Bioxifeno - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Uso de Bioxifeno

Indicações de Bioxifeno
Bioxifeno (citrato de tamoxifeno) está indicado para o tratamento do câncer de mama.


Contra-Indicações de Bioxifeno
Este produto está contra-indicado para pacientes com hipersensibilidade conhecida ao citrato de tamoxifeno ou aos demais componentes da fórmula. Contra-indicado na gravidez ou lactação.


Precauções especiais

Como Usar (Posologia)
A dose diária é de 10 mg a 20 mg em dose única ou fracionada (2 comprimidos de 10 mg). Não ocorrendo resposta satisfatória após um ou dois meses, deve-se aumentar a dose para até 20 mg, duas vezes ao dia. No tratamento da infertilidade anovulatória, a dose usual é equivalente a 10 mg duas vezes ao dia, nos 2º, 3º, 4º e 5º dias do ciclo menstrual. Essa dose pode ser aumentada nos ciclos subseqüentes até 40 mg duas vezes ao dia. Em mulheres com menstruação irregular, o tratamento pode ser iniciado em qualquer dia e o segundo tratamento, com doses maiores, após 45 dias, caso não tenha havido resposta.


Gravidez e Lactação
Contra-indicado na gravidez ou lactação. Citrato de tamoxifeno pode produzir alterações em genitália de crianças filhas de mães que utilizaram o produto durante a gravidez. Não se observou a excreção de citrato de tamoxifeno no leite humano. Informe seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término. Informar ao médico se está amamentando. Para evitar a gravidez, não utilize anticoncepcionais orais; utilize outras formas de contracepção.


Laboratório
Biosintética Ltda.


Precauções e Advertências
Deve ser usado com precaução nos pacientes portadores de doenças renais, oculares e com alterações da coagulação sangüínea. Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início, ou durante o tratamento. Pacientes que ao ingerirem Bioxifeno (citrato de tamoxifeno) apresentarem reações adversas, como alterações oculares, vertigens e confusão mental, não devem dirigir veículos ou operar máquinas. Cuidados de armazenamento: Conservar o produto em lugar fresco e seco, protegido da luz e do calor. Prazo de validade: Desde que sejam observados os devidos cuidados de armazenamento, Bioxifeno (citrato de tamoxifeno) apresenta prazo de validade de 36 meses, a partir da data de fabricação. Não utilize o produto após o vencimento do prazo de validade. Cuidados de administração: Caso você tenha esquecido de tomar o medicamento, tome-o assim que lembrar. Se estiver próximo do horário da dose seguinte, aguarde até o horário e tome o medicamento, pulando a dose esquecida. Não tome duas doses de uma vez. Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Interrupção do tratamento: Algumas doenças requerem tratamento prolongado. O médico responsável pelo tratamento sabe o momento ideal para suspendê-lo. Não interromper o tratamento sem o conhecimento do seu médico.


Superdose
Podem ocorrer as reações adversas já mencionadas anteriormente. Observações em animais submetidos a superdose mostraram efeitos estrogênicos. Não existe antídoto específico e o tratamento desta eventualidade deve ser sintomático.


Efeitos adversos e efeitos colaterais

Reações adversas
Avise seu médico caso você esteja apresentando qualquer um dos seguintes sintomas: dor ou vermelhidão no local do tumor, dificuldade respiratória, sangramento vaginal anormal, visão turva ou borrada ou dor nas pernas. Podem ocorrer náuseas, vômitos, ondas de calor, irregularidades menstruais, erupções cutâneas, problemas estomacais ou intestinais, tontura ou queda de cabelo. Informe seu médico o aparecimento de reações desagradáveis. Ingestão concomitante com outras substâncias: Bioxifeno (citrato de tamoxifeno) pode ser tomado junto a alimentos ou não. Quando Bioxifeno (citrato de tamoxifeno) é ingerido juntamente com anticoagulantes, pode ocorrer aumento do efeito anticoagulante. Eventos tromboembólicos podem ocorrer após a ingestão simultânea com drogas citotóxicas.


Quais profissionais prescrevem Bioxifeno?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.