O que é?

Mastigar envolve uma série de grupos musculares, ligamentos, articulações, ossos e, naturalmente, a arcada dentária. Qualquer problema nesse processo é considerado um transtorno da articulação temporomandibular (ATM). Esses transtornos também podem ser chamados de distúrbios do aparelho estomato-gnático. As articulações temporomandibulares são localizadas bem em frente das orelhas (uma em cada lado do rosto) onde o osso temporal do crânio articula-se com a mandíbula. Durante a mastigação essa articulação, considerada a mais complexa do corpo humano, se abre e se fecha além de movimentar-se para frente, para trás e lateralmente.

Qual é a causa?

São vários os fatores motivadores do quadro de ATM. Os mais comuns são: - dor e contratura muscular devido ao uso excessivo da musculatura - subluxação interna (o disco da mandíbula desliza e não volta para sua posição normal) - artrite (altera as articulações) - ancilose (perda de movimento devido à fusão de ossos da articulação ou calcificação de ligamentos) - hipermobilidade (estiramento dos ligamentos que unem a articulação) - anomalias no desenvolvimento (congênitas) - espasmos gerados por tensão ou estresse- má oclusão dentária - traumatismos na mandíbula- bruxismo (ranger de dentes durante o sono)- tumores - problemas de crescimento na região

Quais os sintomas?

O principal sintoma é a dor na hora de morder, bocejar ou abrir completamente a boca. Também são listados como sintomas: dificuldade para abrir totalmente a boca, rangido ao morder, sensação de mordida desalinhada e dores de cabeça frequentes.

Como fazer o diagnóstico?

O exame clínico é suficiente para a detecção do problema. Sua extensão pode ser comprovada através de raios-x.

Qual o tratamento?

Na maioria das vezes é necessário o uso de medicamentos analgésicos e relaxantes musculares. Em alguns casos é recomendado o uso de aparelhos e, eventualmente, pode-se recorrer à cirurgia.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Olá, segundo seu relato parece ser uma degeneração articular em muitos casos uma abordagem inicial com artrocentese tem bom resultado. O Ideal e fazer uma avaliação com especialista em DTM ou…

É necessária uma consulta para esclarecimentos de diagnóstico e tratamento nesses casos. Agende com clínico e se ele achar por bem marque um hematologista.

Olá!

Obrigado por enviar sua dúvida.

A Disfunção da Articulação Temporomandibular (DTM), pode ser tratado tanto com um abordagem mais conservadora, nos casos iniciais…

Ola! Para fechar um diagnóstico com precisão é necessário um conjunto de avaliações, ou seja, exames de imagem correlacionando com seu estado clínico! Costumo dizer que o tratamento da DTM tanto…

Embora esteja sendo muito utilizada por clínicos, não ha trabalhos científicos que avaliem bem essa relação. O que se sabe hoje é que a toxina pode auxiliar em pacientes recorrentemente sintomárticos…

Boa tarde! A DTM pode ter como sintomas o zumbido e perda de audição dentre de outras como dor, sensação de peso nos músculos da face e limitação de abertura

Sim! São sintomas clássicos! Agora é necessário avaliar qual DTM te afeta! Pode ser muscular, intra-articular ou ambos.

O zumbido no ouvido possuí causas distintas, sendo difícil o diagnóstico e tratamento. Porém está comumente associado aos quadros de dor na região da ATM e músculos mastigatórios, como o masseter.

olá! O ouvido entupido pode ter origem na tuba auditiva, como secundário a uma otite por exemplo, MAS pode ter outra origem além da tuba auditiva, como na orelha interna (chamada hidropsia)…

Olá! Depende do tipo de disfunção, consulte-se com um profissional da área para ser feito um diagnóstico preciso e traçar um plano de tratamento. A disposição