Dr. Filipe Damasceno

Cirurgião vascular · Mais

Número de registro: CRM-RJ 52.93128-4 RQE 31454

1 opinião

Experiência

Dr. Filipe Damasceno, formado pela Universidade Gama Filho. Formação em Cirurgia Geral e Especialização em Cirurgia Vascular pelo Hospital Municipal Souza Aguiar.
Médico Especialista em Doenças Venosas e tratamento de varizes. Atualizado em diversos cursos na área de Flebologia Estética, que é a aplicação de recursos minimamente invasivos para o tratamento dos sintomas e melhora da aparência relacionados às veias e varizes. Atua em diversos tratamentos como Escleroterapia Convencional e Ampliada, Escleroterapia com Espuma, microcirurgias dentre outros.
mais Sobre mim

Experiência em:

  • Flebologia

Pacientes que trato

Adultos

Planos de saúde não aceitos

Este especialista só aceita pacientes particulares. Você pode pagar particular para marcar, ou encontrar outro especialista que aceite o seu plano de saúde.

Consultório

Disponibilidade

Este especialista não oferece agendamento online neste endereço

Serviços e preços

  • Teleconsulta

    R$ 350

Artigos

Insuficiência Venosa

As veias transportam o sangue de volta para o coração. Elas possuem válvulas que asseguram que o sangue circule numa única direção. A Insuficiência Venosa é uma condição em que as válvulas das veias não funcionam corretamente, fazendo com que o sangue se acumule e exerça pressão nas veias, podendo gerar sintomas como sensação de peso, dor, formigamento, inchaço e varizes. Em estágios avançados causam alteração da cor e elasticidade da pele, além de complicações como trombose e úlceras difíceis de tratar. O tratamento inclui alterações no estilo de vida (como exercício físico e evitar permanecer várias horas de pé ou sentado), meias de compressão, medicamentos e procedimentos ou cirurgia.


Varizes nas pernas

Varizes é um termo usado para vasos mais grossos e desenvolvidas. A Escleroterapia com Espuma Densa é um tratamento que vem ganhando nos últimos anos atenção especial pelo fato de tratar esses vasos maiores, beneficiando muitos pacientes que antes tinham indicação de cirurgia. É injetada uma substância esclerosante que diminui o calibre do vaso e preenche o interior da veia, desativando essa veia doente e desviando a circulação para veias saudáveis. O método pode ser utilizado tanto para melhora de sintomas quanto para objetivo estético. Este tratamento às vezes demanda uso de meia elástica e o paciente retorna às suas atividades até no mesmo dia, sem cortes e sem necessidade de repouso!


Telangiectasia

As telangectasias são vasos muito finos na superfície da pele. São conhecidos popularmente como microvasos ou vasinhos. É um problema basicamente estético já que não costumam dar sintomas, mas podem indicar um problema em estágio inicial. O tratamento consiste na injeção de líquidos esclerosantes, que levam à oclusão da veia. É realizado com agulhas super finas, geralmente indolores. Deve ser aplicado não somente nos vasinhos menores mas também nas suas nutridoras para ter um efeito prolongado. Para o melhor resultado do tratamento, o paciente deve se dedicar, realizando determinada quantidade de sessões. Aqui nao há necessidade de interrupção das atividades ou repouso.


Varizes

As varizes são ocasionadas por vários fatores, sendo os principais: genética, hormônios, gravidez e atividades que exijam permanecer várias horas por dia de pé ou sentado. Com o tempo, as veias vão se enfraquecendo e tornando-se tortuosas e dilatadas, dando aquele aspecto tão indesejado, principalmente nas pernas. As varizes são mais conhecidas pela questão estética, mas também podem representar problemas importantes de saúde, levando a sintomas como sensação de peso, cansaço, queimação, inchaço e dores nas pernas. Em estágios avançados podem surgir até feridas de difícil tratamento.

Veja todos os artigos

1 opinião

Todas as opiniões são importantes, por isso os especialistas não podem pagar para alterar ou excluir uma opinião. Saiba mais. Saber mais sobre pareceres
  • V

    Queria saber se o Sr. Ainda atende em Maricá . Pois tenho q terminar meu tratamento q comecei com o Sr. Na climar só q o Senhor ñ está mas lá e ninguém me diz Aonde encontrar o Sr. Aqui em Maricá.

     • outro lugar Outro  • 

Ocorreu um erro, tente outra vez

Dúvidas respondidas

3 dúvidas de pacientes respondidas na Doctoralia

É normal ficar com a perna gelada (especialmente a panturrilha) e doendo após um avc?

Possivelmente não tem relação como AVC. Porém o mesmo problema na circulação cerebral pode estar presente em outras partes do corpo e gerar dor.
Se o (a) paciente estiver acamada pelo AVC pode também representar uma trombose venosa profunda (TVP).
É recomendado nestes casos procurar a avaliação de um cirurgião vascular e, se dor forte, uma emergência.

Dr. Filipe Damasceno

Olá,fiz escleroterapia a um mês e tem coroços bem doloridos e normal?

Podem acontecer, principalmente com a escleroterapia com espuma densa. Aplicar compressas mornas algumas vezes por dia pode aliviar a dor e reduzir os caroços.
Mas o recomendado é remarcar com seu médico para que ele possa lhe avaliar.

Dr. Filipe Damasceno
Ver todas as respostas

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.

Perguntas frequentes