Perguntas do paciente (493)

  • Da pra diferenciar um pólipo de um câncer no reto pela a retossigmoidoscopia?

    Da pra diferenciar um pólipo de um câncer no reto pela a retossigmoidoscopia?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Diogo Stinguel Thomazini

    Quando a lesão apresenta características como grande tamanho ou ulceração importante com bordas endurecidas a suspeita de lesão maligna é maior. Mas o diagnóstico de certeza é através da biópsia…


  • Faz 7 dias que fui operado de apendicite, o que já posso comer?

    Faz 7 dias que fui operado de apendicite, o que já posso comer?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Diogo Stinguel Thomazini

    A alimentação já pode ir retornando ao normal, mas sem exageros. Comer em horários fixos e em quantidades moderadas, sempre avaliando a aceitação. Em caso de enjôo, regredir para a alimentação…


  • Gostaria se saber, se por acaso existe alguma relação de pegar peso, com o surgimento de uma apend

    Gostaria se saber, se por acaso existe alguma relação de pegar peso, com o surgimento de uma apendicite?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Diogo Stinguel Thomazini

    Não tem nenhuma relação.
    Um abraço


  • Tenho aderência abdominal no estômago, é possível algum procedimento cirúrgico por videolaparoscopia

    Tenho aderência abdominal no estômago, é possível algum procedimento cirúrgico por videolaparoscopia ou até pelo procedimento normal com possibilidade de sucesso com o uso de algum recurso de proteção para separar os órgãos até o processo de cicatrização corrigindo essa aderência?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Diogo Stinguel Thomazini

    Tudo depende da cirurgia prévia e de como estará no intra-operatorio. Em geral, cirurgia para lise de aderências é uma cirurgia que requer paciência e cuidado. E mesmo assim há risco de lesões…


  • esteatose grau leve, cura apenas com dietas e caminhada???

    esteatose grau leve,
    cura apenas com dietas e caminhada???

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Diogo Stinguel Thomazini

    Sim, caso não haja uma causa importante além do sobrepeso, como colesterol e triglicerideos elevados por determinadas doenças. É muito importante que faça um acompanhamento estrito. Dieta sem…


  • Estou c/ indicação p/ retirada da vesícula, devido a cálculos. Nunca tive crise ou dor, mas o q me

    Estou c/ indicação p/ retirada da vesícula, devido a cálculos. Nunca tive crise ou dor, mas o q me incomoda é o estufamento/desconforto abdominal. A barriga fica dura, estufada e c/ peso na região pélvica após comer. Também sinto cansaço e falta de ar. Com a retirada da vesícula isso será sanado?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Diogo Stinguel Thomazini

    Estes sintomas não são típicos para cálculos na vesícula. Consulte seu médico para prosseguir na investigação.


  • À 4 anos sinto muita dor nas costas , como se fosse uma cólica mestrual...recentemente descobri que

    À 4 anos sinto muita dor nas costas , como se fosse uma cólica mestrual...recentemente descobri que tenho um cálculo biliar com 0,59cm×0,60...essa dor pode ser devido a esse cálculo?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Diogo Stinguel Thomazini

    Cálculos biliares quando sintomáticos podem causar dor no lado direito do abdome que pode se irradiar para a região lombar direita e até para o ombro.


  • Minha mãe tem cancer no reto,e mesmo fazendo o tratamento correto,ela tem uma diarréia cronica,a ponto

    Minha mãe tem cancer no reto,e mesmo fazendo o tratamento correto,ela tem uma diarréia cronica,a ponto de nao poder sair de casa,pois nao consegue se segurar.O médico nao sabe o que fazer,e ela esta deprimida com isso.O que pode ser feito para parar com essa diarréia?Dieta resolve?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Diogo Stinguel Thomazini

    Ela foi operada do tumor? A persistência do tumor pode causar diarreia por produção de muco e irritação do cólon. Caso tenha operado, o encurtamento do intestino pós cirurgia pode ser causador…


  • Tive uma crise de dor abdominal insuportável, fiz ultrassom e o laudo foi vesícula biliar hidrópica,

    Tive uma crise de dor abdominal insuportável, fiz ultrassom e o laudo foi vesícula biliar hidrópica, porém sem nenhum resíduo de cálculo/pedra. Quais possíveis justificativa dessa obstrução?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Diogo Stinguel Thomazini

    Existem alguns casos em que a vesícula inflama mesmo sem cálculos. Chama-se colecistite aguda alitiásica. O tratamento pode ser cirurgia. Procure um médico de sua confiança para ser avaliada.


  • Fiz uma ultrassonografia onde foi constatado apenas 1 cálculo na vesícula de 6mm. Gostaria de saber

    Fiz uma ultrassonografia onde foi constatado apenas 1 cálculo na vesícula de 6mm. Gostaria de saber se em casos como esse ainda assim o recomendável seria a cirurgia?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Diogo Stinguel Thomazini

    Normalmente a cirurgia está indicada em pacientes com cálculos e sintomas associados. Um cálculo de 6mm pode se tornar sintomático caso migre para o ducto colédoco, causando obstrução da bile e…


  • Nao tenho mais vesicula é possivel ter calculos no canal da mesma?

    Nao tenho mais vesicula é possivel ter calculos no canal da mesma?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Diogo Stinguel Thomazini

    Pode ocorrer uma condição chamada coledocolitíase. Pode ser por cálculos residuais da vesícula ou cálculos formados no próprio ducto. Geralmente se manifestam por icterícia e dor abdominal.


  • Fiz a retirada da vesicula em 2006, mas agora estou sentindo dores parecidas quando eu estava com as

    Fiz a retirada da vesicula em 2006, mas agora estou sentindo dores parecidas quando eu estava com as crises antes de operar, elas correm risco de voltar?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Diogo Stinguel Thomazini

    Pode haver formação de cálculos nas vias biliares, podendo causar sintomas de dor abdominal, icterícia, vômitos. Procure seu médico para uma Avaliação.


  • Tenho uma laparotomia exploradora para retirada de tumor ovariano marcada, porém na data prevista é

    Tenho uma laparotomia exploradora para retirada de tumor ovariano marcada, porém na data prevista é possível que esteja no período menstrual. Tem alguma contra indicação, neste caso?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Diogo Stinguel Thomazini

    Não há contra-indicação para realização do procedimento devido a menstruação.


  • Tenho cálculo na vesícula com 0.32cm, tenho crises de dor, só quando como alimentos gordurosos ou

    Tenho cálculo na vesícula com 0.32cm, tenho crises de dor, só quando como alimentos gordurosos ou doces, preciso operar, ou tem algum tratamento menos invasivo? Posso controlar só mudando a alimentação?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Diogo Stinguel Thomazini

    Casos de cálculos biliares associados a sintomas, principalmente dor, tem como tratamento padrão a cirurgia para retirada da vesícula. Procure um cirurgião do aparelho digestivo para melhor avaliação.


  • gastrectomia total...o paciente fica com mal halito?

    gastrectomia total...o paciente fica com mal halito?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Diogo Stinguel Thomazini

    Não necessariamente. O mal hálito pode ser decorrente de vários fatores. Em geral na gastrectomia total o novo reservatório alimentar é o intestino delgado, o qual na maioria das vezes é rapidamente…


  • Olá, tenho hérnia de hiato. Quando realizo qualquer tipo de refeição, sinto dor e vontade de vomitar.

    Olá, tenho hérnia de hiato. Quando realizo qualquer tipo de refeição, sinto dor e vontade de vomitar. É normal esse tipo de sintoma para essa enfermidade? Ou pode haver outro tipo de doença relacionada.
    Obrigado!
    Abs!

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Diogo Stinguel Thomazini

    Normalmente a hérnia de hiato dá sintomas de regurgitação, dor no peito, má digestão e azia. Em alguns casos pode ocorrer náusea e vômitos. Procure seu médico para ser avaliado.


  • Após cirurgia do abdômen motivada por um volvo, brida; apareceu uma grande hérnia no mesmo, o médico

    Após cirurgia do abdômen motivada por um volvo, brida; apareceu uma grande hérnia no mesmo, o médico mandou que usasse a cinta abdominal até para dormir. Gostaria de saber se o fato de dormir, passar praticamente 24 horas com ela é normal ou prejudicial?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Diogo Stinguel Thomazini

    Geralmente não traz nenhum prejuízo, exceto se extremamente apertada.


  • quais são os fatores que aumentam o risco de pedra na vesícula?

    quais são os fatores que aumentam o risco de pedra na vesícula?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Diogo Stinguel Thomazini

    Obesidade, sexo feminino, história familiar, dislipidemia, doenças hemolíticas, como anemia falciforme, nutrição parental, raça negra, entre outros.


  • Ola, tenho hernia hiatal e refluxo posso fazer exercícios na academia?

    Ola, tenho hernia hiatal e refluxo posso fazer exercícios na academia?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Diogo Stinguel Thomazini

    Pode. Apenas evite praticar exercícios com o estômago muito cheio, o que ocorre cerca de 1h após se alimentar.


  • Oi, há 20 dias fiz uma cirurgia de vesícula e hérnia umbilical, não sinto nada, repousei e ao olhar

    Oi, há 20 dias fiz uma cirurgia de vesícula e hérnia umbilical, não sinto nada, repousei e ao olhar meu umbigo está exatamente como antes, com o carocinho que os médicos disseram que era a hérnia, será que ela voltou? Ou fica assim mesmo?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Diogo Stinguel Thomazini

    Nos primeiros dias após a cirurgia é normal que a aparência do umbigo seja um pouco estranha. Para moldar o mesmo, é indicado ao trocar o curativo colocar uma bolinha de gaze no interior do umbigo.…


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.