Perguntas do paciente (562)
-
Olá, Gostaria de informações referente a cirurgia de Exérese de Lesão Conjuntiva (Granuloma Piogênico).
Olá,
Gostaria de informações referente a cirurgia de Exérese de Lesão Conjuntiva (Granuloma Piogênico).
Quais as orientações? Quais os riscos? E como devo proceder neste caso.
Desde já, obrigado.RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
O Granuloma piogenico de conjuntiva geralmente ocorre após cirurgia de correção de estrabismo, mas pode ocorrer também em consequência de outras cirurgias oculares, traumas ou inflamações .
-
Eu fui diagnostica com síndrome do olho seco por causa da alergia que tive. E estou usando o colírio
Eu fui diagnostica com síndrome do olho seco por causa da alergia que tive. E estou usando o colírio Optive UD mais as vezes uso o hyabak. Posso misturar?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Olho seco ou Doença da superfície ocular .pode ter varias causas , inclusive alérgica.
Sugiro tratar o quadro alérgico e lubrificar os olhos com colirios sem conservante , como os que você…
-
Hemianopsia pode ser decorrente de algum trauma sofrido na cirurgia para correção da miopia? Meu irmão
Hemianopsia pode ser decorrente de algum trauma sofrido na cirurgia para correção da miopia? Meu irmão passou por essa cirurgia e logo após perdeu um pouco da visão periférica dos olhos, fez exames e um dos médicos disse que se tratava de hemianopsia bitemporal. Obrigada!
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Provavelmente essa alteração campimétrica se deve a comprometimento neurológico.
Sugiro procurar um neurologista.
-
Tenho 30 anos e fiz a cirurgia de correção de estrabismo interm. div. a um mês, sem sucesso. O cirurgião
Tenho 30 anos e fiz a cirurgia de correção de estrabismo interm. div. a um mês, sem sucesso. O cirurgião encaminhou para uma ortoptista afirmando que não seria necessária uma nova cirurgia, e chegando lá, a mesma afirmou que meu caso não tem solução com os exercícios. Qual dos dois está certo?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
A correção cirúrgica do estrabismo na idade adulta muitas vezes é estética se houver ambliopia,
Se esse for seu caso o tratamento ortóptico pouco ajudara.
Sugiro tirar duvidas com…
-
Oii! Gostaria de saber qual o médico que faz a cirugia para catarata. É o Oftalmologista msm? Obg!
Oii! Gostaria de saber qual o médico que faz a cirugia para catarata. É o Oftalmologista msm? Obg!
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
So o oftalmologista é capacitado, para fazer cirurgias oculares.
A técnica da microcirurgia de catarata evoluiu e hoje é ,chamada de FACO EMULSIFICAÇÃO, mas ainda alguns colegas praticam…
-
Riboflavina, B12, Calcio, D3, Magnesio e Silício seriam benéficos para reduzir o glaucoma, indifirente
Riboflavina, B12, Calcio, D3, Magnesio e Silício seriam benéficos para reduzir o glaucoma, indifirente ou pioram o quadro? minha gineco passou esses vitaminas mas não fui avisar a oftalmo.
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Ainda não temos estudos que nos comprove a eficacia de tais medicamentos no tratamento ou prevenção do Glaucoma.
-
Tenho 45 anos,gostaria de perguntar porque a minha visão de um olho direito é 17,50 e o olho esquerdo
Tenho 45 anos,gostaria de perguntar porque a minha visão de um olho direito é 17,50 e o olho esquerdo 17,75 sendo para longe.Gostaria de saber se ainda é Miopia de nascença ou se já avançou para Glaucoma?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Glaucoma é uma doença multifatorial e a miopia é um dos fatores de risco.
A alta miopia leva a alterações muito importantes como o descolamento de retina,que sao mais frequentes que o glaucoma..
-
Escavação do nervo optico e pressão ocular 18 é perigoso em uma criança com 8 anos que já usa
Escavação do nervo optico e pressão ocular 18 é perigoso em uma criança com 8 anos que já usa 3° de miopia?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Como glaucoma é uma doença multifatorial,é necessário a avaliação dos fatores de risco para o desenvolvimento da doença, como também a classificação etiológica , para sabermos se trata-se de doença…
-
fiz cirurgia de glaucoma de angulo aberto (trabeculectomia) porque nao posso abaixar a cabeca?
fiz cirurgia de glaucoma de angulo aberto (trabeculectomia) porque nao posso abaixar a cabeca?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
A Cirurgia fistulizante para Glaucoma ( trabeculectomia)
Não necessariamente impõe essa restrição, porem , seria bom conversar com seu oftalmologista sobre esses cuidados pós operatórios.
-
Tenho 22 anos e fui ao oftalmologista, ele descobriu que a pio estava alta, 22. Fiz alguns exames, inclusive
Tenho 22 anos e fui ao oftalmologista, ele descobriu que a pio estava alta, 22. Fiz alguns exames, inclusive o de campo visual, estão todos ok, não tenho histórico famíliar que tenha a doença do nervo, mas mesmo assim, ele passou o Glaucotrat e voltarei daqui três meses. Preciso me preocupar?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
A hipertensão ocular è um dos fatores de rs risco para o glaucoma, mas não è o único.
Sugiro avaliar a espessura central da cornea (paquímetria ) sua medida ajuda na identificação da hipertensão…
-
Quem tem glaucoma pode usar termogênicos?
Quem tem glaucoma pode usar termogênicos?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Tanto a Efedrina quanto o Dinitrofenol são substancias que causam riscos .tanto para o desenvolvimento da catarata , quanto glaucoma.
Sugiro que procure seu oftalmologista para uma avaliação.
-
Tenho miopia e nas últimas vezes que fui ao oftalmologista o grau não ficou bom. Gostaria de saber
Tenho miopia e nas últimas vezes que fui ao oftalmologista o grau não ficou bom. Gostaria de saber por que é necessário dilatar a pupila no exame de refração? Acho que ela mascara a escolha do grau pq na vida real minha pupila não vai estar dilatada?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Hoje vivemos com o fantasma da miopia epidêmica nas crianças ,devido ao uso indiscriminado de tablets e smart fones , aproximando muito o rosto do objeto, o que pode aumentar o tamanho do globo…
-
Meu filho de 2 anos e 3 meses já teve 3 dacriocistites, sendo a primeira quando tinha 1,2 anos e a segunda
Meu filho de 2 anos e 3 meses já teve 3 dacriocistites, sendo a primeira quando tinha 1,2 anos e a segunda no mês passado. O que nos intriga é que ele nunca teve lacrimejamento. Ele coca o olho constantemente. Devemos mesmo operar passando a sonda no canal lacrimal? Grato Marcos
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
A sondagem lacrimal é o primeiro procedimento invasivo proposto, se não for eficaz existem outras técnicas cirúrgicas. Procure um especialista em cirurgia de vias lacrimais.
-
Usei um colírio de outra pessoa , essa pessoa encostou no olho ao invés de pingar . Posso pegar alguma
Usei um colírio de outra pessoa , essa pessoa encostou no olho ao invés de pingar . Posso pegar alguma doença ? Não encostei o colírio no meu olho só pinguei ! Será que posso contrair hiv ?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Mesmo achando que é " so uma conjuntivite", procure sempre o oftalmologista antes de iniciar o tratamento.
Certos medicamentos podem ser contra indicados ou ate causar problemas…
-
Nortriptilina sempre aumenta a pressão ocular de quem tem glaucoma de ângulo aberto? Pode parar de
Nortriptilina sempre aumenta a pressão ocular de quem tem glaucoma de ângulo aberto? Pode parar de influenciar na pressão ocular depois de algum período de uso? Obrigada.
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Ja tive a oportunidade de abordar esse tema formulado de outra maneira,
Neste caso, não haverá interferência na pressão ocular nem efeitos adversos com o uso da medicação , se realmente…
-
Glaucoma pode causar tontura tipo labirintite?
Glaucoma pode causar tontura tipo labirintite?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Existem vários tipos de Glaucoma, primário e secundário.
O tipo primário, não leva a labirintite.
O glaucoma secundário pode ter associado sinais e sintomas da doença base, que pode…
-
É possível que todos os membros de uma família tenham glaucoma? Nas mais diversas manifestações:
É possível que todos os membros de uma família tenham glaucoma? Nas mais diversas manifestações: glaucoma de pressão alta e glaucoma de pressão normal?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Existem fatores de risco para o desenvolvimento do Glaucoma e a hereditariedade é um deles.
Podemos classificar os Glaucoma em primário e secundário;de ângulo aberto ou estreito.
Para…
-
O glaucoma mesmo descoberto no início e tratado corretamente com colírio, vai futuramente causar cegueira
O glaucoma mesmo descoberto no início e tratado corretamente com colírio, vai futuramente causar cegueira ou posso viver a vida toda enxergando bem se controlar essa pressão?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Por definição o Glaucoma é uma doença multifatorial, por isso é muito importante o DIAGNOSTICO PRECOCE, avaliando os fatores de risco que podem classificar a doença e diferenciar seu prognostico.
-
Há 2 anos faço tratamento para um possível glaucoma de pressão normal. Exames contataram que a pressão
Há 2 anos faço tratamento para um possível glaucoma de pressão normal. Exames contataram que a pressão está baixa, mas que houve aumento da escavação do nervo óptico (de 0,6 para 0,8). Sendo assim, a médica receitou a mudança de colírio (Travamed por Lumigan) e Vitamina A. Qual o risco que…
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
O Glaucoma de Baixa Pressão geralmente acomete pacientes com mais de 60 anos, existem vários outros fatores de risco associados a doença .
Alem de exames para avaliação estrutural e funcional…
-
A cirurgia a laser para cataratas tem a mesma eficiência do que a normal?
A cirurgia a laser para cataratas tem a mesma eficiência do que a normal?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
A oftalmologia foi uma das especialidades médicas que mais se desenvolveu com a evolução tecnológica.
A técnica da cirurgia de catarata mudou há uns 20 anos da Extracapsular para a Facoemulsificação…
Perguntas frequentes
-
Sinto muita dor no peito quando ando por subidas(ruas) . O que pode ser?
Existem diversas causas de dor no peito.
A associação da dor com esforços…