Perguntas do paciente (13)

  • Olá boa noite ....Estriol pode ser usado pra curar candidiase?

    Olá boa noite ....Estriol pode ser usado pra curar candidiase?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Edebrando Dias

    O Estriol, tem como principal indicação, o seu uso em mulheres com sintomas significativos no período após a Menopausa, como reposição hormonal.
    A Candidíade é uma condição vaginal caracterizada pela presença de fungos, uma infecção causada por fungos e tem de ser tratada com antifúngicos.
    Portanto, o Estriol não serve para tratar Candidíase.


  • Não tomo a injeção faz 4 meses , e tive relação sexual ontem, eu posso engravidar?

    Não tomo a injeção faz 4 meses , e tive relação sexual ontem, eu posso engravidar?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Edebrando Dias

    Bom, existem dois tipos de anticoncepcional injetável, um que é aplicado a cada 03 meses e o outro que é mensal.
    Embora não fique claro na sua pergunta, qual o injetável féz uso, mesmo que fosse o trimestral, sendo a última aplicação já ha 04 meses, vc ficou o último mês desprotegida....
    Pode sim engravidar


  • Nunca tive triglicerídeos mas nas últimas análises ao sangue tive níveis muito altos, quase 300. An

    Nunca tive triglicerídeos mas nas últimas análises ao sangue tive níveis muito altos, quase 300.
    Antes de fazer as análises andei durante 5 dias a tomar 40mg de cortisona por dia, isso pode ter efeito no resultado das análises ao nível dos triglicerideos?
    Obrigada

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Edebrando Dias

    Boa tarde! Não acredito que o uso de corticóides por apenas 05 dias, possa alterar os valores de triglicerídeos de uma pessoa. O que temos na literatura é o uso crônico, ou seja, por mais tempo, dai sim, pode elevar os níveis de triglicerídeos. Um artigo publicado em uma Revista Eletrônica de Farmácia, evidenciou que 28,6% das pessoas que participaram deste estudo, apresentaram niveis de triglicerídeos acima dos valores de referência em consequência do uso crônico de prednisona, um medicamento corticóide.
    As principais causas de elevados níveis de triglicerídeos, são mesmo, na maioria das vezes, ingestão excessivas de carboidratos ( pão, macarrão por exemplo) álcool, acúcares e gorduras, excesso de peso e falta de atividades físicas. Estudos também evidênciam alguns genes associados ao metabolismo dos triglicerídeos.


  • Cisto

    Estou com um cisto nas costas.Para retirada preciso ir ao Dermatologista ou Cirurgião Plastico?Agradeço desde já.

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Edebrando Dias

    Na sua pergunta, não fica claro o tipo de cisto, mas pela localização e maior frequência é bem provável que trata-se de cisto epidérmico, conhecido também como cisto sebácio, um nódulo pequeno, benigno sob a pele.Tanto o dermatologista como o cirurgião plásti co, podem realizar a exérese, ou seja a retirada do cisto, através de uma pequena cirurgia , realizada com anestesia local no consultório. Como ainda não tem-se o diagnóstico definitivo, indico para você um dermatologista, que fara uma avaliação , o diagnóstico preciso e já pode programar o procedimento cirurgico, no qual o médico deve ser cuidadoso retirando também a cápsula do cisto, para evitar recidiva do mesmo.


  • Olá! Houve uma campanha de vacinação de influenza, febre amarela e tríplice viral na minha faculdade

    Olá! Houve uma campanha de vacinação de influenza, febre amarela e tríplice viral na minha faculdade. As pessoas que não tinham sido vacinadas estavam recebendo as vacinas. Eu não havia tomado nenhuma das três até então e, por isso, no dia tomei as três vacinas. Posso ter algum efeito colateral ou ter o efeito de uma dessas vacinas cortado pela outra?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Edebrando Dias

    Efeitos colaterais de vacinas geralmente são raros, os mais comuns estão relacionados ao local de aplicação, que podem apresentar dor e nflamação, com vermelhidão, coceira e inchaço.
    Com relação a vacina da gripe, devemos ficar atento a pessoas com alergia á óvos, uma fez que estes são usados no processo de proddução das mesmas.
    Ainda com relacão a vacina da gripe, os efeitos colaterais são muito raros, mas podemos citar, iritação ocular, cefaléia, febre baixa e náuseas.
    Já a Vacina da febre amarela, pode causar dores musculares, dor de cabeça e febre. Trata-se da inoculação de vírus atenuado, ou seja muito fraco, sendo realmente raríssimo sua multiplição no organismo, porém, existem estatísticas de uma morte para cada 500 mil pessoas que receberam a vacina. Neste caso não se recomenda a aplicação em regiões com menores possibilidades de contágio.
    Por último, efeitos colaterais da tripíce , podemos citar, mal estar, dor no corpo, presença de febre é bastante raro.
    Uma vacina, não corta o efeito da outra, por isso, muitas vezes os profissionais de saúde aproveitam a opotunidade para atualizar e complementar o calendário vacinal.


  • É possível melhorar o colesterol e triglicérides tomando suplemento de Omega 3-6-9?

    É possível melhorar o colesterol e triglicérides tomando suplemento de Omega 3-6-9?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Edebrando Dias

    Não existe de fato, nenhum estudo que comprove dentro de padrões científicos aceitáveis que realmente Omega 3 6 9, possa melhorar níveis de Colesterol e triglicerídeos.
    Mas, se ainda possa pairar alguma dúvida, melhor aumentar a ingesta de peixes, pelo menos duas vezes por semana, do que tomar suplementos e cápsulas de origens duvidosas, com rótulos enormes destacando essas substância, insistentemente oferecidos em fármacias e sites na internet, por motivos meramente comerciais...


  • Qual a diferença entre a Cefadroxila e a Cefalexina?

    Qual a diferença entre a Cefadroxila e a Cefalexina?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Edebrando Dias

    Os dois medicamentos são antibióticos de uma mesma clsse, a classe das cefalosporinas, no entanto existem algumas diferenças. A cefadroxila (Cefadroxil) leva mais tempo para ser eliminado pelo organismo, tendo um efeito mais prolo gado, podendo ser ingerido, ou seja, tomado a cada 12 horas. Isso pode ser uma vantagem com relação a cefalexina que tem de ser administrada de 6/6 horas, e a possibidade do paciente errar é maior, esquecendo de tomar as doses, por ser um número maior de vezes ao dia. Sabemos que os antibióticos necessitam ser tomado nos horários previamente estabelecidos para serem realmente eficazes.
    A cefadroxila também tem um espectro de ação maior que a cefalexina, ou seja é eficiente para um número maior de bactérias, no entanto, como muitos outros fatores podem estar envolvidos, cabe ao médico avaliar cada caso em separado, chegando a conclusão qual o melhor amtibiótico vai receitar.


  • Boa tarde! Que è um profissional generalista? Ele trata de refluxo..? Digo cura? .

    Boa tarde! Que è um profissional generalista?
    Ele trata de refluxo..? Digo cura?
    .

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Edebrando Dias

    O médico Generalista ou Clínico , não trata isoladamente de uma parte especifica do organismo....Espera-se deste profissional, um olhar mais universal sobre o funcionamento do corpo humanio, tendo uma atuacão mais sistemica sobre todas as doencas e possiveis corelacões entre elas. Atua na prevenção e tratamentos da maioria das infermidade, devendo ter boa capacidade para fazer diagnósticos, e avaliar as doencas que exigem encaminhamento aos colegas especialistas.
    Com relação a sua pergunta sobre refluxo, acredito que esteja se referindo ao refluxo gastroesofágico, que pode sim ser diagnosticado e tratado tranquilamente por um médico Generalista, podendo este, pedir exames complementares, como por exemplo, uma endoscopia digestiva alta, que evidencie a extensão e a gravidade da doenca e questão.


  • Tomar muita água faz com que a pressão alta abaixe?

    Tomar muita água faz com que a pressão alta abaixe?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Edebrando Dias

    Beber água em excesso, em tese, poderia até elevar a Pressão Arterial e não abaixa-la. Pacientes que já tem uma condição de doença prévia renal ou cardíaca, devem ficar atentos a quantidade de líquidos que podem ingerir.


  • Estou tomando noripurun intramuscular estou sentindo dor forte na barriga e coceira na tatuagem e no

    Estou tomando noripurun intramuscular estou sentindo dor forte na barriga e coceira na tatuagem e normal?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Edebrando Dias

    Os efeitos colaterais para o uso do sulfato Ferroso, I.M "Noripurum ", são realmemente muito raros. Alguns poucos pacientes, ja relataram gosto metálico na boca, náuseas e injoôs, além de uma dorzinha nas articulações. Já "inguas", ou seja aumento do volume de gânglios, pode se mais raro ainda.
    Talves a dor de barriga que você se refere, possa ter alguma relacão com estes sintomas gásticos. Com relacão a coceira na tatuagem, não vejo nenhuma relação com o uso de Noripurum. O ideal é conversar com seu médico, avaliar a indicacão do medicamento e verificar o tempo necessário de seu uso.


  • A minha irma tem essa doença Dermatomiosite , quero saber que tipo de alimentação evitar .Por que em

    A minha irma tem essa doença Dermatomiosite , quero saber que tipo de alimentação evitar .Por que embora ela ta fazendo o tratamento as crises são constantes ?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Edebrando Dias

    A Dermatomiosite é uma doença inflamatória crônica e progressiva, grave, que acomete mais as mulheres. Dita "auto-imune" ou seja, o sistema de defesa e nosso corpo, ataca erroneamente o tecido conjuntivo, principalmente dos musculos e da pele, por identificá-los como uma ameaça ao nosso corpo. Pode ou não, ocorrer inexplicavelmente períodos de melhora e piora expontâneamente, o que pode responder o fato da sua irmã estar apresentando crises constantes, mesmo estando fazendo o tratamento. Além do tratamento especifico, sempre orientamos o paciente para que leve uma vida saudável, com atividade física e uma dieta balanceada. Não existe comprovação científica que algum alimento possa piorar a evolução da doença.


  • Não ter feito o uso da PEP corretamente (por interrupção) pode interferir num segundo tratamento com

    Não ter feito o uso da PEP corretamente (por interrupção) pode interferir num segundo tratamento com a PEP?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Edebrando Dias

    Como PEP é uma profilaxia pós-exposicão ao HIV, respeitando a janela imunológica de 30 dias, independente do ocorrido, você deve procurar o serviço especializado e realizar o teste, para saber se houve contágio de fato ou não.
    Sabemos que é muito mais relevante, evitar qualquer tipo de relação sexual desprotegida, ou seja sem camisinha. Profissionais de saúde devem ser cuidadosos, seguindo protocolos de seguranca, para evitar possiveis contágio com sangue e secreções, por exemplo.
    Com relação a interrupção da PEP, isto provavelmente não vai interfirir na eficácia, no caso da necessidade de uma eventual, segunda profilaxia. Entretanto, lembramos que a PEP é um procedimento que não deveria ser nessessário, pois existem medidas de proteção e prevenção que evitam o contagio. A PEP deveria ser necessária apenas para casos extremos, como acidente ocupacional com secreções e sangue, estrupo, aonde a vitíma geralmente não teria outra opção.


  • O uso continuo da Alcachofra Composta Infabra Drageas emagrece ?

    O uso continuo da Alcachofra Composta Infabra Drageas emagrece ?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Edebrando Dias

    A Obesidade é definida pela ABESO (associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e síndrome Metabólica) como uma doença crônica, inflamatória, progressiva, de caráter multifatorial.
    Podendo envolver fatores relacionados ao ambiente que vivemos, hábitos alimentares de uma região ou família, fatores psicológicos e genéticos, além do balanco energético, diferença entre as calorias que comemos e as que conseguimos gastar...
    Portanto, o tratamento da Obesidade é difícil e deve ser acompanhado por um especialista.
    Com relação a Alcachofra, como os colegas já mencionaram, não existe nenhum estudo dentro dos padrões cientificos, que realmente comprove sua eficácia para tratar obesidade.


Perguntas frequentes

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.