Rua Duque de Caxias 1668, Sala 302, Santa Maria 97015-190
O Dr. Marcos Ferreira fornece recibo para ressarcimento de consultas particulares e recibo para declaração do imposto de renda.
Ler mais04/12/2025
Santa Maria, RS 1 endereço
Número de registro: CRM RS 22604 RQE Nº: 23820
47 opiniõesRua Duque de Caxias 1668, Sala 302, Santa Maria 97015-190
O Dr. Marcos Ferreira fornece recibo para ressarcimento de consultas particulares e recibo para declaração do imposto de renda.
Ler mais04/12/2025
Médico, com especialização em Psiquiatria. Experiência de 25 anos no atendimento de pacientes com transtornos mentais, desordens e conflitos psicológicos e alterações comportamentais. Oferto tratamento medicamentoso( psicofarmacologia) e psicoterápico ( Psicoterapia Dinâmica Breve) integrados, planos de acompanhamento em Medicina do Estilo de Vida( MEV). Também atuo em perícia médica e avaliação de sanidade mental para concursos.
Doutor Marcos Ferreira é um excelente profissional, dedicado, sério e competente. Observo que está sempre em busca de mais conhecimento e atualização através de congressos, por exemplo, a fim de melho...
maisO Dr. Marcos é muito atencioso, humano e empático. Desde a 1a consulta se mostrou um ótimo profissional, responde todas as perguntas, sinto muita confiança nele e no tratamento. Acertou a medicação, m...
maisUm ótimo médico. Mais que meu médico, meu amigo! Sempre muito pontual (em acho que 10 anos, NUNCA demorou a me atender no horário exato - seja online ou presencial), sempre teve muita empatia e entend...
maisEste especialista só aceita pacientes particulares. Você pode pagar particular para marcar, ou encontrar outro especialista que aceite o seu plano de saúde.
Aceito
Aceito
47 opiniões
Doutor Marcos Ferreira é um excelente profissional, dedicado, sério e competente. Observo que está sempre em busca de mais conhecimento e atualização através de congressos, por exemplo, a fim de melhor atender seus pacientes.
Me sinto acolhida e com um atendimento humanizado em suas consultas.
Dr. Marcos Ferreira
Obrigado, Camila. Já são longos anos em que sou seu médico. Então, fico feliz que tenhamos desenvolvido uma relação terapêutica frutífera, que contribui para a sua qualidade de vida.
O Dr. Marcos é muito atencioso, humano e empático. Desde a 1a consulta se mostrou um ótimo profissional, responde todas as perguntas, sinto muita confiança nele e no tratamento. Acertou a medicação, me sinto muito melhor. O consultório é aconchegante e fica em ótima localização. Recomendo este médico.
Dr. Marcos Ferreira
Obrigado, Vera. Que bom que gostou do meu novo consultório. Também estou achando mais aconchegante trabalhar, a localização é melhor também. Quanto ao meu trabalho, fico satisfeito com o que você nos dá de "feedback".
Um ótimo médico. Mais que meu médico, meu amigo! Sempre muito pontual (em acho que 10 anos, NUNCA demorou a me atender no horário exato - seja online ou presencial), sempre teve muita empatia e entendeu meus problemas, me dá dicas de como melhorar e sempre está cuidando da medicação, para que seja sempre na medida certa. Nota 10 para esse profissional que mais que médico é um ser humano!
Dr. Marcos Ferreira
Obrigado pelas palavras, Alexandre. Já é uma década de boa relação médico- paciente, com ganhos significativos na sua saúde mental. Continuemos a parceria por mais anos ainda.
Médico muito atencioso,ótimo profissional.Recomendo.
Dr. Marcos Ferreira
Obrigado, Carolina. Que bom que se sentiu bem atendida.
Gostaria de expressar minha sincera gratidão pelo seu profissionalismo, acolhimento e dedicação ao meu
Dr. Marcos Ferreira
Obrigado, Pablo. Fico satisfeito em poder ajudá-lo.
Dr muito atencioso.otimo profissional primeira consulta da minha filha gostei muito
Dr. Marcos Ferreira
Obrigado, Ana Vanessa. Vamos continuar o tratamento para alcançarmos melhores resultados sempre.
Dr. Marcos é um profissional impecável. Desde a primeira consulta, fui tratado com extrema cordialidade e respeito, sempre com um olhar muito humano para além do diagnóstico. Ele tem uma paciência admirável para ouvir, sem pressa, acolhendo cada detalhe do que eu relatei. Além disso, explica tudo com muita clareza, ponto a ponto, de forma didática e acessível, o que me faz sentir seguro em relação ao tratamento. Sem dúvidas, um profissional que faz toda a diferença na vida do paciente.
Dr. Marcos Ferreira
Obrigado, Tiago. Sempre estamos procurando atender com dedicação e profissionalismo a fim de alcançar os melhores resultados para o paciente.
Excelente profissional! Competente e atencioso! Recomendo!
Dr. Marcos Ferreira
Obrigado, Taiana. Fico satisfeito que consegui ajudá-la.
Médico muito bom, trata o problema como deve ser.
Dr. Marcos Ferreira
Obrigado, Jeruza. Só assim conseguimos resolver os problemas verdadeiramente.
Ótimo profissional, entrega resultado, muito eficiente o tratamento posto e pós consulta.
Dr. Marcos Ferreira
Obrigado, Cristiano. Fico feliz em poder ajudar e entregar bons resultados.
19 dúvidas de pacientes respondidas na Doctoralia
A atrofia do hipocampo devido a estresse e ansiedade é reversível?
Essa pergunta é muito relevante. Tanto a depressão quanto a ansiedade estão relacionadas com a atrofia do hipocampo, região responsável pelas formação das memórias. Exames de neuroimagem demonstraram essa atrofia. E clinicamente os pacientes referem déficits de memória. A atrofia geralmente é reversível, mas vai depender do tempo de evolução dos sintomas e os danos causados ao hipocampo. Acredita-se que a cronicidade e a intensidade dos sintomas possam lesar os neurônios de maneira irreversível. O hipocampo possui receptores para o hormônio cortisol, que é secretado em situações de estresse, juntamente com a noradrenalina. Quadros de estresse por períodos prolongados podem aumentar a ação do cortisol sobre esses receptores do hipocampo, causando atrofia.
É normal eu sentir tristeza constante por semanas ou meses?
Não é normal. Um dos critérios para a realização do diagnóstico de transtorno depressivo é a presença de tristeza, na maior parte do tempo, por mais de duas semanas. Entretanto, a tristeza é apenas um dos critérios diagnósticos. No seu caso, torna-se necessário esclarecer qual a causa da sua tristeza, a intensidade, se houve desencadeantes recentes que não foram elaborados. Por exemplo, perdas desencadeiam um tristeza reativa no processo de luto. Isso pode durar um determinado tempo, mas tende a se resolver espontaneamente. Se isso não acontece, podemos estar diante de um " luto patológico", demandando tratamento psiquiátrico e psicológico. Outro exemplo ilustrativo é o transtorno distímico, no qual o paciente tem um quadro brando de sintomas depressivos de longa duração, acima de 2 anos, com a tristeza sendo um componente estável na manifestação clínica. A tristeza que não vai embora pode ser um marcador de transtornos mentais ativos e questões psicológicas e conflitos emocionais não resolvidos. Portanto, busque ajuda psiquiátrica.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.