A pessoa com transtorno bipolar é caracterizada por sofrer muitas mudanças de humor e de níveis de atividade. Especificamente, são produzidas oscilações exagerada e periódicas de três estados de espírito: deprimido, eufórico e maníaco (aceleração). Estudos indicam que o transtorno bipolar pode ser congênito pela falta de estabilidade na transmissão dos impulsos nervosos no cérebro. A alteração cerebral alterada traz mais vulnerabilidade quando confrontada com eventos de vida estressantes que desencadeiam episódios maníaco-depressivos.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Dr. Douglas Motta Calderoni
Psiquiatra
São Paulo
A doença Bipolar funciona como uma doença crônica assim como diabetes, hipertensão arterial, hipotireoidismo, etc. Ou seja é uma doença que não tem uma cura e sim um controle. Na maioria das…

Dra. Cristina Okamoto
Psicólogo
Londrina
O transtorno bipolar é uma dentre as doenças mentais mais graves, podendo ocorrer de forma crônica e debilitante. Tem como característica a presença de episódios alternados de humor (mania/hipomania…

 Thaís Pimenta
Psicólogo, Terapeuta complementar
Guarulhos
Para um melhora significativa e equilíbrio dos sintomas e efeitos físicos, emocionais e mentais da pessoa com o diagnóstico e vivência do transtorno Bipolar, é necessário um conjunto; seguir…

Dr. Douglas Motta Calderoni
Psiquiatra
São Paulo
O tratamento pode ser realizado em clínicas particulares ou em ambientes públicos.
CAPS ou posto de saúde de sua região podem fazer este tratamento.
Existe um Grupo para portadores…

 Reinaldo Renzi
Psicólogo
São Paulo
O ECT (Eletroconvulsoterapia) é um tratamento bastante polemico dentro da Psiquiatria.
Tempos idos, foi bastante utilizado sem que, em qualquer momento, pudesse ser comprovado 100% de eficacia…

Oficialmente existem 2 tipos de Transtorno Afetivo Bipolar: O Tipo 1 e o Tipo 2, além daquele que é considerado SOE (Sem outra especificação).
A diferença entre o tipo 1 e 2, é a fase de…

 Bárbara Adele de Moraes
Psicanalista, Psicólogo
Sorocaba
É importante que a pessoa seja acompanhada por psiquiatra e psicólogo(a). O CAPS é um ótimo recurso disponibilizado pela saúde pública e que pode trazer mais informações, especialmente para compreender…

Depende da intensidade do transtorno. É preciso avaliar cada caso em particular e somente um bom profissional pode fazer isso.

 Veronica Kellner
Psicólogo
Niterói
Com certeza, sua amiga necessita de avaliação feita por um Psicologo, um Psiquiatra e por um clinico ou endocrino. Com certeza, o afeto é muito importante para uma tentativa de convencimrnto…

Dr. Douglas Motta Calderoni
Psiquiatra
São Paulo
Sim sem dúvida há a possibilidade de se conviver tão bem como se convive com qualquer outra pessoa. No entanto, é preciso compreender a doença para poder ajudar a pessoa, orientando a mesma o…