Tenho uma dúvida a respeito do lítio, dizem que é um estabilizador de humor, daí a pergunta não
5
respostas
Tenho uma dúvida a respeito do lítio, dizem que é um estabilizador de humor, daí a pergunta não deixa cair mais também não deixa subir, não vou ficar triste mais também não vou ficar alegre é assim que entendo o efeito do lítio, estou certo ou errado?
Entendo tua ideia, mas este não é o princípio. As pessoas que têm o transtorno bipolar sofrem com a variação do humor, entre episódios maníacos (impulsividade, sentimento de que pode tudo) e episódios depressivos (perda de interesse, tristeza profunda ou irritação). Como o próprio nome já diz, o estabilizador de humor vai regular essas variações, fazendo com que o sujeito tenha um humor mais constante. A medicação também é importante, porque os episódios maníacos provocam queima de neurônios, com risco de doenças demenciais no futuro. Infelizmente, alguns pacientes com este transtorno entendem os episódios maníacos como momentos de profunda felicidade e se pautam nessa referência: entendem o humor constante como perda de vida. Sugiro que tu assistas o filme Mr. Jones, que de forma lúdica, passa a ideia do sofrimento do sujeito com este transtorno, do quanto os episódios maníacos o colocam em risco.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Os indivíduos que têm transtorno bipolar sentem uma variação do humor bem clara. Aparentemente eles acham que tudo fica fácil e tudo pode. Os episódios depressivos como: irritabilidade, perda de interesse e tristeza profunda. O estabilizador de humor ele age no sistema nervoso centrar, fazendo com que o indivíduo tenha uma melhora significativa.
O medicamento controla no processo de ciclagem entre os episódios. Esse tratamento medicamentoso é básico. Mas a bipolaridade não é apenas um problema bioquímico,é também psicológico e social. Entender os sintomas iniciais, assim quanto mais conhecer sobre a doença e sobre você, melhor será o resultado nos sintomas, pois o estresse podem colaborar para que os sintomas sejam mais intensos.
Olá, antes de mais nada, temos que esclarecer que cada pessoa reage ao medicamento de formas diferentes, cada um tem um efeito colateral e um tempo para o corpo se adequar ao medicamento. O lítio, quando esta no inicio do tratamento, isto é, começou a usar há pouco tempo pode ter seus efeitos mais intensos, é importante pesquisar e ser informar mais sobre a bipolaridade e sobre o medicamento, entenderá mais seus efeitos e te ajudará a lidar com eles, por exemplo, para quem toma lítio é importante o controle de água e sal que influenciam no funcionamento do remédio, de forma geral os efeitos que esta sentindo pode ou não desaparecer ou ser continuo, como falei depende da aceitação do corpo de cada um. Uma psicoterapia te ajudaria a entender a doença, o efeito do remédio, suas questões e seu autoconhecimento que pode ajuda-lo a superar este momento.
É comum confundir humor estável com apatia. Para quem já conheceu níveis extremos do humor, permanecer num patamar regular, pode parecer sem graça e monótono. Essa é uma das causas da resistência medicamentosa de pacientes bipolares. Porém, viver longe da escuridão da depressão ou sem os fogos de artifícios da mania, pode ser muito prazeroso, reconfortante e produtivo.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Gostaria de saber mais sobre a bipolaridade E como que é uma pessoa que sofre de bipolaridade e estresse excessiva eu acho que o meu esposo tem esse problema de estresse generalizado porque ele ficou dois meses sem tomar paroxetina e mudou de personalidade de uma hora para outra um dia ele tá bem no…
- Criança 3 anos ,médica passou aripripazol 0,25 é normal ter agitação?Qual o tempo para se adaptar a medicação?
- É verdade que quem é diagnosticado com transtorno bipolar ou transtorno Esquizoafetivo não pode tomar antidepressivos?
- Bipolaridade com ausência de fase "maniaca" pode ocorrer? Se sim, como fazer o diagnostico diferencial?
- Olá! Qual a diferença entre os diagnósticos de transtorno bipolar tipo 2 e depressão bipolar?
- O Transtorno Afetivo Bipolar (TAB) afeta sua capacidade de realizar várias tarefas ao mesmo tempo?
- Meu marido está fazendo tratamento com lítio e razapina,mais agora e ficou mais calado que nunca está bem apático estou preocupada,ela não fala comigo. É normal?
- Olá. Desde a minha infância tinha a forte convicção que minha mãe sofre de algum transtorno de humor ou de personalidade. Sou casada com um bipolar tipo 1 e a semelhança comportamental é assustadora. Porém no caso da minha mãe a ciclagem do humor sempre foi muito rápida, chegando até mesmo a ser diária.…
- Olá. Tomo topiramato 50mg para compulsão alimentar e meu psiquiatra passou lamotrigina para regulação emocional por causa do TDAH. Há problema tomar os dois juntos? Obrigada.
- Um diagnóstico de Transtorno do espectro autista (TEA) pode ser, na verdade, Transtorno Afetivo Bipolar (TAB) ?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 970 perguntas sobre Transtorno bipolar
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.