Perguntas do paciente (106)

  • Boa tarde... Fiz uma cirúrgia a 6 dias, uma artroscopia da ATM. não estou sentindo metade dos lábios

    Boa tarde... Fiz uma cirúrgia a 6 dias, uma artroscopia da ATM. não estou sentindo metade dos lábios inferiores, e metade do queixo... E também estou com exesso de salivação. É normal? Demora quanto tempo pra voltar ao normal?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Eduardo de Lima Andrade

    Olá. Existe uma inervação que passa próximo à região da articulação. A instrumentação no ato cirúrgico de artroscopia pode gerar edema que comprime as regiões próximas, portanto pode haver sintomas…


  • Dente do siso pode causar sensação de garganta fechada?

    Dente do siso pode causar sensação de garganta fechada?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Eduardo de Lima Andrade

    Olá, caso exista algum processo inflamatório ou infeccioso associado, poderia haver alguma sensação ou mesmo redução do espaço aéreo


  • Olá, fiz uma extração do siso e tirei os pontos faz 2 dias, ficou um buraco e tem um tipo de massa

    Olá, fiz uma extração do siso e tirei os pontos faz 2 dias, ficou um buraco e tem um tipo de massa branca. Achei que era sujeira, mas mesmo após a higiene não sai. É normal? Como devo limpar esse buraco que ficou? Posso fazer bochecho com água oxigenada volume 10 ou água morna com sal?. Agradeço.

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Eduardo de Lima Andrade

    Olá o buraco era o espaço ocupado pelo dente. Quanto a formação de uma massa branca, pode ser tecido cicatricial! O mesmo não deve ser removido, ou pode ser infecção também, portanto procure seu…


  • Posso te fraturado o seio frontal se no raio x não deu nem uma fratura?

    Posso te fraturado o seio frontal se no raio x não deu nem uma fratura?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Eduardo de Lima Andrade

    Olá, a radiografia é um exame bidimensional, existem exames com melhores detalhamentos na imagem, como os 3d. Portanto seria indicado uma tomografia para avaliação complementar. Pode haver fratura…


  • Disfunção Temporomandibular pode causar dor na garganta?

    Disfunção Temporomandibular pode causar dor na garganta?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Eduardo de Lima Andrade

    Transtornos das articulações temporomandibulares conhecidas como DTMs. Podem causar dores irradiadas para região da cabeça, ouvidos e pescoço. Para confirmar relação entre eles, procure o cirurgião…


  • É possível, na cirurgia ortognática, fazer a expansão transversal tanto da maxila como da mandíbula?

    É possível, na cirurgia ortognática, fazer a expansão transversal tanto da maxila como da mandíbula? Pois possuo palato e arco mandibular muito estreitos e fundos. Isso dificulta minha respiração, fala (pois a cavidade bucal é estreita e a língua não se assenta direito) e várias outras funções.

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Eduardo de Lima Andrade

    Olá, realmente são casos muito pontuais que necessitam de expansão da mandíbula principalmente. Visite seu cirurgia e ortodontista. O tratamento deve ser em conjunto !!!


  • Fiz bichectomia e estou com uma bola imensa de um dos lados. Com o movimento essa bola aumenta e endurece.

    Fiz bichectomia e estou com uma bola imensa de um dos lados. Com o movimento essa bola aumenta e endurece. O que pode ser? O dentista disse que é normal e que devo fazer bochechos algumas vezes ao dia. Eu não consigo comer, abrir a boca, escovar os dentes muito menos sair na rua, estou deformada!

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Eduardo de Lima Andrade

    Olá, se está aumentando de tamanho pode ser hematoma ou infecção. Procure seu cirurgião para tirar a dúvida é tratar efetivamente


  • Minha bebe tem 1 ano e 1 mes e faz uso continuo de CLENIL a 2 meses. No momento ela apresentou sapinhos

    Minha bebe tem 1 ano e 1 mes e faz uso continuo de CLENIL a 2 meses. No momento ela apresentou sapinhos na boca. Devo suspender a medicação? Estou passando nistatina para melhorar, tem problema usar concomitante com CLENIL?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Eduardo de Lima Andrade

    O sapinho é infecção fúngica, o tratamento realmente é com nistatina, além de higienização correta da cavidade oral e da escova de dentes. O clenil é apenas para evitar reações alérgicas, do ponto…


  • Retirei o siso inferior direito há três dias e estou com parestesia lingual, já estou tomando Etna

    Retirei o siso inferior direito há três dias e estou com parestesia lingual, já estou tomando Etna mas ainda não notei melhora, há mais alguma coisa que eu possa fazer para acelerar a melhora? Há risco dessa parestesia ser irreversível?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Eduardo de Lima Andrade

    Olá , se há suspeita de lesão ao nervo alveolar, uma das terapias para resolução você já está fazendo o uso. Realmente a melhora pode ser um pouco lenta. Procure seu cirurgião para esclarecer e…


  • Tenho 30 anos e vou extrair os 4 sisos de uma vez. O cirurgião parece de ser de confiança e receitou

    Tenho 30 anos e vou extrair os 4 sisos de uma vez. O cirurgião parece de ser de confiança e receitou antibióticos para depois do procedimento. Quais são os riscos? Há muitas chances de infecções?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Eduardo de Lima Andrade

    O risco de infecção é determinado junto à situação clínica do paciente, e região da cirurgia. Procure seu profissional para esclarecer


  • Fiz uma cirurgia ortognática à 4 meses, sinto dores na articulação e em um dos ouvidos. Isso é

    Fiz uma cirurgia ortognática à 4 meses, sinto dores na articulação e em um dos ouvidos. Isso é normal? E quanto vou deito é que incomoda mais. Sou classe 2

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Eduardo de Lima Andrade

    A cirurgia ortognatica influência sobre o estado das articulações temporomandibulares. A avaliação prévia de alguma desordem na mesma e tratamento em conjunto podem ser necessários em alguns casos.…


  • Dr. sofri um acidente faz exatamente dois meses pelo qual sofri uma fratura na face. O Dr. Aconselhou

    Dr. sofri um acidente faz exatamente dois meses pelo qual sofri uma fratura na face. O Dr. Aconselhou o tratamento conservador... Mas ainda percebo que a região fica um pouco inchada e tipo uma bolsa a baixo do olho direito.. É normal esse tipo situação ao decorrer do tratamento?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Eduardo de Lima Andrade

    Olá, há necessidade de fazer um exame de tomografia para ver se o osso não sofreu nenhum deslocamento. Caso não haja deslocamento pode ser apenas edema na região. Consulte seu cirurgião para avaliação…


  • Há 2 anos atrás tive uma paralisia facial de bell, causada pelo vírus da herpes. Além de ter perdido

    Há 2 anos atrás tive uma paralisia facial de bell, causada pelo vírus da herpes. Além de ter perdido o meu sorriso, fiquei com sincinesias, tenho 33 anos e isso tudo afetou mto minha auto estima. Existe algum tratamento ou cirurgia p/ recuperar o movimento do sorriso e acabar com as sincinesias?Obga

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Eduardo de Lima Andrade

    Olá, geralmente a fisioterapia motora melhora as assimetrias causadas pela paralisia do nervo facial.


  • Uso prótese tem alguns dias que notei que largou um pedacinho do céu da minha boca por baixo da prótese

    Uso prótese tem alguns dias que notei que largou um pedacinho do céu da minha boca por baixo da prótese o que pode ser?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Eduardo de Lima Andrade

    Olá, pode ser apenas umas descamação da mucosa, até uma infecção fúngica. Portanto procure o cirurgião Bucomaxilofacial para esclarecimentos e diagnóstico bem como tratamento adequado


  • Tenho 30 anos e tenho os dentes do siso de superiores deitados apontando para a mandíbula piorando os

    Tenho 30 anos e tenho os dentes do siso de superiores deitados apontando para a mandíbula piorando os problemas de ATM que possuo. Há algum risco de realizar a extração dos sisos nessa idade?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Eduardo de Lima Andrade

    Sua idade não contra-indica a cirurgia, porém quem já tem alguma disfunção da ATM, corre risco de cursar com piora após exodontias de sisos, por conta do excesso em abertura bucal e força durante…


  • Há dois meses apareceu uma bolha no lábio inferior da boca, acredito que seja Mucocele, porém ela

    Há dois meses apareceu uma bolha no lábio inferior da boca, acredito que seja Mucocele, porém ela fura e mucha e cresce novamente, pode ser algo mais grave? Estou com linfonodomegalias pode ser devido a esse caroço? Marquei uma consulta com cirurgião do buco maxilo,seria mesmo com esse especialista?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Eduardo de Lima Andrade

    Olá, pela descrição, realmente pode ser mucocele. A resolução dessa lesão é rápida e simples! O especialista nessa área é o cirurgia Bucomaxilofacial!


  • Tenho dor no pescoço, o ortopedista disse que é muscular, e tenho problemas na ATM. Após uma crise

    Tenho dor no pescoço, o ortopedista disse que é muscular, e tenho problemas na ATM. Após uma crise de cansaço no maxilar comecei a sentir um incomodo as vezes quando engulo agua e saliva. Há 4 meses uso aparelho dentário para corrigir a mordida. gostaria de saber o motivo desse incomodo ao engolir?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Eduardo de Lima Andrade

    Olá, quem tem disfunção em ATM, pode ter inflamações a nível muscular. Portanto podem gerar dores nas regiões de masseter, pterigoides e temporais. Portanto, procure o cirurgião Bucomaxilofacial…


  • A disfunção temporomandibular pode causar disfunção da tuba auditiva, ou é mera coincidência eu

    A disfunção temporomandibular pode causar disfunção da tuba auditiva, ou é mera coincidência eu estar com os dois problemas?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Eduardo de Lima Andrade

    A atm tem relação de vizinhança com o mesto acústico, então alterações na atm, podem afetar indiretamente a qualidade da audição. Portanto além do cirurgião Bucomaxilofacial , procure um otorrinolaringologista


  • Diagnosticada com amelobalstomaunicistico aos 16 anos, e depois de 2 anos fazendo cirurgias paleativas

    Diagnosticada com amelobalstomaunicistico aos 16 anos, e depois de 2 anos fazendo cirurgias paleativas encontrei um buco que fez a ressecção em bloco, não tive sequela e o tumor sumiu, mas agr depois de dois anos venho sentido dor e um leve inchaço na mandibula, pode ser um sinal do tumor voltando?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Eduardo de Lima Andrade

    Retorne ao seu cirurgião, ele deve pedir novos exames de imagem. Dificilmente esses sinais são de recidiva do tumor, pode ser algum processo inflamatório ou infeccioso.


  • Pequenas rachaduras na boca, isso pode ser causado pelo frio ou é um problema mais sério?

    Pequenas rachaduras na boca, isso pode ser causado pelo frio ou é um problema mais sério?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Eduardo de Lima Andrade

    Entre outras possibilidades, feridas nos lábios, onde há exposição ao sol, podem ser reflexo de uma lesão pre-existente como eritroplasia, queilite actinica. Procure o cirurgião Bucomaxilofacial…


Perguntas frequentes

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.