tratam Rubéola?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.