Infertilidade - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Infertilidade

Informação sobre Infertilidade

O que é?

A infertilidade conjugal é definida pela ausência da gravidez em um período de 12 meses com relações sexuais regulares sem que nenhum método anticoncepcional tenha sido utilizado. Tal condição atinge aproximadamente 15% dos casais.

Qual é a causa?

Todos os órgãos do sistema reprodutivo masculino e feminino devem estar em perfeitas condições para assegurar a fertilidade. O mau funcionamento de apenas um deles pode evitar o acontecimento da gravidez. Nas mulheres, as causas mais comuns para a infertilidade são: distúrbios alimentares, depressão, excesso de peso, excesso de atividades físicas, sedentarismo, hábito de fumar, alcoolismo, inflamações na pelve, endometriose, distúrbios hormonais, ovário policístico, insuficiência ovariana, miomas no útero, disfunções na glândula tireoide e nas glândulas suprarrenais e cicatrizes no útero. Nos homens, a principais causas são doenças como criptorquidia (quando um ou mesmo os dois testículos não descem para a bolsa escrotal), varicocele (varizes no testículo), alterações nos cromossomos, orquite (inflamação do testículo), anemia falciforme, cirrose hepática e insuficiência renal. Em parte dos casos, cerca de 10%, não há fatores físicos que impeçam a reprodução. Atribui-se a dificuldade de engravidar nessas situações a fatores psicológicos.

Quais os sintomas?

O principal “sintoma” da infertilidade é a não concepção após o período de 12 meses com relações sexuais frequentes e sem o uso de anticoncepcionais. A partir daí deve-se começar a procurar as causas.

Como fazer o diagnóstico?

Deve-se fazer uma investigação completa no sistema reprodutor tanto do homem quanto da mulher. Para isso são necessários exames laboratoriais e de imagem que possam indicar o diagnóstico correto.

Qual o tratamento?

O tratamento irá depender do problema encontrado. No caso de a situação não apresentar uma solução, seja cirúrgica seja através de medicamentos ou mudanças nos hábitos de vida, é possível recorrer a métodos artificiais de reprodução.

Possui uma dúvida concreta sobre Infertilidade? Pergunte aos nossos especialistas.

Os especialistas falam sobre a Infertilidade

Infertilidade por definição é a dificuldade do casal em obter a gestação...O período que aguardamos para iniciar a investigação depende muito da idade da mulher e dos antecedentes do casal. Uma boa anamnese é indispensável para a correta indicação dos exames necessários para a investigação do casal infértil. Na nossa clínica fazemos desde o o simples estímulo ovariano para o coito programado, inseminação artificial até a fertlização in vitro que traz excelentes taxas de gravidez.
Dr. Gustavo Comodo
Dr. Gustavo Comodo Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Ginecologista

|

São Paulo

investigação e tratamento de infertilidade de baixa complexidade.
Marcos Renato Dib Andrade
Marcos Renato Dib Andrade Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Ginecologista

|

Brasilia

Pode-se considerar que um casal é infértil após 1 ano de tentativas de engravidar sem sucesso. Para mulheres com mais de 36 anos o período passa a ser de 6 meses.As causas são muitas, há tanto fatores masculinos quanto femininos, e devem ser devidamente elucidados para definição do tratamento e prognóstico. Quando um casal chega a clínica e o diagnóstico de infertilidade é definido, além de uma cuidadosa entrevista e exame físico, solicito ao casal alguns exames que são necessários para encontrar a causa da mesma. O tratamento é individualizado de acordo com os achados nos exames, pois um tratamento que é indicado para um casal pode não ser o ideal para o outro com infertilidade.
Dra. Carla Iaconelli
Dra. Carla Iaconelli Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Ginecologista

|

São Paulo

A infertilidade é a dificuldade de um casal obter gravidez no período de um ano de tentativas, isto é, tendo relações sexuais sem uso de nenhuma forma de anticoncepção. A chance de um casal normal obter gravidez, por ciclo menstrual, é de aproximadamente 20% e que, após um ano, mais de 80% dos casais conseguirão gravidez. Acredita-se que 15% dos casais tenham alguma dificuldade de fertilização.
Dr. Diogo Carlo Cruz Smith
Dr. Diogo Carlo Cruz Smith Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Urologista

|

Aracaju

O homem e a mulher apresentam a mesma importância na infertilidade conjugal, ambos devem ser investigados. Papel do UROLOGISTA na infertilidade - Avaliar o histórico sexual e reprodutivo do casal; - Avaliar toda história clínica e exame físico do paciente; - Avaliar antecedentes que podem prejudicar a espermatogênese; - Avaliar patologias ou cirurgias prévias que prejudiquem a ejaculação; - Avaliar a qualidade seminal; - Avaliar a necessidade de exames complementares As técnicas atuais de tratamento de infertilidade envolvem muita tecnologia: cirurgias microscópicas, exames avançados e técnicas de fertilização in vitro. Eu avalio cada caso individual. - Se necessário, propor um tratamento.
Dr. João Cunha Thomaz
Dr. João Cunha Thomaz Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Cirurgião geral, Urologista

|

São Mateus

Ver mais

Tem perguntas sobre Infertilidade?

Nossos especialistas responderam 40 perguntas sobre Infertilidade.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional da saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

Estas são as mais populares:

Existem tratamentos clínicos e cirúrgicos. Melhor procurar Urologista,

  • 298
  • 53
  • 192
Elmar Pequeno Filho Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Ginecologista

Fortaleza

Marcar consulta

Em primeiro lugar deve ser feita uma pesquisa ampla para os dois, levando em consideração a idade, o tempo que está tentando engravidar e a frequência de relações sexuais. Mesmo ele já tendo uma filha, é importante investigar o lado masculino também pois um espermograma pode variar por diversos fatores, como por exemplo alguma inflamação, varicocele, algum trauma, medicamentos, etc... Mesmo que ele tenha espermatozoides, dependendo de fatores como a concentração, volume, motilidade, morfologia, vitalidade entre outros testes do exame, podemos pensar em tratamentos diferentes. À princípio, seria importante investigar como está seu útero e tubas uterinas, reserva ovariana, alguns hormônios e algumas doenças que temos que rastrear antes de engravidar para ambos. Com isso pronto, estuda-se o melhor tratamento para vocês.

  • 2
  • 2
  • 15
Dr. Eduardo Hahn Magarinos Torres

Ginecologista

Rio de Janeiro

A princípio nao! A candidíase de repetição não dificulta a engravidar, mas deve ser sempre tratada. E importante lembrar que o seu tratamento geralmente é feito por 6 meses. O que pode acontecer também , é que duram o episódio de candidíase o coito seja doloroso e a mulher evite as relações sexuais frequentes. Mas nada que um bom tratamento e acompanhamento médico não resolvam.

  • Obrigado 3
  • 1 especialista está de acordo
  • 34
  • 23
  • 41
Dra. Adriana de Mattos Viveiros da Costa Amorim Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Ginecologista

Rio de Janeiro

Sim A partir de 15 dias em média após a ovulação e a fecundação já é possível começar a dosar a quantidade de beta Hcg no sangue que irá aumentar progressivamente dobrando de nível aproximadamente a cada 2 dias. Após a fecundação em cerca de 1 semana ocorre a implantação do ovo na cavidade uterina e posteriormente começará a ser produzido o beta Hcg.

  • Obrigado 1
  • 1 especialista está de acordo
  • 672
  • 673
  • 480
Dr. Roberto Buenfil de Faria Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Ginecologista

São Paulo

Marcar consulta

Ver as 40 perguntas sobre Infertilidade