Perguntas do paciente (5)
-
Porque a depressão está sempre na espreita pra nós pegar de novo, após acontecimentos ruins?
Porque a depressão está sempre na espreita pra nós pegar de novo, após acontecimentos ruins?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Alguns fatores explicam essa sensação:
Sensibilização: experiências anteriores de depressão podem fazer com que situações de perda, rejeição, conflitos ou estresse tenham um impacto emocional maior.
Padrões de pensamento: após uma fase depressiva, pensamentos como “vai dar tudo errado”, “não vou conseguir” ou “isso sempre acontece comigo” podem reaparecer diante de uma nova dificuldade.
Ruminação: acontecimentos ruins podem manter a pessoa presa ao problema, aumentando tristeza, culpa e desesperança.
Redução de recursos: estresse prolongado, sono ruim, isolamento e abandono de atividades prazerosas diminuem fatores que protegem contra uma recaída.
Memória emocional: experiências anteriores podem deixar uma espécie de “atalho” para estados emocionais semelhantes. Uma situação atual pode reativar sentimentos associados a períodos difíceis do passado.
Mas há uma diferença importante: ficar triste, desanimado ou abalado depois de algo ruim não significa automaticamente recaída da depressão. Uma reação emocional normal tende a oscilar e melhorar gradualmente. Na recaída, os sintomas costumam se tornar mais persistentes, intensos e começar a comprometer o funcionamento cotidiano.
-
Tenho vontade de fazer caminhada e correr, mas devido e TAG desenvolvi certos gatilhos que quando es
Tenho vontade de fazer caminhada e correr, mas devido e TAG desenvolvi certos gatilhos que quando estou caminhando me fazem pensar um monte coisas e drenam a minha capacidade física. Interessante que ontem mesmo senti isso ao sair de casa até um restaurante. Não conseguia me desligar dos sintomas e já estava ficando cansado. Na volta, que era a mesma distância, vinha conversando com uma pessoa e nem percebi quando terminei o percurso. Não senti qualquer cansaço. Isso aponta para ansiedade? Ainda não fiz exames médicos.
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Sim — o que você descreve é bastante compatível com ansiedade, embora, sem avaliação médica, não seja possível afirmar que seja exclusivamente isso.
O detalhe mais interessante do seu relato é a diferença entre os dois trajetos:
Na ida: você estava muito atento aos sintomas, pensamentos e sensações corporais → isso provavelmente aumentou o esforço percebido e a sensação de cansaço.
Na volta: estava conversando e sua atenção ficou direcionada para outra coisa → você praticamente não monitorou o corpo e terminou o mesmo percurso sem perceber cansaço significativo.
Isso pode acontecer na TAG porque a ansiedade aumenta a hipervigilância: a pessoa passa a observar respiração, batimentos, tensão muscular, fadiga etc. Quanto mais monitora, mais percebe as sensações; e essas sensações podem gerar novos pensamentos de preocupação, criando um ciclo.
Um esquema simples seria:
sensação corporal → atenção excessiva → interpretação ansiosa → mais ansiedade → sensação de esforço maior.
O fato de você ter conseguido fazer a mesma distância depois, conversando e sem perceber cansaço, é uma informação importante e relativamente tranquilizadora. Isso sugere que a percepção de esforço pode estar sendo fortemente influenciada pelo estado de ansiedade e pelo foco atencional.
-
Culpa Religiosa / Castidade / Relacionamento O que fazer quando a igreja impõe algo que vc não c
Culpa Religiosa / Castidade / Relacionamento
O que fazer quando a igreja impõe algo que vc não concorda ou não tem certeza se quer viver de fato?
Sou católica, tenho 23 anos, gosto muito de viver a minha fé e frequentar a igreja. Só q há alguns meses venho sentindo a sensação de culpa principalmente em viver alguns princípios da igreja.
Desde os 19 anos, frequento a igreja mais ativamente, fiz catequese, e tudo em relação a primeira comunhão e crisma.
Mas com o passar dos anos, foram surgindo questionamentos sobre relacionamentos mais precisamente em relação a: Castidade/Se manter casta até o casamento.
É um assunto q sempre foi uma questão pra mim. Na Igreja isso sempre é aprendido como correto e uma certa "obrigação".
A questão é que isso vem me deixando mal, pq quando penso em não seguir a castidade minha mente entra em conflito. Eu não sou uma pessoa tão religiosa, mas sempre valorizei minha relação com Cristo e a Igreja, e isso tem pesado minha consciência.
Já tem um tempo que eu tenho tentado colocar um certo limite mas isso acaba voltando em pensamentos negativos/culpa.
A questão é como viver minha fé mesmo não concordando com certas doutrinas/dogmas?RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
É possível viver a sua fé e, ao mesmo tempo, estar em processo de questionamento. Ter dúvidas sobre uma doutrina não significa automaticamente que você deixou de ser católica, nem que sua relação com Cristo perdeu valor.
Nesse caso, talvez seja importante separar algumas coisas:
Fé: sua relação com Cristo, sua oração, seus valores e aquilo que a espiritualidade significa para você.
Doutrina: aquilo que a Igreja ensina sobre determinados temas.
Consciência: aquilo que você, depois de refletir honestamente, entende como coerente com seus valores.
Culpa: o sentimento que aparece quando você acredita que está fazendo algo errado. Sentir culpa, porém, não significa necessariamente que você esteja fazendo algo moralmente errado.
-
Boa tarde, Tenho dificuldade de aprendizado, principalmente na faculdade. Esqueço das coisas com muita
Boa tarde,
Tenho dificuldade de aprendizado, principalmente na faculdade. Esqueço das coisas com muita facilidade. Por mas que eu queria aprender ou lembrar, pra mim é um grande desafio.
Oque pode está acontecendo ?RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Seria bom vc fazer uma avalia;ao. Cada caso [e um caso
-
Qual antidepressIvo não interfere na libido?
Qual antidepressIvo não interfere na libido?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Os antidressivos podem dar diversas altera;oes. O melhor e conversar com seu medico e paralelo fazer uma terapia.
Perguntas frequentes
-
Extraí 3 dentes e agora no 6 dia estou com secreção nasal com odor forte no lado direito lado das ex
Pelo fato de a secreção nasal estar ocorrendo apenas de um lado, com odor…