Perguntas do paciente (562)

  • Estou há 5 meses com um tremor na pálpebra inferior direita já fui a oftalmologistas e neurologistas

    Estou há 5 meses com um tremor na pálpebra inferior direita já fui a oftalmologistas e neurologistas que dizem ser estresse, que vai melhorar, mas nunca passa. O que posso fazer para melhorar ? poso tomar calmantes fitoterápicos ?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Ana Elisa Coimbra

    Alguns tipos de bléfaro espasmo se beneficiam com o uso da toxicina botulínica.
    Converse com seu oftalmologista sobre essa possibilidade.


  • Minha filha tem 3 anos, nasceu calazio nela, sendo que fiz 10 dias de pomada e compressa mais não saiu,

    Minha filha tem 3 anos, nasceu calazio nela, sendo que fiz 10 dias de pomada e compressa mais não saiu, em seguida comecei a esfregar aliaca na palma da mão ,15 dias o calazio ficou ponte agudo e estorou e saiu pus o dia seguinte percebi no olho uma pontinha de uma carne esponjosa, o que faço?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Ana Elisa Coimbra

    Sugiro submeter sua filha a uma nova avaliação oftalmológica, pode ter formado um granuloma no local .


  • Verdade de que quando os olhos não tem mas nenhuma vermelhidão é porque já está curado da conju

    Verdade de que quando os olhos não tem mas nenhuma vermelhidão é porque já está curado da conjutivite?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Ana Elisa Coimbra

    Conjuntivite è uma inflamação numa membrana que recobre o Globo ocular e a parte interna das pálpebras.
    As causas maus comuns são bacteriana , viral, alérgica .
    A vermelhidão (hiperemia)…


  • Meu filho está com escavação do nervo ótico. Em 10/2011 a campimetria acusou OD MD 3,0. Do OE MD

    Meu filho está com escavação do nervo ótico. Em 10/2011 a campimetria acusou OD MD 3,0. Do OE MD 2,4. A feita em 08/2016 OD 1,6 e do OE 1,6. O que significa essa diminuição. Pois perguntei ao médico dele e ele apenas me respondeu que daqui há 06 meses temos que fazer novo exame. Estou preocupada.

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Ana Elisa Coimbra

    Varios fatores podem variar os dados aferidos no campo visual,idade do paciente, refração , tipo de aparelho ,estrategia do exame e ate mesmo a curva de aprendizado,
    Glaucoma é uma doença…


  • O que representa para a saúde de um bebê o teste do olhinho e o que difere do teste do olhinho ver

    O que representa para a saúde de um bebê o teste do olhinho e o que difere do teste do olhinho vermelho.

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Ana Elisa Coimbra

    Na minha opinião o teste do olhinho/Reflexo vermelho deve ser feito pelo oftalmologista no recém nato, ou seja, primeiro mês de nascimento, pois na maternidade, muitas vezes é executado pela enfermagem…


  • Tenho glaucoma e pretendo engravidar, os colirios fazem mal para o bebê??

    Tenho glaucoma e pretendo engravidar, os colirios fazem mal para o bebê??

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Ana Elisa Coimbra

    Na minha experiência , sugiro que converse com seu oftalmologista, a respeito das suas dúvidas , período da gravidez e risco de progressao da doença .
    "Cada caso é um caso" , devemos…


  • Beber bebida alcoólica piora o calazio?

    Beber bebida alcoólica piora o calazio?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Ana Elisa Coimbra

    A gênese do calázio esta associado a disfunção de glândulas presentes na borda das pálpebras, mas a ingesta de álcool, não interfere com esse problema.


  • fiz iridotomia yag laser e depois de 9 meses estou começando a ter catarata. oque fazer agora?

    fiz iridotomia yag laser e depois de 9 meses estou começando a ter catarata. oque fazer agora?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Ana Elisa Coimbra

    Se a iridotomia estiver pervia e o angulo de drenagem do humor aquoso estiver aberto, o risco de acontecer uma "crise de glaucoma agudo "raramente ocorrera. porem se houver catarata é…


  • Qual a diferença entre pterígio e glaucoma?

    Qual a diferença entre pterígio e glaucoma?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Ana Elisa Coimbra

    Pterígio é uma proliferação benigna da conjuntiva em direção a corneá. Seu tratamento pode ser clinico ou cirúrgico dependendo do estagio da doença..

    Glaucoma é uma neuropatia óptica…


  • O uso de corticoide de forma nasal pode afetar quem tem glaucoma? Faço tratamento com o spray nasal

    O uso de corticoide de forma nasal pode afetar quem tem glaucoma?

    Faço tratamento com o spray nasal Avamys e tenho glaucoma.
    Tenho receio por conter cortisona, mesmo que não seja de forma sistêmica.

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Ana Elisa Coimbra

    Ha dois aspectos relevantes:
    -Tempo de exposição / dosagem
    -Suscetibilidade do paciente ao uso de corticoides.
    Tratamentos de uso prolongado, levam á risco por qualquer via…


  • Quando a pessoa fica cega acaba a dor? Porque tenho uveíte direto ,é muita dor, no inicio era crise

    Quando a pessoa fica cega acaba a dor? Porque tenho uveíte direto ,é muita dor, no inicio era crise só nos olhos, agora é na cabeça até o ouvido, já fiz todos os exames toxoplasmose, hiv, herpes e não acusou nada, pra piorar não dou sorte com médico,então desistir de tentar tratar.

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Ana Elisa Coimbra

    Esta condição traz um enorme trastorno ao paciente e altera sua qualidade de vida.
    Existem tratamentos específicos, dependendo da causa que levou ao problema.
    Sugiro procurar um oftalmologista…


  • Toda criança que tem glaucoma fica cega?

    Toda criança que tem glaucoma fica cega?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Ana Elisa Coimbra

    Depende da classificação do glaucoma , da forma , tempo de diagnóstico e tratamento.
    Os Glaucomas congênitos que são diagnosticados precocemente tem melhor prognóstico, por isso a importância…


  • Podemos abaixar a cabeça para amarrar sapatos ou tênis depois de cirurgia de catarata?

    Podemos abaixar a cabeça para amarrar sapatos ou tênis depois de cirurgia de catarata?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Ana Elisa Coimbra

    Hoje com a técnica de microcirurgia , chamada facoemulsificacao para catarata, a incisão para extração do cristalino é muito pequena e nem precisa de ponto , chamada auto selante, , muito mais…


  • Quem tem glaucoma pode tomar cialis.?

    Quem tem glaucoma pode tomar cialis.?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Ana Elisa Coimbra

    Apesar de ainda nao sabermos qual a verdadeira causa do glaucoma, a teoria da diminuição do fluxo sanguíneo na cabeça do nervo óptico , principalmente nos pacientes diagnosticados com glaucoma…


  • Medicamentos podem ocasionar glaucoma (quais os principais) ? E pessoas mais jovens podem ter glaucoma

    Medicamentos podem ocasionar glaucoma (quais os principais) ? E pessoas mais jovens podem ter glaucoma ?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Ana Elisa Coimbra

    O medicamento que mais frequentemente causa glaucoma, é o CORTICOIDE, geralmente utilizado na forma de colírios, sem prescrição medica ou alem do tempo determinado. Caracteriza Glaucoma secundário,…


  • Tenho muita tendência a formação de queloide na pele, posso fazer cirurgia refrativa para correção

    Tenho muita tendência a formação de queloide na pele, posso fazer cirurgia refrativa para correção de miopia e astigmatismo? Se sim, qual é a técnica mais indicada atualmente?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Ana Elisa Coimbra

    Alem dos aspectos mencionados pelo colega, é muito importante avaliar o risco para glaucoma e descolamento de retina, principalmente nos olhos alto miopes.


  • Fiz cirurgia de catarata a 4 anos mais frequentemente ela apresenta opacidade voltando normal em uma

    Fiz cirurgia de catarata a 4 anos mais frequentemente ela apresenta opacidade voltando normal em uma semana....gostaria de saber se isso é normal ou se tem algum tratamento que possa melhorar?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Ana Elisa Coimbra

    Catarata é a opacificação do cristalino, geralmente ocorre devido ao envelhecimento( catarata senil) .
    Apos sua retirada e substituição por uma lente intraocular(prótese) ela não voltara…


  • As vezes vejo no olho direito um pontinho quase transparente. Isso é perigoso? o que pode ser ?

    As vezes vejo no olho direito um pontinho quase transparente. Isso é perigoso? o que pode ser ?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Ana Elisa Coimbra

    O vitreo é uma geleia muito aderida a retina e que da a forma globosa ao olho, com a idade ela começa a mudar sua composição e se descolar da retina naturalmente ,se esse descolamento for total,…


  • O que causa glaucoma?

    O que causa glaucoma?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Ana Elisa Coimbra

    Como definição o "Glaucoma é uma neuropatia óptica progressiva, que tem como maior fator de risco a hipertensão ocular"..
    Existem outros fatores de risco como : miopia. Histórico…


  • Fiz cirurgia de catarata a 3 dias. Observei uma mancha hemorrágica na córnea acima da íris. É no

    Fiz cirurgia de catarata a 3 dias. Observei uma mancha hemorrágica na córnea acima da íris. É normal?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Ana Elisa Coimbra

    Processos hemorrágicos não são usuais no pós operatório de catarata.
    A cirurgia hoje se faz por uma técnica com anestesia local ( tópica) e incisão pela corneá ( que não tem vasos ) e…


Perguntas frequentes

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.