A pessoa com transtorno bipolar é caracterizada por sofrer muitas mudanças de humor e de níveis de atividade. Especificamente, são produzidas oscilações exagerada e periódicas de três estados de espírito: deprimido, eufórico e maníaco (aceleração). Estudos indicam que o transtorno bipolar pode ser congênito pela falta de estabilidade na transmissão dos impulsos nervosos no cérebro. A alteração cerebral alterada traz mais vulnerabilidade quando confrontada com eventos de vida estressantes que desencadeiam episódios maníaco-depressivos.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

 Tânia Maria Magalhães
Psicólogo
Contagem
Olá! Esses pensamentos negativos podem ser uma característica do transtorno bipolar e não a sua causa. Pode se tratar de um caso de depressão "leve", em que a pessoa vive a vida sem…

Dra. Sayonara Machado
Psicólogo, Psicanalista
Rio de Janeiro
Prefiro usar a expressão "genético" existe uma pré disposição genética que tem bastante influencia para o desenvolvimento da doença. É importante lembrar que o ambiental sempre será…

Dra. Luciana Furini
Psiquiatra
São José dos Campos
Transtorno Bipolar é crônico e recorrente, sendo assim exige acompanhamento por toda a vida.
Com o uso de estabilizadores do humor a pessoa pode apresentar períodos de remissão dos sintomas…

Os sintomas permeiam entre as patologias e podem ser facilmente confundidos. Somente os especialistas podem diagnosticar efetivamente. Hoje com o advento da internet e possível ter acesso aos…

 Fabíola Luciano
Psicólogo
São Paulo
Um diagnóstico preciso deve levar em consideração o parecer de uma equipe multidisciplinar, assim o ideal é procurar o auxílio tanto de um Psicólogo como de um Psiquiatra para validar o diagnóstico…

Boa Tarde. Primeiramente, o diagnóstico de transtorno bipolar já foi feito e isso merece grande atenção. A pessoa diagnosticada com transtorno bipolar, precisa seguir de forma bem regular o uso…

 Igor Paredes Conde Sangenis
Psicanalista, Psicólogo
Niterói
Aumento do rítmo psíquico (taquipsiquismo), fala acelerada (logorréia), podendo chegar a perda dos nexos associativos da fala. Dificuldade de concentração com uma maior vigilância aos estímulos…

 Thais Rodrigues P Maria
Psicanalista, Psicólogo
Osasco
Sim. Episódios de gastos compulsivos podem estar presentes na fase de mania/euforia.Assim como transtornos alimentares envolvendo compulsão. Mas também pode ser uma das características das fases…

O transtorno bipolar se caracteriza, grosso modo, pela alteração de fases. Muito brevemente, numa delas, a pessoa se sente capaz de tudo, fica mais agitada, pode ter comportamentos de risco;…

Dra. Sayonara Machado
Psicólogo, Psicanalista
Rio de Janeiro
O medicamento pode sim esta trazendo essa questão do intestino, ou até mesmo por conta do próprio transtorno, pois ele trás muita ansiedade e inquietação o que pode afetar o intestino.
Sobre…