Perguntas do paciente (493)
-
Pf me ajudem Eu tenho 13 anos, eu nao tenho dores,nem estou a emagrecer,nem a minha família tem histórico
Pf me ajudem Eu tenho 13 anos, eu nao tenho dores,nem estou a emagrecer,nem a minha família tem histórico de cancer mas durante 11 dias eu estou com uma alternancia entre diarreia e obstipacão .
Eu sou muito nervoso e estou muito preacupado
Voces acham que possa ser cancer? pf me…RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Converse com seus pais e peça para te levarem ao médico. Câncer de intestino é bem incomum na sua idade. Várias doenças benignas cursam com diarreia e constipação.
-
Meu pai tem pedra na vesícula , e vem tendo fortes crises com dores abdominais , o fígado deu alterado
Meu pai tem pedra na vesícula , e vem tendo fortes crises com dores abdominais , o fígado deu alterado Gama . E agora hoje mesmo ele teve uma crise forte e o médico aplicou remédio para gases e em seguida ele melhorou , será que os gases estão associados a vesícula ?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
As dores são muito provavelmente devido aos cálculos biliares, o que sugere que seja operado o quanto antes.
-
Após lesão na inervação do colon (ex: nervos do sacro), caso se realize uma colectomia total com
Após lesão na inervação do colon (ex: nervos do sacro), caso se realize uma colectomia total com anastomose do ileo ao reto, a parte “colonizada” do intestino fino passa a ser inervada pela inervação lesionada que antes inervava o colon?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Não! Isso não ocorre. O intestino delgado abaixado mantém sua inervação própria. Os nervos que porventura forem seccionados não inervarão o intestino delgado.
-
Fiz uma cirurgia de hernia inguinoescrotal a 5 dias, e no escroto, esta inchado parecendo, uma hernia
Fiz uma cirurgia de hernia inguinoescrotal a 5 dias, e no escroto, esta inchado parecendo, uma hernia pequena, inchacho redondo, bem na lateral proximo a virilha, o que pode ser? Antes de sair do hospital ja estava, não foi fazendo esforço.
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Em pós operatório de hérnias grandes pode ocorrer edema e endurecimento local como parte do processo de cicatrização, devido a manipulação do local. Na dúvida, entre em contato com seu cirurgião.
-
Fiz um exame de ultrasonografia, e constatou calculo na vesicula de 1 cm, to aguardando pra fazer a operacao
Fiz um exame de ultrasonografia, e constatou calculo na vesicula de 1 cm, to aguardando pra fazer a operacao pelo SUS,sera que devo tambem pedir aso medico uma T.C. ou so a ultra ja basta, ja que foi mostrada nesse exame uma pedra de 1 cm, conforme ja mencionei?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Não precisa de tomografia. O ultrassom já fez o diagnóstico. Caso neste houvesse alguma dúvida, aí sim partiria pra outros exames.
-
Olá, Fiz a cirurgia de retirada da vesícula por vídeo, minha duvida é, com quanto tempo posso voltar
Olá, Fiz a cirurgia de retirada da vesícula por vídeo, minha duvida é, com quanto tempo posso voltar as atividades físicas?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Normalmente atividades simples no trabalho entre 10 a 15 dias. Atividades mais pesadas e exercícios físicos oriento em torno de 30 dias. Mas na dúvida, pergunte ao se médico.
Abs
-
Pedra na vesícula causa dor no quadrante inferior direito do abdômen?
Pedra na vesícula causa dor no quadrante inferior direito do abdômen?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Não é o mais comum mas pode acontecer. O mais comum é no quadrante superior direito.
-
É normal sentir tonturas e diarréias apos a retirada da vesícula?
É normal sentir tonturas e diarréias apos a retirada da vesícula?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
A tontura no pós-operatório pode se dever principalmente a dois motivos: hipotensão postural, que é aquela que ocorre ao se levantar bruscamente; e por uma possivel alimentação/hidratação inadequada.…
-
Fui diagnosticado com Litiase biliar e estou aguardando cirurgia. Ate agora ñ tive sintomas graves:
Fui diagnosticado com Litiase biliar e estou aguardando cirurgia. Ate agora ñ tive sintomas graves: febre,dor forte,enjoo ou vômitos. Sinto desconforto abaixo da costela direita q alterna entre leves fisgadas,ardência. Barriga dolorida,empachamento. Esses sintomas amenos se aplicam à litiase…
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Tais sintomas podem sim ter relação com os cálculos. A litiase pode ser muito ou pouco sintomática. Muitas vezes até assintomática.
Procure seu médico para melhor avaliação.
Abs
-
Meu filho tem 10 anos e espera a 2 anos para cirurgia de hérnia inguinal bilateral,está com data para
Meu filho tem 10 anos e espera a 2 anos para cirurgia de hérnia inguinal bilateral,está com data para passar anestesista ,vai fazer exames ,gostaria saber qual tipo de anestesia indicada e se opera no dia dá consulta avaliação pré anestésica ou se demora ainda depois de passar avaliação com exames
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Normalmente a consulta pré anestésica acontece em data anterior a cirurgia. Mas depende da rotina de cada serviço.
-
Tenho 1,63 e peso 105kg, estava me programando para uma bariátrica e tive que mudar os planos pois tive
Tenho 1,63 e peso 105kg, estava me programando para uma bariátrica e tive que mudar os planos pois tive que fazer uma histerectomia parcial. Pois bem, agora estou avaliando a possibilidade do balão ao invés da bariátrica. Será que é melhor mesmo? ou devo continuar pensando na bariátrica?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
No seu caso o IMC é de 39,5. Caso tenha alguma comorbidade relacionada a obesidade têm indicação de bariátrica. O balão é mais comumente usado em casos de obesidade leve, ou seja, IMC até 35.…
-
Retirei um tumor do cólon sigmóide há 25 dias, através de cirurgia aberta. Com 15 dias senti uma
Retirei um tumor do cólon sigmóide há 25 dias, através de cirurgia aberta. Com 15 dias senti uma dor na região abaixo do abdome e que se irradiou para a coluna lombar, e hoje com 25 dias senti essa dor de novo. É comum após essas dores após a cirurgia ou pode ser nervo comprimido? Grato
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Após uma cirurgia de grande porte como essa, pode ocorrer dor por diversos motivos. Alterações na postura na recuperação, mais tempo em posição deitada, alimentação, e o próprio status pós cirúrgico…
-
Como se mede o IMC?
Como se mede o IMC?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
É um índice obtido dividindo o peso em kg pela altura em metros ao quadrado.
-
Em 2015 fiz uma colecistectomia, porém o colédoco ficou com 2mm de obstrução, há aproximadamente
Em 2015 fiz uma colecistectomia, porém o colédoco ficou com 2mm de obstrução, há aproximadamente três meses venho sentindo cólicas associadas a distensão abdominal de acordo com minha alimentação gostaria de saber se o cálculo biliar que foi parcialmente retirado pode estar causando estes sintomas?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Cálculos residuais na via biliar podem causar dor e icterícia. Procure um cirurgião de sua confiança para avaliação.
-
A Hérnia de hiato cresce ?
A Hérnia de hiato cresce ?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Depende muito dos hábitos de vida, peso, alimentação, idade e comorbidades. Não necessariamente cresce, mas requer acompanhamento regular com um gastro ou cirurgião do aparelho digestivo.
-
Tenho pedra na vesicular posso comer pipoca feita a base de agua ao invés do óleo ou manteiga?
Tenho pedra na vesicular posso comer pipoca feita a base de agua ao invés do óleo ou manteiga?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Alimentos gordurosos em pacientes que tem cálculos na vesícula podem desencadear crises de dor. Evitando frituras ou gorduras, a chance de ter cólicas biliares é menor. Procure um cirurgião para…
-
Resultado da Biopsia: fragmento polipoide de tecido acastanhado e elastico med 13x07x05mm e com pediculo
Resultado da Biopsia: fragmento polipoide de tecido acastanhado e elastico med 13x07x05mm e com pediculo med 04x02mm .Adenoma Tubulo-viloso exibindo displasia intraepitelial moderada/baixo grau.O que significa ?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Trata-se de uma lesão de mucosa de características pré malignas, ou seja, caso não retirada poderia evoluir para um tumor maligno. Entretanto, é importante ver a descrição da colonoscopia para…
-
Fiz a apendicectomia de modo convencional,ja fazem 8 meses e ainda sinto dores no locl,contrações internas
Fiz a apendicectomia de modo convencional,ja fazem 8 meses e ainda sinto dores no locl,contrações internas e tipo um "repuxo" e fiz exame e tenho ernia incisional,minha flora intestinal mudou,agora tenho muitos gases,diarreia e dores fortes no abdomem,oque devo fazer?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Procure um cirurgião para ser avaliada. Hérnias incisionais podem requerer tratamento cirúrgico. Quanto aos outros sintomas merecem investigação.
-
O que a pessoa come sem estomago ? Minha tia esta sem e vou cuidar dela gostaria de fazer tu
O que a pessoa come sem estomago ? Minha tia esta sem e vou cuidar dela gostaria de fazer tudo.
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
No início deve comer dieta líquida, progredindo para pastosa e com o tempo uma dieta sólida, mas balanceada e bem fracionada, pois não haverá o reservatório gástrico. É fundamental acompanhamento…
-
Depois da cirurgia pode carregar peso?
Depois da cirurgia pode carregar peso?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Após 60 a 90 dias de cirurgia, caso não ocorra nenhuma intercorência, pode ter uma vida normal, o que inclui sustentar peso.
Caso a cirurgia seja por videolaparoscopia, o retorno às atividades…
Autor
Perguntas frequentes
-
Sinto muita dor no peito quando ando por subidas(ruas) . O que pode ser?
Existem diversas causas de dor no peito.
A associação da dor com esforços…