Perguntas do paciente (962)

  • Um tratamento de canal bem feito, ainda sim é possível ocorrer lesão periapical?

    Um tratamento de canal bem feito, ainda sim é possível ocorrer lesão periapical?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Daniel Roberto De Assis

    Olá. Sim, dentes com canal bem tratado podem apresentar lesão quando a anatomia do dente é de difícil acesso, quando ocorrem curvas e ramificações no canal. Nesses casos o tratamento é bem feito…


  • Estou com cárie nos dentes do siso. Vale mais a pena extrair os dentes ou apenas fazer obturação?

    Estou com cárie nos dentes do siso. Vale mais a pena extrair os dentes ou apenas fazer obturação?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Daniel Roberto De Assis

    Depende do tamanho da cárie e se há possibilidade de obturar.
    Se a cárie não for muito grande e for possível restaurar o dente, e este dente estiver ocluindo perfeitamente com os outros…


  • Olá, bom dia, eu notei uma assimetria no meu rosto há algum tempo, eu acredito que seja por mastigação

    Olá, bom dia, eu notei uma assimetria no meu rosto há algum tempo, eu acredito que seja por mastigação unilateral, pois notei que sempre mastigo do lado esquerdo. O que me incomoda é a diferença na altura dos olhos que é bem considerável nas fotos. Há alguma forma de reverter isso?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Daniel Roberto De Assis

    Olá. A mastigação unilateral realmente não é muito bom.
    Se o problema for apenas muscular, é provável que a toxina Botulínica consiga corrigir. É importante começar a mastigar dos dois…


  • Olá! tenho um canino com 2/3 de canal calcificado e apresenta uma infecção no osso. O dente também

    Olá! tenho um canino com 2/3 de canal calcificado e apresenta uma infecção no osso. O dente também é curvado? será que é possível tratá-lo?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Daniel Roberto De Assis

    É possível sim tratar esse dente, desde que seja tratado por um endodontista (especialista) que trabalhe com microscópio e ultrassom para conseguir localizar o canal que calcificou.


  • Fiz 2 aumentos de coroa, tem 3 semanas, so esta entrando muito residuo de alimento, a gegiva ta dolorida,quando

    Fiz 2 aumentos de coroa, tem 3 semanas, so esta entrando muito residuo de alimento, a gegiva ta dolorida,quando uso fio dental sangra muito. O que pode esta acontecendo?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Daniel Roberto De Assis

    Você deve fazer bochechos com Periogard por 2 semanaspara S gengiva não inflamar.
    Mas volte ao seu periodontista para avaliar o que está acontecendo.


  • Sinto dor/pontada ao mastigar algo duro/sólido e sensibilidade ao gelado nos meus dentes posteriores.

    Sinto dor/pontada ao mastigar algo duro/sólido e sensibilidade ao gelado nos meus dentes posteriores. Já passei por alguns dentistas e a olho nu e radiograficamente (panorâmica e periapcal) dizem que "não há anormalidade". Já troquei 2x as restaurações e não resolveu nada. O que eu…

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Daniel Roberto De Assis

    Deve-se verificar a profundidade das restaurações, de qual é o material dessas restaurações, pois pode ser uma sensibilidade ou até mesmo uma trinca. Trincas são muito comuns acontecer em restaurações…


  • Olá! Fiz um procedimento de canal no dente da frente faz alguns anos, nunca tinha tido problemas com

    Olá! Fiz um procedimento de canal no dente da frente faz alguns anos, nunca tinha tido problemas com esse dente, só que já tem alguns dias que vejo ele meio mole. O que faço?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Daniel Roberto De Assis

    É necessário fazer uma radiografia para avaliar o real motivo dessa mobilidade. E depois o melhor tratamento. Pode ser doença periodontal ou infecção do canal.


  • Olá!! Apareceu uma bolinha q parece uma espinha, bem pequena, na minha gengiva. E de vez em qdo sai

    Olá!!
    Apareceu uma bolinha q parece uma espinha, bem pequena, na minha gengiva. E de vez em qdo sai pus, não dói. Fui em um Periodontista e ele analisou e disse que não chegou até a raiz e que não era um abcesso mas que nao sabia dizer oq era. Receitou periogard. Oq pode ser?To bem preocupada

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Daniel Roberto De Assis

    Olá. Pode se tratar de uma fístula por causa de infecção do canal de um dente. Procure um endodontista para avaliar se precisa fazer tratamento algum tratamento de canal.


  • Estou tendo problema do dente 46 estive com uma dentista para tratamento de canal e o mesmo está calcificado,

    Estou tendo problema do dente 46 estive com uma dentista para tratamento de canal e o mesmo está calcificado, e a mesma solicitou que fizesse por microscópio. O fato é não tenho dor no mesmo nem com água gelada estou com curativo a quase 40 dias, posso colocar um bloco sem fazer o canal?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Daniel Roberto De Assis

    Olá.
    Quando o canal está calcificado e precisa tratar geralmente é porque ele está necrosado (morto), e tem bactérias que com o tempo pode provocar uma infecção. Por isso que precisa tratar…


  • Quando se faz canal se faz uma restauracao né? Ela tem que ser trocada tambem? Se sim depois de quanto

    Quando se faz canal se faz uma restauracao né? Ela tem que ser trocada tambem? Se sim depois de quanto tempo do canal feito?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Daniel Roberto De Assis

    Se foi feita uma restauração o correto é não ter que ficar trocando, pois a cada troca enfraquece-se mais o dente. Geralmente um dente tratado o canal fica melhor colocar uma restauração indireta…


  • Estou sentindo uma dor estranha depois de 2 meses que fiz um canal. Quando vou morder algo dói no lugar

    Estou sentindo uma dor estranha depois de 2 meses que fiz um canal. Quando vou morder algo dói no lugar que fiz o canal? É uma dor suportável, e não incomoda. É só quando como algo ou quando vou morder. Estou evitando comer desse lado. Isso é normal? Porque o meu canal está recente.

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Daniel Roberto De Assis

    É o seguinte: quando o canal é tratado, dependendo de como estava esse canal antes de tratar, vital ou necrosado, e das técnicas utilizadas para a limpeza durante o tratamento, e se o tratamento…


  • To com um mal hálito cronico que não adianta escova os dentes. A língua tipo cortada os pedaços com

    To com um mal hálito cronico que não adianta escova os dentes. A língua tipo cortada os pedaços com bolhas na língua e no céu da boca. Gosto ruim na boca..qual o nome disso? Preciso de uma solução já não sei mas o que fazer

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Daniel Roberto De Assis

    Olá. Procure urgente um dentista para avaliar. Pode ser candidíase mas para um diagnóstico correto é necessário avaliação.


  • Tratamento de canal podem gerar infecções como no caso da modelo famosa?

    Tratamento de canal podem gerar infecções como no caso da modelo famosa?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Daniel Roberto De Assis

    Olá.
    Não é o tratamento de canal que pode gerar infecções, mas pelo contrário, o tratamento de canal serve para resolver uma infecção que o dente ja apresenta. Se um canal estiver infeccionado…


  • Olá, eu pretendo fazer a extração dos 4 sisos mas ouvi dizer que com a retirada os dentes podem se

    Olá, eu pretendo fazer a extração dos 4 sisos mas ouvi dizer que com a retirada os dentes podem se mover e desalinhar tendo que no caso usar aparelho. É verídico? Se sim tem alguma outra forma de fazer isso sem o uso do aparelho futuramente?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Daniel Roberto De Assis

    Não é verídico. A extração dos dentes do siso não afeta os outros dentes.


  • Não consigo higienizar o local aonde estão os pontos e estão brancos e meio que uma gosma em cima

    Não consigo higienizar o local aonde estão os pontos e estão brancos e meio que uma gosma em cima .. posso retirar logo eles com 6 dias para não causar nenhuma infeção na minha gengiba ?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Daniel Roberto De Assis

    Com 6 dias já pode remover os pontos. Você deveria estar fazendo um bochecho para melhorar a limpeza, ja que não consegue escovar.


  • Fiz um procedimento de canal há um ano e ha unable dois meses percebi que a resina da restauração

    Fiz um procedimento de canal há um ano e ha unable dois meses percebi que a resina da restauração do dente afetado está saindo. Atualmente há um buraco na superfície do dente. O que seria o correto a fazer? O dentista responsável pelo tratamento pode me cobrar para reparar o dente?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Daniel Roberto De Assis

    Muitas vezes restaurações muito grandes podem falhar. Nesse caso, principalmente quando o dente é tratado o canal, está indicado a colocação de uma restauração indireta (prótese). Pode ocorrer…


  • Há algumas semanas passei por um tratamento endodôntico no incisivo lateral. O processo foi bem tranquilo.

    Há algumas semanas passei por um tratamento endodôntico no incisivo lateral. O processo foi bem tranquilo. Meu dente não estava doendo ainda. Entretanto, venho sentindo um incomodo no dente tratado, um dorzinha. Isso é normal? Também quero saber se meu dente vai escurecer. Se sim, quando ?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Daniel Roberto De Assis

    Olá. O dente tratado canal não deve escurecer desde que tenha sido corretamente limpo após o tratamento. O escurecimento também pode ocorrer por trauma no dente, mas nesse caso antes do tratamento.…


  • Olá! Depois que se faz canal no dente a um mês, ainda se pode ter sensibilidade?

    Olá! Depois que se faz canal no dente a um mês, ainda se pode ter sensibilidade?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Daniel Roberto De Assis

    Olá. O normal após tratamento de canal é ter sensibilidade por até 3 dias. Um mês pode indica que algo deu errado no tratamento, ou que a restauração tenha ficado mais alta. Converse com o endodontista…


  • A cirurgia em casos de hipertrofia do masseter que causam assimetria facil é meramente estética ou

    A cirurgia em casos de hipertrofia do masseter que causam assimetria facil é meramente estética ou também é funcional? é um cirurgia com pós operatorio dificil? como ela é realizada?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Daniel Roberto De Assis

    Na verdade, a hipertrofia de masséter pode ser resolvida com aplicação de toxina botulínica. Não vejo necessidade de cirurgia nesse caso.


  • É normal uma restauração do dente devido a cárie doer nos primeiros dias ao mastigar ou pressionar

    É normal uma restauração do dente devido a cárie doer nos primeiros dias ao mastigar ou pressionar com o dedo/língua?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Daniel Roberto De Assis

    Sim, pode ocorrer uma sensibilidade por alguns dias após a realização de restaurações. Se a sensibilidade incomodar ou persistir por mais tempo volte ao dentista. Outro motivo é a restauração…


Perguntas frequentes

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.